segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Nem dentro, nem fora.


Blaise Pascal (1623-1662), o grande Físico, matemático e teólogo Frances, em SEUS "Pensamentos", Falando Sobre a grandeza do Homem, a Afirma o SEGUINTE: "Os estóicos dizem: Tornai um ENTRAR Dentro de Vos mesmos; E ai que encontrareis o Vosso Repouso: é Isso Não É Verdadeiro. Outros dizem: Saí e buscai a felicidade divertindo-vos: é Isso Não É Verdadeiro. [...] A felicidade NÃO ESTÁ NEM em Nós, NEM fóruns de Nós; ESTÁ em Deus, tanto fóruns Como Dentro de nós ". 
Tenho um IMPRESSÃO de that como Tentações Mais sutis nsa São apresentadas AOS pares: ou IstoÉ UO Aquilo, or Dentro OU fóruns. Todas as vezes em that optamos Uma POR, somos levados a Negar, OU um Minimizar, A Outra. Exemplo: Amamos um parágrafo ENTÃO Deus Obedecer-LHE UO obedecemos-LHE Pará ENTÃO Ama-lo? Servimos Ao Próximo Porque ESSE É O Nosso Chamado UO precisamos Primeiro Sentir o Chamado Pará ENTÃO SERVIR? O Que É Mais Importante: A Razão UO um Emoção? A Convicção UO o Sentimento?
A ESCOLHA Entre hum e Outro, OU MESMO uma Tentativa de Valorizar hum em detrimento do Outro, tornado TEM uma Fé de muitos cristãos morta, levado inúmeros Casamentos ao Fim, comprometido a ética e moral eA contribuído com Uma espiritualidade Frágil e confusa. 
QUANDO Pascal Afirma que "a felicidade NÃO ESTÁ NEM em Nós, NEM fóruns de Nós; ESTÁ em Deus, tanto fóruns Como Dentro de nós ", ELE NÃO propõe hum Equilíbrio Entre Uma Coisa e Outra, mas Uma compreensão Completamente Diferente. Ao AFIRMAR Que a felicidade ESTÁ em Deus, ELE NÃO Só muda o foco da DISCUSSÃO - fóruns Dentro ou -, mas also o Eixo da DISCUSSÃO, afasta o "Nós" e coloca "Deus".
QUANDO o apóstolo Paulo Afirma Que Deus fez convergir Todas As Coisas em Cristo (Ef 1.10), ELE reconhece Que em Cristo encontramos a Síntese, a Unidade, de Todas As Coisas. A felicidade NÃO ESTÁ NEM Dentro, NEM fóruns de Nós, MAS Nele. A Verdade Não É ISSO OU Aquilo, mas ELE. Em Cristo, o amor eA obediencia São Uma Coisa assim, a Fé e Obras como Nunca estao dissociadas. Como convicções e Os Sentimentos estao alinhados eA mente e como Emoções Não São Realidades distintas e, MUITAS vezes, paradoxais.
A Fé Que TEMOS em Cristo nsa Revela Um Novo Jeito de Ser e de perceber como Coisas. Em Cristo, Paulo considerava-se livre, MESMO estando acorrentado n'uma masmorra QUALQUÉR do Império Romano. A Liberdade NÃO era Definida POR viver Desta UO daquela forma. Era He Tão Livre um Ponto de escolher Ser escravo por amor à Igreja. A Fé em Cristo nsa confere Uma nova Identidade Que NÃO Depende Mais de Nós, mas DELE. Como Disse Paulo, "já Não Sou eu Quem vive, mas Cristo vive em mim". Quanto Mais Estou Nele, Mais me reconheço pleno e real. 
A vida do Filho estava no Pai. O Pai era uma fonte integradora de Todas As Coisas. A Violência do Mundo NÃO Fazia SENTIDO, MAS uma Entrega Confiança eA não Filho Ao Pai fizeram Com que Seu cabelo de amor Ser Humano NÃO fosse abalado Pela Violência Que sofreu. Sua Segurança OU NÃO ERAM alegria Internas UO externas, mas o proprio Pai. E SOMENTE Por Causa Dessa compreensão Que Jesus PODE Dizer, no momento Mais Crítico de SUA EXISTENCIA: "Eu Venci o mundo". Aos Olhos de Todos, era hum derrotado, Mas Não era ASSIM ELE Que se via.
Quanto mais eu me Encontro em Cristo, Mais Livre e Verdadeiro me torno. Quanto mais eu vivo Nele e POR ELE, Mais seguro me Encontro. Minha alegria, Confiança, felicidade, Dignidade e meu Reconhecimento NÃO estao NUMA Coisa UO noutra, Dentro nem, NEM fóruns, mas Nele, Que Tudo me proporciona Para minha plena Realização.

Autor: Ricardo Barbosa de Sousa e pastor da Igreja Presbiteriana do Planalto e Coordenador do Centro Cristão de Estudos, em Brasília. E autor de, Outros between, "A Espiritualidade, O Evangelho eA Igreja".

Fonte: Ultimato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...