segunda-feira, 29 de junho de 2015

O que significa blasfemar contra o Espírito Santo?


A blasfêmia contra o Espírito Santo é um pecado singular e somente abrange aqueles que já experimentaram o poder do Espírito em suas vidas e depois por algum motivo o rejeitaram com escárnio e endurecimento.
Este ato não trata de blasfêmia contra a Palavra de Deus, ou contra qualquer ministro da igreja, porque para tudo isto existe perdão, mas a blasfêmia contra o Espírito Santo é um pecado diferente dos demais; pois, para ele não há perdão. Os fariseus o cometeram quando, com intuito de afastar o povo de seguir a Jesus, afirmaram que Ele havia expulsado demônios pelo espírito de Belzebu: Mt l:24. Pecado contra o Espírito Santo é rejeitar as mais claras provas de que as obras de Jesus foram feitas pelo poder do Espírito e alegar que estes milagres pertencem ao Diabo.

A blasfêmia em si, consiste em dizer palavras ofensivas contra Deus, contra Jesus Cristo, ou o Espírito Santo ou qualquer coisa sagrada (Apoc. 16:11). Também é possível blasfemar quando alguém diz ter direitos ou poderes que pertencem somente a Deus (Mat. 9:3). A blasfêmia contra o Espírito Santo, não tem perdão, ensinou JESUS (Mat. 12:31; Marc. 3:29), e faz do ofensor réu de juízo eterno. A blasfêmia contra o Espírito Santo consiste em continuar de vontade própria a negar o Evangelho quando o Espírito Santo já deixou bem claro que para o indivíduo que Ele é verdadeiro ou atribuir as obras do Espírito Santo ao adversário de Deus.

Isso é sinal de endurecimento completo, a ponto de não existir nenhuma esperança de arrependimento e conversão: o pecador torna-se incapaz de conhecer ou distinguir o divino do diabólico. Aquele que comete pecado dessa natureza sofre um afastamento imediato do Espírito Santo da sua vida, o que ocasiona morte espiritual total. É necessário ressaltar que, às vezes, aparecem pessoas, até chorando, por acharem que pesa sobre elas este pecado e, julgam que nunca poderão ser perdoadas. Porém, só o fato de estarem arrependidos, desejosos de salvação ou perdão, prova que não blasfemaram contra o Espírito Santo; pois, o próprio Espírito os está chamando para o arrependimento.

Bibliografia:

A Bíblia Responde. 2ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1983
KASCHEL, Werner; ZIMMER, Rudi. Dicionário da Bíblia de Almeida: 2ª Ed. São Paulo: SBB, 1999.
STERN, David H. Comentário Judaico do Novo Testamento: 2ª Ed. Belo Horizonte: Editora Atos, 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...