quarta-feira, 8 de maio de 2013

Por que Deus, às vezes, deixa o ímpio prosperar mais do que o justo?



Essa não é uma pergunta nova. É uma pergunta bem antiga, aliás, porque é justamente sobre esse tipo de indagação aflita que o salmista Asafe escreveu o Salmo 73. Asafe observava os ímpios ao seu redor, as pessoas más, os homens violentos, os corruptos dissimulados à sua volta, e notava que todos prosperavam, enriqueciam, pareciam não ter problemas, não passar por provações, não atravessar tribulações, enquanto ele — que procurava servir a Deus, que frequentava o templo, que oferecia regularmente seus sacrifícios, que procura ser sempre justo em suas palavras e ações, que se esforçava para levar uma vida reta, ter uma conduta digna, o coração purificado e a mente voltada para as coisas santas — vivia enfrentando dificuldades, lidando com adversidades, suportando momentos de enfermidades, conflitos familiares, carências financeiras, perdas dolorosas, perseguições, abandono e solidão. 

Diante disso, o salmista perguntava a si mesmo: “Espera aí, o que é que está acontecendo? Como pode ser isso? Como é que o meu vizinho — um incrédulo que zomba da fé, que se deita a cada noite e se levanta a cada manhã sem nenhum reconhecimento da graça divina, sem qualquer respeito pela Palavra do Senhor — está tão bem na vida enquanto eu — que leio a palavra de Deus, reflito sobre a Palavra, vou aos cultos, intercedo por meus irmãos e ando de acordo com a vontade divina — estou passando por todas essas provações e adversidades?”. 

Asafe era o cantor principal do templo nas horas dos cultos, mais ou menos como um ministro de música nos dias de hoje. Liderava o cântico congregacional e compunha as músicas que a congregação cantava. Numa dessas músicas, que vem a ser o salmo 73, Asafe faz referência a essa angústia da dúvida, da fé enfraquecida e da tortura espiritual que resultaram de uma pergunta: por que o ímpio prospera mais do que o justo? 

Vamos ler o Salmo 73 com a consciência de que a crise de Asafe é também, muitas vezes, a nossa crise. As dúvidas dele são as nossas dúvidas. Os questionamentos dele são os nossos questionamentos. A aflição existencial dele é a nossa aflição existencial. Vamos ler esse salmo como se Asafe fosse apenas o nosso porta-voz: ele fala, ele escreve, ele ora, mas o sentimento é nosso, a experiência é nossa, a alma do salmo é nossa, a oração é nossa. 

Certamente Deus é bom para Israel, para os puros de coração. Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram, por pouco não escorreguei. Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios. Eles não passam por sofrimento e têm o corpo saudável e forte. 
Estão livres dos fardos de todos; não são atingidos por doenças como os outros homens. Por isso o orgulho lhes serve de colar, e eles se vestem de violência. Do seu íntimo brota a maldade, da sua mente transbordam maquinações. Eles zombam e falam com más intenções; em sua arrogância ameaçam com opressão. Com a boca arrogam a si os céus, e com a língua se apossam da terra. Por isso o seu povo se volta para eles e bebe suas palavras até saciar-se. Eles dizem: ‘Como saberá Deus? Terá conhecimento o Altíssimo?’. 
Assim são os ímpios; sempre despreocupados, aumentam suas riquezas. Certamente foi-me inútil manter puro o coração e lavar as mãos na inocência, pois o dia inteiro sou afligido, e todas as manhãs sou castigado. Se eu tivesse dito: Falarei como eles, teria traído os teus filhos. Quando tentei entender tudo isso, achei muito difícil para mim, até que entrei no santuário de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios. Certamente os pões em terreno escorregadio e os fazes cair na ruína. Como são destruídos de repente, completamente tomados de pavor! São como um sonho que se vai quando acordamos; quando te levantares, Senhor, tu os farás desaparecer. Quando o meu coração estava amargurado e no íntimo eu sentia inveja, agi como insensato e ignorante; minha atitude para contigo era a de um animal irracional. Contudo, sempre estou contigo; tomas a minha mão direita e me susténs. Tu me diriges com o teu conselho, e depois me receberás com honras. A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti. O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre. 

