segunda-feira, 28 de novembro de 2016

História das Missões Moravianas.


Eis o selo da Igreja Moraviana, o tema deste opúsculo. Diz "Venceu o nosso Cordeiro. Vamos segui-Lo". Depois de muita perseguição no seu país de origem, Boemia - Morávia, no centro da Europa, um pequeno grupo escapou para a Alemanha oriental (1722).

Cinco anos depois, na vila de Herrnhut (abrigo do Senhor), na propriedade rural do Conde de Zinzendorf, Deus derramou sobre eles seu Espírito Santo de uma maneira especial (1727). Não é que houve milagres e línguas, mas muito quebrantamento verdadeiro e uma consciência profunda de ser uma comunhão ao redor do Cordeiro de Deus.
Iniciaram o que seria a reunião de oração mais longa da história, cem anos de intercessão ininterrupta. Um grupo de jovens começou a preparar-se para missões após o dia de trabalho árduo de colono, estudando a Bíblia, línguas, geografia e medicina. Mas cinco anos depois, o Conde estava em Copenhagen na festa de coroação de um rei dinamarquês. Ali ele recebeu duas chamadas, uma para trabalhar entre os escravos numa ilha dinamarquesa no Caribe, outra para ajudar na evangelização entre os esquimós na Groenlândia. Voltando para casa, a sua igreja aceitou o desafio, iniciando o imenso trabalho missionário moraviano.

Pastor Florêncio descreve este movimento que, em 20 anos, enviou mais missionários para os campos do que toda a igreja protestante em dois séculos!
"Venceu o nosso Cordeiro! Vamos seguí-Lo!" Que privilégio ser seguidor de Jesus! Vamos por onde Ele nos levar. Amém!

Como é sabido, no século XVI ocorreu a Reforma Protestante na Europa. Este foi, sem dúvida, um dos maiores acontecimentos da história da Igreja nos últimos séculos. Deus usou Lutero e outros líderes para questionar e mudar princípios deteriorados da Igreja existente. Isso teve grande impacto em todas as áreas da humanidade.

Entretanto, enquanto a Igreja Católica Romana "cristianizava" ou "catequizava" o novo mundo com o apoio indispensável dos jesuítas e de seus soldados, a Igreja Protestante não dispunha das mesmas condições para tais investimentos missionários. Por isso postergou por quase três séculos uma obra missionária mais expressiva.

No século XVIII, pela providência eterna, é levantado um homem que verdadeiramente amava a obra missionária. Ele dedicou-se, juntamente com sua Igreja, a esse importante trabalho de levar o Evangelho ao mundo inteiro. Era o Conde Zinzendorf, um nobre alemão que Deus levantou para dar refúgio a milhares de perseguidos em toda a Europa e também para propor ao seu povo o desafio de pregar o evangelho a toda criatura.

Zinzendorf era uma pessoa que amava profundamente a Deus e colocou sua vida ao serviço do mestre. Ele foi um verdadeiro líder espiritual do seu povo e o motivou a um grande empreendimento missionário. Um fator importante no ministério dos moravianos era que, além de sua dedicação total, dispunham de uma vida de oração ininterrupta, dia e noite, durante cem anos consecutivos. Aqui estava o segredo do grande sucesso: oração...!

CONHECENDO A MORÁVIA

Falar em Morávia, hoje em dia, parece estranho aos nossos ouvidos. Na verdade, não temos familiaridade com esse nome.
A Morávia foi o útero mater de um dos maiores movimentos de missões existentes no mundo até então. Foi lá que o Conde Zinzendorf, impulsionado pelo desejo profundo de evangelizar o mundo, realizou um grande projeto de Deus, despertando a Igreja do Senhor para missões mundiais.

A Morávia e a Boêmia eram duas províncias situadas a noroeste do império austríaco e faziam fronteira com a Saxônia. A Morávia do século XVIII localizava-se na Europa Central, no centro da antiga Tchecoslováquia, hoje dividida em República Tcheca e Eslováquia.

Ela era etnicamente composta de tchecos, um povo eslavo que invadiu a região no século V a. C., o qual, mais tarde, uniu-se a outras tribos, também eslavas, formando assim, o grande Império da Morávia, o qual compreendia grande parte da Europa Central.

