Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2011

Ainda Sou do tempo.

"Ainda sou do tempo em que ser crente era motivo de críticas e perseguições. Nós não éramos muitos, e geralmente éramos considerados ignorantes, analfabetos, massa de manobra ou gente de segunda categoria. Os colegas da escola nos marginalizavam. Os patrões zombavam de nós. A sociedade criticava um povo que cria num Deus moral, ético, decente, que fazia de seus seguidores pessoas diferentes, amorosas, verdadeiras e puras. Não era fácil. Mas nós sobrevivemos e vencemos. Sinto falta daquela perseguição, pois ela denunciava que a nossa luz era de qualidade, e ofuscava a visão conturbada de quem não era liberto. E, por causa dessa luz, muitos incrédulos foram conduzidos ao arrependimento e à salvação. Mas hoje é diferente.

Verdades sobre a mentira.

Perguntaram ao caboclo: Me disseram que vóis micê só fala a verdade! Por quê? Rapidamente ele respondeu: Só falo a verdade de preguiça. Mentir dá um trabalhão! Pena que essa não é uma história verdadeira. Desde pequenos somos ensinados a desenvolver mentiras diplomáticas. Aprendemos a dizer que gostamos de um presente indesejado e sem graça recebido do tio, a sorrir diante daquele beijo lambuzado da tia, a dissimular alegria diante daquele aperto de bochecha dolorido da amiga da mãe, a fingir não saber onde estão os doces escondidos, a colocar um vaso na frente do vidro quebrado e a nos calar diante dos incontáveis inconvenientes familiares. Essa escola intensiva ensinou como enganar os outros para benefício próprio, quer seja para fugir de castigos, ou para alcançar recompensas.

Ih, sai pra lá, Deus!

Você já reparou  como a nossa vida corrida do dia a dia busca jogar Deus para escanteio? As atividades, os compromissos, o lazer, o trabalho, a tecnologia que usamos…todas estas coisas buscam a todo momento empurrar Deus e tudo que é relacionado a Ele para fora com um sonoro “sai pra lá Deus!”.  Um breve descuido  de nossa parte e já não oramos mais; um pequeno cochilo que damos e já estamos trocando o tempo destinado a leitura e meditação da Bíblia por alguma coisa “urgente” que precisamos fazer. Trocamos o relacionamento com Deus por uma simples oferta de um ganho maior ou de outra vantagem que possamos obter.

Temor.

Significado de Temor: s.m. Ato ou efeito de temer; receio, susto, medo, pavor, terror: viver no temor da miséria, da velhice, da morte. Sentimento de respeito ou reverência: viver no temor de Deus.

Você é um miserável?

Há um tempo atrás, um grupo de pessoas de nossas igrejas aqui da região, resolveram visitar bairros rurais distantes, com moradias esporádicas e quase que isoladas do convívio urbano. Dentre as visitas que foram feitas, eles acharam a casa de uma senhora muito idosa que há muito tempo não conseguia mais ir à igreja mais próxima. Ressalte-se que, a igreja mais próxima ficava há muitos quilômetros da sua casa e estava quase fechando, devido à escassez de pessoas devido ao êxodo rural. Quando os irmãos chegaram naquele lar, ficaram espantados: uma casinha de pau a pique, sem fogão, geladeira ou outro eletrodoméstico comum para nós. Uma senhora com muitas debilidades físicas, uma saúde abalada, uma situação de pobreza extrema. Mas qual não foi à surpresa desse grupo.

Analfabetos bíblicos.

Se existe uma coisa que eu gostaria que acontecesse neste Brasil seria uma perseguição religiosa, com a proibição de se abrirem igrejas pentecostais, ou melhor, peStecostais, pois estas têm explorado a população mais pobre do país, a qual, em busca de milagres, tem lotado os galpões e catedrais, onde essas igrejas fazem suas espúrias reuniões, pregando um falso evangelho. Elas começam funcionando em galpões alugados e, pouco tempo depois, com a extorsão dos dízimos e ofertas, tornam-se proprietárias de edifícios enormes, ao mesmo tempo em que os seus fundadores se locupletam do dinheiro dos pobres, o qual é enviado aos bancos internacionais. E os infelizes enganados pelos seus ardis religiosos vão ficando cada dia mais pobres, aguardando os milagres prometidos, pois os falsos pastores sempre usam a desculpa de que o crente “não recebeu o milagre porque sua fé não foi suficiente”.