Os que te abandonam sem dúvida perecerão; tu destróis todos os infiéis. Mas, para mim, bom é estar perto de Deus; fiz do Soberano Senhor o meu refúgio; proclamarei todos os teus feitos. É só ler os jornais e assistir os repórteres televisivos para logo perceber a mesma coisa descrita pelo salmista: aqueles que, em vez de andar nos caminhos do Senhor, trilham os descaminhos da maldade, da corrupção, da infidelidade, da desonestidade, da mentira, da promiscuidade, da violência, juntamente com aqueles que oprimem o pobre, manipulam os ingênuos, desprezam os necessitados e exploram os carentes são os que prosperam financeiramente, os que enriquecem e parecem nunca passar por dificuldades ou tribulações. 
Somos informados acerca dos maiores absurdos protagonizados por personagens da política, da economia e do empresariado, e são essas pessoas que zombam dos princípios morais, ridicularizam os valores, menosprezam a Palavra de Deus para, depois, subornar policiais e juízes, alinhando-os a seu favor, e desfrutar dos benefícios da impunidade, são essas pessoas que continuam prosperando e lucrando na vida. 

Diante desse quadro, chegamos a uma conclusão: injustiça divina. E perguntamos: como é que Deus permite uma coisa dessas? Deus está sendo injusto, concluímos. Como é que Deus permite que uma pessoa reconhecidamente corrupta e corruptora prospere e passe a vida rindo de tudo e de todos? 

Imagine uma pessoa que tenta viver a vida honestamente, acorda para trabalhar, trabalha para poder comer, come e vai dormir, e no dia seguinte acorda para trabalhar, etc, etc, enfrentando uma série de problemas e de dificuldades, enquanto sabe que o seu vizinho faz e acontece, leva uma vida notoriamente inescrupulosa, mora numa casa muito boa, anda de carro novo, desfruta de excelente saúde e sem maiores dificuldades na vida. É claro que essa pessoa vai parar e refletir: “Isso não é justo!”. 

Pois era o que acontecia no coração do salmista Asafe. E a pergunta que ele fazia, e nós fazemos em nosso próprio contexto, é sempre a mesma: como é que Deus permite que o ímpio prospere mais do que o justo?

A partir da própria experiência do salmista, podemos identificar algumas coisas que acontecem dentro do nosso coração quando buscamos uma resposta para essa pergunta. Comecemos compreendendo que a nossa fé num Deus justo — que exerce sua soberania conduzindo a história — fraqueja quando o mal parece levar vantagem sobre o bem. Nessas horas, quando o ímpio parece prosperar mais do que o justo, a gente começa a duvidar da soberania, da bondade e da justiça de Deus. Por isso, o salmista confessa logo de saída: “Os meus pés quase tropeçaram, por pouco não escorreguei”. 