No século IX esse império foi invadido e destruído pelos magiares (húngaros). No século seguinte, a Morávia foi governada pelo Duque da Boêmia e seus descendentes, até 1526, quando caiu nas mãos da família de Habsburgo, da Áustria, que a governou por quase 400 anos consecutivos.

A Boêmia e a Morávia eram unidas pela história e pela dinastia como Império.
A sua população, na grande maioria, pertencia à raça eslávica. No entanto, achavam-se muitos comerciantes alemães em todas as cidades. A Boêmia era a pátria de homens que foram percursores da Reforma Protestante como João Huss e Jerônimo de Praga, os quais deixaram a sua importante contribuição na história da Igreja do Senhor Jesus Cristo.

Esses dois países eram unidos politicamente. Também, pelo mesmo sentimento hussista, achavam-se preparados providencialmente por Deus para uma obra missionária séria como foi o movimento do Conde Zinzendorf, chamado de movimento moraviano.

Havia na Morávia muitos irmãos Boêmios e anabatistas que procuravam fugir das perseguições religiosas.

A Confissão de Augsburg era o único credo Protestante reconhecido pelo governos civil. Com isso, grande parte dos evangélicos tornou-se nominalmente luterana, embora nem todos concordassem com certas afirmações e até rejeitassem a doutrina de Lutero no que diz respeito à Ceia do Senhor, que era a consubstanciação.

Para proteger se dos jesuítas na segunda metade do século XVI, os irmãos boêmios se uniram numa confissão que tentava harmonizar luteranos e calvinistas. Com a Guerra dos Trinta anos entre Católicos e Protestantes, a Boêmia voltou a ser um reduto Católico, embora possuísse a maioria Protestante. Mesmo vivendo dias maus e turbulentos, pois aquele momento estava sendo catastrófico para o Protestantismo Boêmio, eles persistiram juntamente com seus irmãos morávios, ocultando-se das sangrentas e violentas perseguições.

Por volta de 1722, os morávios de língua alemã começaram a buscar refúgio na Saxônia, na liderança de um carpinteiro, o irmão Cristiano David, o qual mais tarde tornou-se um proeminente missionário moraviano.

QUEM ERA O CONDE ZINZENDORF

Nicolaus Ludwig Von Zinzendorf nasceu no dia 26 de Maio de 1700, em Dresden, na Saxônia. Ele era filho de um alto oficial da corte eleitoral desse país. Logo após seu nascimento, seu pai veio a falecer. Antes, porém, no leito da morte, tomou em seus braços a criança que tinha apenas seis semanas de vida e a consagrou ao serviço de Cristo.

Sua mãe se casou novamente e ele passou a ser criado por sua avó, a baronesa pietista Henrietta Catarina Von Gersdorf.
Esse fator familiar na sua infância fez com que ele se tornasse um rapaz solitário e introspectivo. Sua família era nobre e muito piedosa, cheia de zelo pelas coisas de Deus. Foi nesse clima saudável, espiritualmente falando, que Zinzendorf foi criado nos caminhos do Senhor. 

Ele mantinha uma vida familiar exemplar e genuinamente cristã, cheia de zelo e de dedicação, o que o caracterizou por toda a sua vida. Desde pequeno, Zinzendorf era uma pessoa interessada e zelosa pelas coisas de Deus. Mais tarde escreveu seu testemunho, dizendo: 

"ainda na infância, eu amava o Salvador e tive comunhão abundante com Ele. Aos quatro anos comecei a buscar sinceramente a Deus e decidi tornar-me um verdadeiro servo de Jesus Cristo". Ele escolheu como lema da sua vida: "Tenho apenas uma paixão. É Jesus, Jesus somente".

Além de receber uma educação religiosa aprimorada, foi também educado na Escola de Francke, um amigo de seu pai. Essa escola Pietista, em Halle, veio a ser uma universidade famosa, tornando-se, assim, o centro do movimento Pietista.