O irresistível argumento do Amor.

Francis Schaeffer, considerado um dos mais destacados líderes do cristianismo do século passado, disse que o amor é a apologética final. O amor não consiste de palavras, mas de atitudes. James Hunter, autor do livro O Monge e o Executivo, diz acertadamente que não somos o que falamos, somos o que fazemos. O próprio Filho de Deus é categórico em afirmar que somos conhecidos como seus discípulos pelo amor. Destacaremos aqui alguns pontos importantes para a nossa reflexão. 1. O amor é o argumento irresistível porque é a síntese da lei de Deus. Os Dez Mandamentos tratam da nossa relação com Deus e com o próximo. Amar a Deus e ao próximo é a síntese da lei de Deus. Quem ama a Deus não busca outros deuses nem faz para si imagens de escultura para adorá-las. Quem ama a Deus não desonra seu nome, mas deleita-se em ter comunhão com ele. Quem ama ao próximo, honra pai e mãe. Quem ama o próximo respeita sua vida, sua honra, seus bens, seu nome, jamais cobiçando o que lhe

Ginástica.

Exercícios indicados para todas as idade. GINÁSTICA DE RELAXAMENTO Entregue ao Pai Celestial todas as tuas cargas, preocupações e tristezas. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mat. 11:28,30) GINÁSTICA RESPIRATÓRIA Respire apenas a atmosfera de paz, amor e felicidade. “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus”. (Hebreus 12:14)  GINÁSTICA OCULAR  Veja somente o bem em teus semelhantes.      “O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem”. (Romanos 12:9) 

Batalhando Pela Fé.

A epístola de Judas começa e termina com palavras muito confortadoras para os crentes. No versículo 1, Judas nos descreve como aqueles que são “chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo”. Os três verbos estão na voz passiva. Enfatizam a ação de Deus. Ele chama, ama e guarda. Somos chamados, amados e guardados. Judas se mostrou bastante zeloso em começar enfatizando a segurança do crente na eleição e no amor preservador da parte de Deus. No final da epístola, versículo 24 , Judas afirmou: “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante de sua glória, ao único Deus… glória”. Observe, no versículo 1, somos guardados por Deus em Jesus Cristo; e, no versículo 24 , Deus é poderoso para guardar-nos de tropeços. Judas começou e terminou sua epístola assegurando os crentes de que Deus exercita sua onipotência em guardá-los de desviarem-se da fé.

A armadura do cristão.

Efésios 6: 10-18 Como cristãos vivemos numa intensa guerra! Guerra contra os principados e potestades das trevas, mas também guerra contra nós mesmos – nossa natureza carnal, nossos desejos e vontades, nossos pensamentos e parâmetros, nossos dúvidas, etc. A verdade é, que a vida cristã é uma grande batalha. Não apenas momentos, mas dia e noite. Por isso a recomendação Bíblica a respeito da armadura que precisamos usar, a começar com a força de quem devemos contar: “Sede fortalecidos no Senhor e na força de Seu poder” – isso quer dizer que devemos ser fortalecidos não na nossa força, mas na de Deus. O apóstolo Paulo havia testemunhado sobre o segredo de suas vitórias espirituais: “Tudo posso naquele que me fortalece” Fil 4:13; e passou a recomendação ao seu filho na fé, Timóteo, dizendo: “Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus” II Tim. 2:1. A luz que nos ilumina, só o faz porque os fios estão em comunicação com o dínamo central, lá na t

Normas culturais o feitiço das igrejas.

Ao longo dos séculos, a cultura pagã com a sua arte, a música, a maneira de vestir, o modo de pensar e as normas sociais sempre foi uma armadilha para o povo de Deus.  E não tem sido diferente em nossa época. Observamos a igreja de alguma maneira em declínio sob o feitiço das normas culturais. Isso porque muitas vezes não conseguimos pregar a verdade como ela é de acordo com as Escrituras.  Há um receio de sermos ridicularizados pelo mundo. Parece que há uma intimidação que tem deixado a igreja em silêncio. Senão vejamos:  1- A verdade está sendo abandonada   A verdade sem rodeios, nua e crua tem sido evitada em muitos púlpitos das igrejas. Isso porque temos medo dos zombadores deste mundo. Permitimos que o mundo nos colocasse em seu próprio molde. O apostolo Pedro alertou-nos que isto iria acontecer em  2 Pedro 3:3-4 .