A primeira coisa que acontece diante das recorrentes injustiças do mundo é o enfraquecimento da nossa fé e da nossa confiança em princípios, em valores, no poder de Deus, na justiça de Deus. A gente começa a duvidar de que realmente Deus esteja realmente conduzindo os rumos história, começa a duvidar de que Deus seja de fato tão bom quanto apregoam, começa a duvidar de que a justiça divina leve os maus à punição e os bons à recompensa. A nossa fé começa a fraquejar, ficamos abalados e a nossa força de vontade para resistir às tentações passa a esmorecer. A maior desgraça em nosso país, bem mais do que toda a corrupção no governo, no Congresso Nacional e até mesmo na área da polícia e da justiça, conforme acompanhamos nos noticiários em geral, é a cultura da impunidade. O que a população acaba aprendendo? Que podemos aprontar à vontade e sempre conseguiremos escapar da punição. Estamos formando uma geração inteira de adolescentes e de jovens que testemunham as autoridades — que deveriam dar exemplo de ética e conduta — fazerem o que fazem sem que sejam devidamente denunciadas, punidas e extirpadas da vida pública. Não só a fé fraqueja, mas o caráter também fraqueja. Num lugar onde tudo acontece de modo correto, em que há uma cultura de fiscalização e punição, você é obrigado a também fazer o que é certo. Quando estive na Califórnia, para pregar numa igreja de imigrantes brasileiros, pude perceber isso claramente. Por exemplo, no trânsito. Quando você dirige, de quando em vez aparece escrito no asfalto a palavra stop, obrigando o motorista a parar na esquina, olhar, conferir se dá para entrar na transversal em segurança, e seguir. Um brasileiro amigo meu, acostumado a dar um jeitinho e pouco disposto a parar na esquina, fez o que qualquer um faz por aqui: diminuiu a velocidade e, em vez parar, olhou rapidamente para ver se havia algum carro na outra direção e seguiu imediatamente adiante. Logo veio o policial numa moto (não é só em filme, mas o policial aparece mesmo, sabe-se lá de onde, em cima da moto), e ordenou que ele estacionasse o carro, pedindo a sua carteira de habilitação e o documento do veículo. Perguntou, então, ao meu amigo: “O senhor não viu o stop no chão?”. O meu amigo respondeu: “O stop eu vi, sim. Eu não vi foi o senhor”. Bem, é o que eu dizia: quando tudo funciona direitinho, e há uma cultura de se fazer o que é certo, somos estimulados a manter um comportamento correto. Mas num lugar onde tudo acontece errado, e ainda há uma cultura de impunidade estimulando o mal feito, as pessoas sentem-se à vontade para burlar a lei e cometer suas transgressões sem maiores preocupações. Não é só a fé que fraqueja. O caráter também fica enfraquecido diante da desordem moral. Era assim que o salmista se sentia: desestimulado a crer e a continuar defendendo o certo. Também é bom lembrar que passamos a questionar a nossa compreensão acerca dos méritos. 

No verso 4 o salmista diz afirma: “Eles não passam por sofrimento e têm o corpo saudável e forte. Estão livres dos fardos de todos; não são atingidos por doenças como os outros homens”. 

Diante da prosperidade dos ímpios e do sofrimento dos justos começamos a questionar o que realmente é mérito ou demérito. Passamos a perguntar: “Quem, afinal, merece se dar bem? O justo, que faz tudo certinho? Ou o ímpio, que se dá bem sendo desonesto?”. Em seguida, passamos a menosprezar os princípios, os valores, os parâmetros da ética, porque se agir com desonestidade é garantia de se dar bem, o melhor mesmo é deixar de lado os escrúpulos. Além disso, diante da prosperidade dos ímpios e do sofrimento dos justos começamos a experimentar uma desagradável sensação de estamos em desvantagem. 

No verso 13 o salmista declara: “Certamente me foi inútil manter puro o coração, me foi inútil lavar as mãos na inocência”. Em outras palavras: “Não adiantou nada ser honesto, agir corretamente, manter a pureza de atos e intenções, pois agora estou aqui passando por necessidades e aquele vizinho — que sempre foi desonesto, malandro e inescrupuloso em suas ações — conseguiu se dar muito bem na vida, com um bom emprego, um carro do ano, uma casa espaçosa, e coisa e tal, e tal e coisa.” Então a gente fica com aquela sensação de que ficou na desvantagem por agir corretamente. Parece desvantajoso ser honesto, ser ético, ter uma conduta correta. E é claro que ninguém gosta de sentir-se em desvantagem. Vivemos numa sociedade em que as pessoas estão sempre competindo, concorrendo, onde há um funil de seleção, e por ele parece que só conseguem passar quem é desonesto, quem é corrupto, quem é violento. E os nossos valores, os princípios que a Bíblia ensina, e que aprendemos a defender com nossos pais, parecem extremamente desvantajosos à luz da anarquia moral generalizada. Chegamos a dizer como o salmista, quando comparamos o resultado material da nossa vida ética com o progresso dos que vivem sem escrúpulos: “Está tudo sendo inútil”. E indagamos: de que adianta ser honesto, de que adianta ser puro, de que adianta ser reto? 