Zinzendorf foi influenciado pelo movimento chamado Pietismo, Avivamento da Piedade, que ocorreu dentro da Igreja Luterana no final do século XVII, como sinal de protesto contra a situação decadente desta Igreja que fugira dos princípios e propósitos iniciais. O Pietismo foi para a Alemanha o que o Puritanismo foi para a Inglaterra.

O ilustre Conde Zinzendorf matriculou-se nessa escola quando tinha apenas dez anos de idade. A princípio ele não tolerava o rigor e as normas da escola. Contudo, aos poucos passou a apreciar o zelo de Francke e em 1715, quando fazia sua primeira comunhão, foi despertado espiritualmente.

Desde tenra idade, Zinzendorf mostrou-se profundamente interessado pelas coisas de Deus e desejoso de fazer a sua obra. Ali, entre as crianças e adolescentes, tornou-se líder das atividades religiosas, organizando entre os meninos a "Ordem do Grão de Mostarda". O objetivo principal era a evangelização do mundo, seguindo alguns critérios, como por exemplo, ser bondoso para com todos os homens, procurar o bem-estar deles e tentar levá-los a Deus.

O emblema da ordem era um pequeno escudo. Tinham como lema "Suas chagas nos curam", e cada um deles usava um anel que possuía as seguintes palavras: "nenhum homem é uma ilha". Isso revela uma dedicação muito forte dele em relação às coisas de Deus e de seu Reino.

Quando moço, Zinzendorf pensou em reunir um grande número de pessoas genuinamente cristãs com o mesmo desejo de servir a Deus. Não tinham eles o propósito de separar-se da Igreja Luterana, mas isso ocorreu naturalmente.

Nesta escola, Zinzendorf teve seu caráter grandemente influenciado por esse movimento autenticamente cristão. Desfrutou de uma profunda e ardente experiência com Deus, a qual levou-o a uma genuína devoção a Jesus, como ele mesmo chegou expressar, dizendo: "Eu tenho uma paixão: é Jesus, Jesus somente". Tendo essa paixão tão acentuada por Cristo, ele pregava uma profunda devoção pessoal a Cristo baseada em sua real experiência pessoal.

O Conde Zinzendorf considerava-se um autêntico Luterano, e na verdade o era, embora fosse, ao mesmo tempo, um Pietista pelas suas convicções. Ele era um homem de caráter e religiosidade sincera, cujas evidências se demonstravam através de sua vida cristã autêntica. 

Entre vários e importantes acontecimentos que se deram durante a história da Igreja, o movimento moraviano fundado por Zinzendorf tem uma importância proeminente e singular. Contribuiu para a formação de caráter e vida com Deus de milhares de pessoas, além de dar significativa contribuição para as missões modernas. 

Os moravianos foram praticamente os pioneiros em missões protestante estrangeiras e enviaram, num curto espaço de tempo, mais missionários do que todos os protestantes juntos durante duzentos anos de protestantismo. 

Desde cedo Zinzendorf possuía um profundo desejo de transmitir o Evangelho da graça de Deus aos seus conterrâneos e isso ocupava o primeiro lugar de sua mente. O desejo e propósito dele era consagrar sua vida à pregação do Evangelho.
Apesar do interesse pelas coisas de Deus e por sua obra, ele encontrou forte oposição por parte de sua avó e do seu tutor, que o levaram de Halle para estudar Direito na universidade de Wittenberg de, 1716 a 1719. Fizeram isso para que ele pudesse ingressar no funcionalismo público como era o desejo insistente de sua família.

Mesmo estudando as leis, ele consagrava seu tempo vago ao estudo da teologia e muitas vezes passava noites inteiras em oração e estudo bíblico.

Após seu curso de Direito, Zinzendorf viajou pelos Países Baixos e França, onde encontrou várias personalidades distintas que demonstravam claramente princípios genuinamente religiosos. Quando voltou à Saxônia, aos vinte anos de idade, passando por Castell, viu sua prima e simpatizou-se com ela. Porém, julgando que o Conde Henrique XXIX Von Reuss tivesse a preferência, resolveu abandonar a idéia de casamento com a moça, concluindo que Deus estava chamando-o para alguma obra específica.