Evangélico pode praticar esportes de lutas e artes marciais?

O MMA (Artes marciais mistas) é hoje uma das modalidades esportivas que mais cresce no mundo e também no Brasil, que por sinal possui os melhores lutadores do esporte. Com o crescimento do MMA, também vieram as criticas a modalidade, que chegou a ser banida de alguns estados nos EUA por ser muito violenta. No final de semana passado, foi realizado no Brasil o maior evento deste esporte, o UFC Rio que lotou o HSBC Arena e foi um sucesso segundo seus organizadores. Um dos maiores lutadores do UFC é Vitor Belfort, que na maioria de suas lutas agradece a Deus após vitórias e usa o calção com o nome Jesus escrito. Declaradamente cristão, Belfort explicou em recente entrevista a ligação entre a religião e a luta dizendo que o que ele faz no octógono não é uma briga, e sim uma competição. Além de Vitor que desta vez apenas comentou as lutas, outro atleta cristão estava no UFC, o estreante capixaba Erick Silva, que a exemplo de Belfort, entrou com o nome Jesus escrito no

Do Arrebatamento ao Juizo Final.

O que é arrebatamento? Arrebatamento é tirar (tomar) com força e rapidamente. Como e quando será o arrebatamento da Igreja? O arrebatamento será invisível e repentinamente e em todo o mundo, no mesmo instante conforme diz o Apostolo Paulo em (1 Coríntios 15:52) “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”. E ainda em (I Tes. 4:16 e 17) “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”. Haverá sinais para a Igreja referentes ao arrebatamento? A meu ver os sinais estão tão claros como a luz do sol. Vejamos: Quando Deus avisou a Noé que iria destruir o mundo com um

A justiça começa em casa... na cama!

A justiça começa em casa! Cresci ouvindo isso dos lábios de meu pai. Nossa família deveria ser modelo para as demais famílias da igreja. Ser filho de pastor não era apenas um privilégio, mas uma responsabilidade. Deus tem interesse de que a justiça do Seu reino seja implantada neste mundo,e que Sua vontade seja feita aqui na terra como no céu. Porém, há um caminho que esta justiça tem que percorrer até que o mundo seja inteiramente tomado por ela. Este caminho tem vários estágios, e os primeiros deles passam pela família. Resumindo, a justiça começa sua jornada em casa, nos relacionamentos familiares, depois adentra a igreja, e desta para as nações. Usando a metáfora bíblica, a justiça é como um rio, cuja nascente é o coração de Deus, que jorra inicialmente no coração do homem que se torna nova criatura, afetando todos os seus relacionamentos, a começar pelos familiares. “Corra, porém, a justiça como as águas, e a retidão como ribeiro perene” (Amós 5:24). À medida e

O saco de carvão.

O pequeno Zeca entra em   casa, batendo os pés no assoalho com força. Seu pai, que estava indo para o quintal fazer alguns serviços na horta, chama o menino para uma conversa. Zeca, de oito anos de idade, o acompanha desconfiado. Antes que seu pai dissesse alguma coisa, fala irritado: -      Pai, estou com muita raiva. O Juca não deveria ter feito isso comigo. Desejo tudo de ruim pra ele, quero matar esse cara.    Seu pai, um homem simples, mas cheio de sabedoria, escuta calmamente o filho que continua a reclamar: O Juca me humilhou na   frente dos meus amigos. Não aceito isso! Gostaria que ele ficasse doente sem poder ir para a escola.   O pai escuta tudo calado enquanto caminha até um abrigo onde guardava um saco cheio de carvão. 

Ressurreição de Jesus.

  A ressurreição é a base fundamental da fé cristã. É o pilar, a mais importante doutrina. Com a proclamação da ressurreição de Cristo, os apóstolos estabeleceram a Igreja. Cremos que com a morte de Cristo na Cruz foi realizada a purificação dos pecados dos que confiam nele e com a ressurreição foi concedido a vida eterna. É por isso que para as pessoas de fé a ressurreição de Cristo é a fonte da alegria constante e júbilo intenso sabendo que ela aniquilou a morte de uma vez para sempre. A ressurreição de Jesus Cristo é conhecida em quase todo o mundo. Naquele tempo, quando os fatos de sua morte e ressurreição foram tão amplamente conhecidos, sua essência espiritual e seu sentido interior surgiram como mistério da sabedoria de Deus, justiça e Seu amor infinito. Os maiores cérebros humanos, com impotência inclinavam-se perante esse mistério inconcebível da salvação.