Deixem-me ainda mencionar que, diante da prosperidade dos ímpios e do sofrimento dos justos, sentimos o pior tipo de sentimento que há: a inveja. Em certas circunstâncias, somos obrigados a assumir que pensamos assim: “Ah, o que eu queria mesmo era ter a casa que o meu chefe conseguiu fraudando o imposto de renda, e eu que pago meus impostos corretamente não tenho; queria mesmo era ter aquele carrão que aquele meu tio político conseguiu com suas ações corruptas, e eu que fui íntegro e honesto durante a vida inteira ainda não tenho”. A gente começa a ter inveja, e a inveja é o pior de todos os sentimentos, a inveja corrói, a inveja rouba a paz, a inveja mata as boas intenções, a inveja tira o sono, a inveja causa revolta, a inveja arrebenta a alma. 

O salmista teve coragem de assumir que estava com inveja dos ímpios, inveja dos transgressores, inveja dos pecadores, só porque aparentemente eles estavam muito bem, prosperando demais, saudáveis, robustos, felizes, realizados. Imaginem só: um servo de Deus, responsável pelo louvor congregacional, com o coração e a alma envenenados pela inveja. Mas não inveja de grandes heróis, de pessoas de caráter ilibado, de bons exemplos para todos. Não, nada disso. O salmista sentia inveja dos malandros, dos espertos, dos desonestos, dos corruptos, dos transgressores, dos criminosos. E por quê? Porque essa gente toda tinha prosperado financeiramente. 

Agora chegamos ao ponto central da reflexão do salmista. O que fez a diferença na mente e no coração do salmista? O que mudou seus sentimentos em relação à realidade ao seu redor? A partir de que momento Asafe passou a pensar de maneira diferente, a ver de modo distinto do que dissera até aqui? Foi o fato de ter entrado na presença de Deus. No verso 17 — e eu considero o verso 17 como o divisor de águas do Salmo 73. Percebam que o salmista, até então, vai descrevendo seus sentimentos em relação à prosperidade dos ímpios com amarguras e ressentimentos no coração. Mas no verso 17 lemos: “até que entrei no santuário de Deus”, isto é, “até que estive na presença de Deus”. É aqui que encontramos a razão da diferença na argumentação do salmista. 

Eis a diferença, meus irmãos queridos. As nossas ideias são colocadas em ordem e começamos a ver e a entender certas coisas corretamente quando estamos na presença de Deus. No verso 22, Asafe admite: “Agi como insensato”, ou “agi como um cego”, alguém que não está conseguindo compreender a realidade. 

Todos os sentimentos citados até aqui acabam por nublar a nossa visão da realidade, fazem com que passemos a ver através das lentes humanas, terrenas, carnais, gerando grande inconformação, grande revolta, grande incompreensão e, principalmente, enfraquecendo nossa confiança nos propósitos divinos. 

Estar na presença de Deus é a solução mais eficaz para não sermos vítimas dessa cegueira, dessa revolta, dessa inconformação perniciosa. O salmista declara: “Quando entrei na presença de Deus, descobri que muitos sentimentos habitavam em meu coração por causa do que estava vendo, por causa da maneira como estava interpretando a realidade, por causa dos meus desejos caprichosos e mesquinhos, terrenos e carnais. Quando entrei na presença de Deus, a minha visão mudou, a minha mente foi iluminada, como se eu começasse finalmente a enxergar como Deus enxergava, a ver como Deus via, e comecei a entender que a verdade está além do que os olhos terrenos podem ver, mais além do que a mente cega pode compreender”. 

De acordo com o que lemos no Salmo 73, ao entrar na presença de Deus o salmista conseguiu enxergar quatro verdades evidentes. 

A primeira: a prosperidade humana é uma prosperidade relativa. 