Finalmente, em 1722, ele se casou com a irmã do Conde Henrique, Erdmuth Dorotéia, que foi para ele a esposa ideal. Deus agiu na vida de Zinzendorf, dando-lhe direção no aspecto sentimental.

Certa vez o Conde visitou a galeria de pintura em Dusseldorf e viu um quadro de Cristo (Ecce homo), com as seguintes palavras embaixo: "Eu tudo fiz por ti, o que fazes tu por mim"?. Isso tocou-o tão profundamente que o levou a refletir a respeito de Cristo. Ele sentiu-se como se não pudesse responder a essa pergunta e saiu dali decidido a dedicar sua vida ao serviço de Cristo.

O desejo de seus parentes era que ele ingressasse em Dresden no serviço de eleitor. No entanto, ele estava interessado no cultivo do "serviço do coração" entre os seus amigos nessa cidade e também nas suas propriedades em Berthelsdorf, situadas cerca de setenta milhas de distância. Finalmente, ele aceitou uma colocação judicial.

Em 1722, juntamente com um nobre e mais dois pastores, Zinzendorf fundou o "pacto de quatro irmãos", com a finalidade de levar o evangelho ao mundo. Ali estava o princípio de uma grande obra.

Em 1736, por causa das propagandas de seu trabalho, ele foi banido da Saxônia, mas o governo, mais tarde, em 1745, anulou o banimento e o convidou para fundar uma comunidade semelhante à de Herrnhut. Acredito particularmente que o governo da Saxônia apercebeu-se da importância e contribuição dos moravianos em conservar uma vida cristã piedosa naquele período de decadência espiritual.

O famoso e ilustre Conde Zinzendorf manteve-se na liderança da Igreja moraviana até sua morte, em 9 de Maio de 1760, quando foi recebido nos tabernáculos eternos. Não deixou descendentes, pois seu único filho havia morrido. Contudo, deixou vários descendentes espirituais que prosseguiram seu trabalho, gerando filhos para Deus.

A COMUNIDADE MORAVIANA 

Em 1722, em razão da perseguição na Boêmia, Zinzendorf permitiu aos irmãos da língua alemã que procuraram refúgio na Saxônia que fundassem uma aldeia em Berthelsdorf, sua propriedade particular.
A área havia sido comprada de sua própria avó pelo Conde. Essa propriedade passou a ser habitada por, além dos boêmios, um grande número de alemães e outros perseguidos religiosos. Eles se ligaram a muitos pietistas e a outros entusiastas religiosos perseguidos. 

Para atender à necessidade dos perseguidos, foi fundada por Zinzendorf uma comunidade denominada Herrn-but, cujo significado é "Abrigo do Senhor". O próprio conde e sua família eram moradores. Para isso, ele demitiu-se do emprego no governo e passou a dedicar-se como líder espiritual desta comunidade com incansável labor e constantes orações. 

Zinzendorf ficou extremamente impressionado com a vida e os ensinos dos irmãos boêmios. Pôs em seu coração o propósito de restaurar aquela irmandade antiga, cujas raízes remontavam ao tempo de João Huss, no século XV, e criar um grande empreendimento missionário.

Passados cinco anos, em meio a acertos e dificuldades de relacionamento entre os membros da comunidade, finalmente chegou o dia da grande bênção. Em 13 de Agosto de 1727, quando era celebrada a Ceia do Senhor, o Espírito de Deus veio sobre eles de uma forma tão poderosa que a partir daquela data tiveram um grupo cheio de comunhão entre os irmãos e com objetivos definidos. 

Zinzendorf tornou-se, a partir de então, o líder espiritual do movimento moraviano por mais de trinta anos, inspirando e guiando a Igreja para as atividades missionárias em todo o mundo.

Embora não tivesse uma formação teológica e acadêmica aprimorada, sendo portanto um obreiro leigo, foi ordenado ao sagrado ministério em 1737 pela Igreja Luterana.