Sua cabana está em chamas?

O único sobrevivente de um naufrágio consegiu chegar a uma pequena ilha deserta. Ele orou fervorosamente para Deus o salvar. Diariamente ele olhou atentamente o horizonte à espera de ajuda, mas parecia que não havia esperança. Exausto com o passar do tempo, ele conseguiu construir uma pequena cabana de madeira para se proteger e guardar os poucos pertences que lhe restavam. Entretanto, um dia, depois de sair buscando algo para comer, ele chegou em casa para achar a pequena cabana dele em chamas, a fumaça subindo para o céu. O pior tinha acontecido; tudo estava perdido. Ele ficou atordoado com aflição e raiva. “Deus, como pôde você fazer isso comigo!” ele gritou. Porém, cedo no próximo dia, ele foi despertado pelo som de um navio que estava chegando à ilha.

Pedro, o pregador do pentecoste.

TEXTO ÁUREO “Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Varões judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras” (At 2.14) VERDADE PRÁTICA O segredo da permanência do poder pentecostal, que recebemos, é dar plena liberdade ao Espírito Santo, sobre as nossas vidas. TEXTO BÍBLIC0 BÁSICO At 3.14-24 INTRODUÇÃO Antes de falarmos de Pedro como pregador do Pentecoste, que e o assunto principal desta lição, falaremos um pouco de sua vida, sua conversão e sua experiência com Deus. Sua chamada para o ministério apostólico se deu quando ele estava em plena atividade de sua profissão de pescador (Mt 4.18-22). Pedro era irmão de André6 e filho de um certo Jonas (Mt 16.17), e natural de Betsaida (Jo 1.44). Era casado (Mt 8.14), e não se apartava de sua esposa, nem mesmo cm suas viagens missionárias (1 Co 9.5). Seu nome de nascimento era Simão. Quando, porém, Jesus o

As coroas reservadas para os cristãos.

Há ensinamentos bíblicos que, às vezes, passam despercebidos pelos cristãos. Um exemplo é a doutrina das coroas ou galardão que estão reservadas aos que aceitaram a Jesus como seu salvador. Há muitas fantasias sobre esse assunto, devido a afirmação de algumas pessoas que dizem ter visto suas coroas em sonho, outras dizem ter visto em visão e, outras, ainda, através de arrebatamento. Por isso, é interessante analisarmos, à luz da Bíblia, de que maneira conquistamos essas coroas e quando iremos recebê-las. A Coroa da Vida Tg 1: 12 e Ap 2: 10   A coroa da vida está reservada e será conquistada pelos cristãos que foram provados e aprovados na vida cristã. Muitas vezes, o inimigo armou suas ciladas, mas ele conseguiu sair vencedor. Esse crente não retrocedeu, não fraquejou, não murmurou, não duvidou, não se contaminou e saiu das circunstâncias difíceis com suas vestes brancas, lavadas no sangue do Cordeiro.

Dons Espirituais.

Primeiramente é preciso fazermos algumas definições iniciais quanto a este tema para não confundirmos “o dom do Espírito Santo”, “Dons Espirituais” e “Frutos do Espírito”, pois como veremos a seguir eles possuem diferenças entre si, e não são a mesma coisa como possa parecer. Dom do Espírito. É o próprio Espírito Santo que o Senhor Jesus nos deixou quando voltou para o Pai, e que veio no pentecostes de atos 2 . Devemos ter atenção ao seguinte fato que o Senhor Jesus nos disse que a blasfêmia sobre o espírito santo é um pecado que não tem perdão, nos versículos que citarei a seguir tem alguns exemplos. Quem pode cometer estes pecados crentes : (Efésios 4:30 ) - E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. (Atos 5:3) - Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? (I Tessalonicenses 5:19 ) - Não extingais