O que a gente costuma chamar de prosperidade nem sempre é prosperidade de fato, nem sempre as aparências correspondem aos fatos. Às vezes, determinada situação de prosperidade divulgada na imprensa, ou na mídia de um modo geral, não passa de uma foto, e por trás daquela foto na coluna social dos jornais, há uma trágica realidade desconhecida. Por trás do sorriso na hora da pose, há muito choro. Por trás das valiosas roupas e jóias, há muitas almas empobrecidas e corações afundados no desespero. O que costumamos identificar como prosperidade, muito especialmente em nossa cultura capitalista e shopping-centeriana, está vinculado a aquisições materiais. Como é que se mede a prosperidade de alguém em nossa sociedade, senão a partir da ascensão financeira e patrimonial? 

No verso 18, o salmista adverte: “Certamente os põem em terreno escorregadio e os fazes cair na ruína”. Na presença de Deus o salmista compreendeu que não há coisa mais insegura, mais escorregadia, não há areia mais movediça e perigosa do que depender dos bens materiais. Isso é um terreno perigosamente escorregadio, diz o salmista, porque esse tipo de prosperidade é relativa, é extremamente relativa. 

O que faz do ser humano um ser humano? É o que ele possui? É o que ele consegue acumular? É o carro do ano que ele exibe pelas ruas? É o bairro onde ele mora? São as roupas que ele veste? 

Vale a pena recordar o filme O homem elefante, no qual um homem todo deformado era usado como atração de circo. O dono do circo, por sua vez, que o explorava para tirar vantagens financeiras, não possuía qualquer defeito físico. Mas o filme quer, justamente, lançar a seguinte questão: entre o homem explorado por seus defeitos físicos e o que o explorava, quem é, afinal, o deformado? 

O que é que faz do ser humano um ser humano? O que ele possui? O que ele acumula? O que ele parece ser? O que é, de fato, prosperidade? Ter tudo o que se deseja? De que vale tudo o que acumulou, por exemplo, diante de uma doença terminal incurável? Ou, como o Senhor Jesus perguntou aos discípulos, de que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? 

Então, a primeira coisa que o salmista descobriu na presença de Deus foi que o conceito humano de prosperidade é relativo. O que chamamos de prosperidade pode não passar de terreno escorregadio, de areia movediça, e vamos afundar. 

A segunda verdade: as condições humanas são reconhecidamente instáveis. 

Hoje temos algo que amanhã podemos não ter. O salmista se refere a essa verdade no verso 20, ao afirmar que os ímpios e seus valores “são como um sonho que se vai quando acordamos”. A nossa vida é como um sonho. Está tudo ali, aparentemente sob controle, aparentemente seguro, tudo muito ajustado, tudo muito certinho, tudo muito preservado. De repente, você perde tudo. E o que permaneceria para sempre acaba num piscar de olhos, tal qual quando você desperta de um sonho. Lidamos com muitas situações de aparente estabilidade, mas que, na verdade, são tão instáveis como a fumaça ou a névoa. A vida é uma roda sempre girando. E nós giramos juntamente com ela. Quem hoje está por cima, estará por baixo amanhã. Citando o título de um livro que analisa a instabilidade das instituições modernas, tudo que é sólido desmancha no ar. 

E como é possível que esses ímpios assumam uma postura arrogante de quem está perfeita e permanentemente estabilizados? Estabilizado sobre o quê? 

A terceira verdade identificada pelo salmista: mais cedo ou mais tarde a justiça de Deus acaba se manifestando. 

O apóstolo Paulo vai dizer que com Deus não se brinca. E que horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. 

O salmo 73 adverte que a manifestação da justiça de Deus pode demorar, mas — quando o Senhor começar a colocar as coisas em ordem — nada nem ninguém será poupado. Será como uma represa que rompe liberando um rio com forças acumuladas ao longo do tempo em que esteve contido. Não há como aplacar a força da sua passagem. Assim a justiça de Deus vai se impor diante dos homens. 