Zinzendorf tornou-se um autêntico pregador, com muito ardor missionário, dando ênfase à proclamação do Evangelho. Contribuiu de forma significativa para o despertamento e consciência missionária das Igrejas daquela época. Para alcançar esse objetivo, viajou por vários países, inclusive para a América, com a finalidade de influenciar o maior número de pessoas possível para esta grande obra que, até então, escapara da ênfase de grandes homens de Deus. Por isso a Igreja, de uma forma geral, não possuía uma visão ampliada de missões mundiais. 

A IGREJA MORAVIANA

Nos séculos VII e VIII, a Morávia conheceu o Evangelho primeiro através da Igreja Católica Romana. Com isso, a Igreja Romana assumiu a posição de liderança do país sobre a Igreja Grega.

Segundo o historiador Justo Gonzalez, no século IX foram enviados dois missionários à Morávia (Constantino e Metódio), a pedido do príncipe da "Moraviano Ratislao" ao Imperador de Bizâncio, Miguel III.

"É difícil saber as verdadeiras razões desse pedido. Talvez Ratislao quisesse se opor à influência ocidental que era sentida mediante a união entre o Cristianismo e o imperialismo político, característica de seus vizinhos ocidentais. Talvez se tenha deixado levar, sinceramente, pelo prestígio do patriarca focio, um dos homens mais sábios que já ocupou a sede Constantinopla".

A Igreja Protestante moraviana "nasceu" bem antes de eclodir a Reforma Protestante no século XVI. Ainda no começo do século anterior (XV) apareceu na Morávia o versado teólogo e sacerdote chamado João Huss, influenciado pelas idéias do grande mestre Dr. John Wycliff, professor da Universidade de Oxford, na Inglaterra, sobre pontos de vista dos quais discordava da Igreja Católica Romana.

Ele não conseguiu levar avante os seus ideais, pois foi tolhido pela morte na fogueira em 1415, em Constança. A pena foi aplicada pela inquisição romana. A partir daí a Morávia tornou-se um cenário de terríveis perseguições, o que levou os moravianos a se refugiarem num povoado ao noroeste no vale de Kunwald. Ali conseguiram viver por algum tempo em relativa paz.

Em 1457 os remanescentes e defensores do pensamento de John Huss se estabeleceram como organização, ou Igreja, chamada "Unitas Fratrum" (Unidade de Irmãos). Tornaram-se conhecidos como "Os Irmãos da Lei de Cristo", descendentes espirituais de Huss e possivelmente de Pedro Valdo.

Durante aproximadamente meio século, viveram em Kunwald sem serem molestados. Contudo, na virada do século, quando se iniciava a Reforma Protestante, quase foram exterminados pela violenta perseguição papal e governamental. Mas a partir de 1548 refugiaram-se na Polônia, onde firmaram uma próspera Igreja. Na medida em que houve maior tolerância, espalharam-se pela Morávia, Boêmia e Polônia. Ao longo de mais ou menos 150 anos sobreviveram às deprimentes oscilações da tolerância religiosa na Europa.

A última e mais sangrenta perseguição deu-se exatamente um século antes do nascimento da nova Igreja Moraviana, na propriedade de Zinzendorf, quando Frederico II subiu ao trono e tudo mudou repentinamente. A igreja foi destruída e dispersa. A Boêmia tornou-se um campo de sangue e 36 mil famílias deixaram o país em busca de refúgio. Um dos mais influentes líderes, John Amos Comenius, em 1660 escreveu o seguinte:

"A experiência ensina claramente que algumas igrejas são, às vezes, destruídas pela mão de Deus estendida em ira. Mas, em certas ocasiões, outras Igrejas são plantadas em seu lugar ou a mesma Igreja se levanta em outros lugares". 

Palavras semelhantes foram ditas em 1707 por um ancião, George Jaeschke, no leito de morte, aos 83 anos: "Pode parecer que o fim da Igreja dos Irmãos tenha chegado. Mas, filhos amados, vocês verão um grande livramento. O remanescente será salvo. Não sei se esta libertação acontecerá também aqui na Morávia, ou se vocês terão de sair da Babilônia, mas sei que isso não vai demorar a acontecer. Estou inclinado a crer que haverá um êxodo, e que um refúgio será oferecido num lugar onde vocês poderão servir ao Senhor sem medo, segundo a Sua Santa Palavra".