A crise espiritual do crente

Introdução: Devido a tantos problemas que enfrentamos no dia a dia, somos levados a pensar na possibilidade de uma vida sem problemas, sem doenças, sem miséria, enfim, sem crises. Quem não gostaria de viver isento de qualquer dessas dificuldades? Qualquer um de nós! É nesse anseio humano que entra a teologia da prosperidade, usada em muitas Igrejas como pregação principal. Esses líderes prometem para seus fiéis uma vida sem problemas. A pregação gira em torno da solução e cura de todos os problemas. É só aceitar a Cristo e tudo está resolvido, as enfermidades serão curadas, o dinheiro jamais faltará no bolso, e andar a pé nunca mais, pagar aluguel de jeito nenhum. Esse evangelho é diferente do evangelho que eu conheço, o evangelho de Jesus Cristo. Lamentamos o número de pessoas que vão à Igreja atrás da prosperidade material, não tem qualquer interesse pela vida espiritual.As pessoas estão querendo monopolizar Deus, dando ordens a Deus. O Deus que eu conheço é sobe

João 3:16 o real sentido.

Na cidade de São Paulo, numa noite fria e escura  de  inverno, próximo a uma  esquina por onde passavam várias pessoas, um garotinho  vendia balas a fim de conseguir alguns trocados. Mas o frio estava  intenso e  as pessoas já não paravam mais quando ele as chamava. Sem conseguir  vender mais nenhuma bala,  ele   sentou na escada em frente a uma loja e ficou  observando o movimento das  pessoas. Sem que ele percebesse, um policial se aproximou. -"Está perdido, filho?"   O garoto balançou a cabeça. -"Só estou pensando onde vou passar a   noite  hoje...  normalmente durmo em  minha caixa de   papelão, perto do correio,   mas   hoje o   frio está  terrível... -O  senhor sabe me dizer se há algum lugar  onde eu  possa  passar esta noite?" O policial mirou-o por uns instantes e coçou a cabeça,  pensativo.

As Estações.

Um homem tinha quatro filhos. Ele queria que seus filhos  aprendessem a não julgar as coisas de modo apressado e por isso, mandou cada um em  uma viagem, para observar uma Pereira que estava plantada em um  distante local. O primeiro filho foi lá no Inverno, o segundo na Primavera, o  terceiro no Verão, e o quarto e mais jovem, no Outono. Quando todos os filhos retornaram, ele os reuniu, e pediu  que cada um descrevesse o que tinha visto. O primeiro filho disse que a árvore era feia, torta e retorcida. O segundo filho disse que não, que ela era recoberta de botões verdes, e cheia de promessas. O terceiro filho discordou; disse que ela estava coberta de flores,  que tinham um cheiro tão doce e eram tão bonitas, que ele arriscaria  dizer que eram a coisa mais graciosa que ele jamais tinha visto. O último filho discordou de todos eles; ele disse que a árvore  estava carregada e arqueada, cheia de frutas, vida e promessas...

Meu corpo é muito mais que vestes e alimentos!

No mundo atual nós vemos um padrão estético imposto pela sociedade, onde vemos que a beleza é primordial na sociedade, mas será que realmente o sentido da vida é esse? Em Lucas 12.23 diz: Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes.

Entenda a sua esposa. sexo carinho ou atenção?

“O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do SENHOR.” -  Prov. 18:22             “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.             Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo.             “Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne.” –   Efésios 5:25-31             “ O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido.” – 1 Coríntios 7:3

A Lição da Mosca.

Certa vez, duas moscas caíram num copo de leite... A primeira era forte e valente. Assim, logo ao cair, nadou até a borda do copo. Como a superfície era muito lisa e suas asas estavam molhadas, não conseguiu escapar. Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de se debater e afundou. Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte, era tenaz e, por isso, continuou a se  debater e a lutar. Aos poucos com tanta agitação, o leite ao seu redor formou um pequeno nódulo de manteiga no qual ela subiu. Dali, conseguiu levantar vôo e sair do copo. Tempos depois, a mosca tenaz, por descuido, novamente caiu num copo, desta vez cheio de água. Como pensou que já conhecia a solução daquele problema, começou a se debater na esperança de que, no devido tempo, se salvasse. Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie, pousou na beira do copo e gritou: - Tem um canudo ali, nade até lá e suba. A mosca tenaz respondeu: - Pode