Estas palavras, acima de qualquer coisa, foram uma profecia da parte de Deus para o seu amado povo na Morávia. Os filhos espirituais deste profeta de Deus desfrutaram destas bençãos e foram os primeiros habitantes de Herrnhut "O Abrigo" ou "Refúgio de Senhor".

Eles possuíam pelo menos quatro princípios básicos de crença:

. A Bíblia era a única origem da doutrina cristã;
. o culto público era conduzido segundo o modelo da Igreja Apostólica
. a Ceia do Senhor é recebida pela fé e definida na linguagem das Escrituras;
. vida cristã autêntica como a essencial evidência da salvação pela fé.

Huss conseguiu deixar sementes reformadas na consciência desse povo que conservou as tradições de seus pais. Apesar de perseguido pela Igreja oficial, continuou com princípios pré-reformados na esperança do triunfo final, que felizmente veio a ocorrer três séculos depois, quando encontraram apoio na pessoa do Conde Zinzendorf.

Alguns recursos eclesiástico foram desenvolvidos por eles, como por exemplo a elaboração de uma confissão de fé, tradução das Escrituras da língua original, escolas, seminários e a publicação de catecismos e hinários. Foi a primeira Igreja a fazer um hinário no vernáculo e a colocar nas mãos do povo. A primeira edição foi em 1501.

Foram cruelmente perseguidos durante muito tempo. Entre os mártires deste grupo vale a pena mencionar o famoso educador bispo John Amos Cominus. 

Este grupo de irmãos refugiados denominado "Unitas Fratrum" (Unidade de Irmãos) buscava escapar da perseguição. Como isso aconteceu graças ao bondoso Conde, eles assumiram a responsabilidade de levar o Evangelho para todas as partes do mundo. Tornaram-se conhecidos pelo trabalho missionário pioneiro, pois havia neles um desejo de espalhar sua fé pelo mundo inteiro, o que fizeram através de um programa de missões estrangeiras.

Como já mencionei anteriormente, a Igreja Protestante, por motivos que, por falta de espaço, não abordaremos aqui, não se preocupou muito com missões durante 300 anos de sua história. No entanto, notamos que os moravianos foram os primeiros a se levantarem com esse nobre propósito. Foram precursores de um grande movimento do século XIX, que veio a se chamar "o Grande Século".

A partir desse despertamento por eles promovido, foram criadas várias sociedades missionárias, como a da Inglaterra, Escócia, Estados Unidos, entre outras. Essas instituições enviaram os grandes missionários do século passado, como William Carey, Hudson Taylor, Adoniram Judson, David Livingstone, entre outros, para todas as partes do mundo.

É admirável a forma como eles encaravam a responsabilidade de fazer a obra missionária. Seguiam em frente, com muita alegria e satisfação, para qualquer parte do mundo, para os lugares mais difíceis e perigosos e aos povos que pareciam menos promissores. Geralmente iam sem sustento, por falta de recursos de sua comunidade. Eram os hoje chamados de "fazedores de tendas". Mas mesmo assim tinham grande alento e eram inspirados pelo hino de Zinzendorf "Cristo ainda nos conduz".

O resultado desse movimento expansionista de missões, embora um tanto limitado pela sua população pequena e seus parcos recursos financeiros, influenciou igrejas em todas as partes do mundo para a obra missionária.

A Igreja moraviana não só enviou missionários e influenciou outras igrejas da época, como também contribuiu de forma significativa no ministério de pessoas como John Wesley. Em 1738, Wesley teve uma profunda experiência que o levou a um ministério poderoso que resultou no frutífero movimento metodista com um grande avivamento revolucionando principalmente a Inglaterra e América do Norte. 

FUNCIONAMENTO DA IGREJA MORAVIANA

Como toda denominação, os moravianos também tinham seu próprio sistema de cultos e uma estrutura de funcionamento. Era uma Igreja organizada com normas e diretrizes, sem as quais seu progresso missionário seria dificultado. Vamos observar alguns detalhes importantes dessa Igreja.

CULTO

Tinha uma hinologia rica, cheia de boas músicas. Os cultos de Domingo eram bem formais, com uma liturgia própria. Havia diferença entre os cultos dos dias normais e de certos dias memoráveis.

FORMA DE GOVERNO

A Igreja da Morávia, em 1745, tinha uma organização tríplice de bispo, ancião e diácono. Ela era mais Presbiteriana que episcopal em sua forma de governo. Eles tinham uma organização semi-monástica, bem elaborada e completa, cujo propósito principal era evangelizar o mundo. A Igreja moraviana tinha as sua próprias características de governo. Eles tinham o Sínodo Geral e o Sínodo Provincial, os quais realizavam encontros periódicos. Os dirigentes compunham-se de uma junta de doze anciãos, que eram chefiados por Zinzendorf até a sua morte em Herrnhut, no dia 09 de Maio de 1760.

DOUTRINA

Consideravam as Escrituras como sendo a única regra de fé e prática; criam na depravação total da natureza humana, na real humanidade de Jesus Cristo, na reconciliação e justificação pela fé através do sacrifício de Jesus Cristo, etc.

DISCIPLINA

Tinham uma disciplina exemplar na vida prática. O comportamento era sadio e demonstrava uma fé pura e genuína. Sobre isso, alguns renomados líderes escreveram:

. "Só vocês, em todo o mundo, combinam uma disciplina sadia com uma fé pura" (Bucer);

. "Cumprimento suas Igrejas...e por manterem tão boa moral, ordem e disciplina" (Calvino);

. "Diga aos irmãos que devem apegar-se ao que Deus lhes deu e não abandonar sua constituição e disciplina" (Lutero).

Em tudo podemos observar a disciplina dos moravianos como um bom exemplo para nós. E que tenhamos a graça de Deus para cumpri-la fielmente.

Os moravianos foram os primeiros protestantes a fazer missões entre os judeus. Além disso, possuíam uma visão ampliada sobre missões. Por iniciativa de Zinzendorf, começaram a enviar seus missionários para várias partes do mundo: Rússia, Groenlândia, Labrador, Ilhas do Caribe, América do Norte, Costa da América do Sul, sul da Ásia, chegando à Índia e Ceilão.

Uma das causas do crescimento do movimento moraviano foi a seriedade com que faziam a obra de Deus. Além de dedicação e vida consagrada, existia um fator proeminente que considero preponderante nas missões moravianas: a oração.

Nenhum movimento envolvendo tantas pessoas, em tanto tempo, conseguiu orar ininterruptamente como os moravianos. A comunidade foi dividida em grupos para fins devocionais e de oração de tal forma que funcionou rigorosamente dia e noite, sem interrupção, por um período de cem anos consecutivos.

Faziam do sofrimento de Cristo o estímulo para sua atividade missionária, com o lema "conquistar para o Cordeiro que foi morto a recompensa dos seus sofrimentos".

CONCLUSÃO

Precisamos atualmente de pessoas em nossa sociedade que se despertem com os mesmos desejos, no que diz respeito ao Reino de Deus. Precisamos sentir um pouco do que ele e a sua igreja sentia, "paixão por Jesus, por Jesus somente". Se isso existisse de fato, e na mesma intensidade, na vida de cada pastor ou líder em geral, teríamos igrejas profundamente apaixonadas por missões.

Ao ler e analisar as virtudes da igreja moraviana na sua intimidade profunda com Deus, descobrimos o segredo de como fazer uma grande obra. Esta obra na Igreja moraviana não é resultado de uma mágica, mas de uma devoção do mais alto nível que se possa imaginar. Quando observamos a vida de oração que eles tinham e o amor pelas almas perdidas, passamos a entender o segredo dos resultados frutíferos desse trabalho.

Notamos aqui a importância preponderante de um líder que ama a obra de Deus e leva sua Igreja a pensar como ele, a colocar em prática aquilo que Deus coloca no seu coração. Zinzendorf foi tremendamente usado por Deus para uma grande obra missionária no mundo. Ele e a sua Igreja tornaram-se precursores das missões do "grande século", o século XIX.

Fonte: Livro: História das Missões Moravianas
Florêncio Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...