O apóstolo Paulo, na carta aos Filipenses, declara que “todo joelho vai se dobrar, e toda língua vai confessar que Jesus Cristo é o Senhor” Aquele patrão que vive perseguindo e oprimindo você, e o humilha e ridiculariza por causa da sua fé, vai acabar se ajoelhando e confessando que Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai. Aquele vizinho que, em meio aos seus problemas e aflições, desafia você sempre perguntando onde está o seu Deus, por que Ele permite que você sofra desse jeito, por que Ele não ouve as suas orações, vai acabar se ajoelhando e confessando que Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai. Herodes, Pilatos, Nero, Domiciano, Hitler, Lênin, Mao Tse-Tung, do tirano mais cruel ao mais incompetente ladrão de galinhas, todos, sem exceção, vão acabar se ajoelhando e confessando que Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai. 

A justiça divina vai, finalmente, cobrir a face da terra como um imenso oceano, e ninguém terá dúvida de qual é o caminho certo, ninguém terá dúvida de quem é o Deus verdadeiro, ninguém terá dúvida de que a vontade do Senhor é bóia, perfeita e agradável. Essa era a permanente confiante esperança do salmista. E deve ser a nossa confiante esperança também. 

A quarta coisa e última verdade do salmo 73: nosso maior bem não é algo que Deus nos dá, mas é o próprio Deus que se dá a nós. 

Prestem atenção nessa declaração do salmista: “A quem tenho eu no céu, senão a ti, e na terra nada mais desejo além de estar junto a ti; o meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre”. 

Ouçam ainda esta outra: “Para mim, bom é estar perto de Deus. Fiz do soberano Senhor o meu refugio, proclamarei todos os teus feitos”. 

Não olhe mais para o que os injustos têm, mas olhe agora para o que você tem: você tem Deus na vida, e o maior presente que Deus pode dar a alguém é Ele mesmo, a maior bênção que Deus pode dar a alguém é Ele mesmo estar na vida desse alguém. Foi o que o salmista descobriu ao entrar na presença de Deus: não há mansão, não há emprego, não há remuneração financeira, não há aplicação na bolsa de valores, não há automóvel mais possante, não há viajem turística, não há herança, não há nada que valha e que represente mais para nós do que o grande Deus. Ele mesmo é o grande presente dado por Ele. A maior alegria de alguém que crê é ter o próprio Deus em sua vida. 

O cronista Rubem Braga tinha a grande facilidade de observar o cotidiano e escrever belas crônicas a respeito da realidade humana. Num dos seus escritos, o cronista se refere ao sino de ouro de uma pequenina cidade do interior de Goiás. O texto é mais ou menos assim (cito de memória): 

“Contaram-me que no fundo do sertão de Goiás, num povoado de poucas almas, as casas são pobres, os homens pobres, e muitos são doentes e indolentes. Mesmo a igreja de lá é pequena. Mas me contaram que ali tem uma coisa bela e espantosa, um grande sino de ouro. 
É apenas um sino, mas é de ouro. De tarde, seu som vai voando em ondas mansas sobre as matas, os serrados, as veredas de buritis e a melancolia do chapadão, chegando ao distante e deserto carrascal, e avança em ondas mansas sobre os campos imensos. O som do sino de ouro dá a cada um daqueles homens pobres a sua ração de alegria. Eles sabem que de todos os ruídos, e de todos os sons que fogem do mundo em procura de Deus — gemidos, gritos, blasfêmias, batuques, murmúrios temerosos e agônicos das grandes cidades — Deus, com especial delicia e alegria, ouve o som do sino de ouro perdido no fundo do sertão. Então é como se cada homem, o mais pobre, o mais doente, o mais humilde, o mais mesquinho e triste tivesse dentro da alma um pequeno sino de ouro”. Não importa qual seja a nossa condição, nós temos algo dentro de nós que vale muito mais que um sino de ouro, ecoando em todos os momentos de aparente injustiça da vida, em todos os momentos de charco e lamaçal, em todos os momentos dolorosos e absurdos da existência. Temos dentro de nós muito mais do que o som do sino de ouro que louva a Deus. Temos dentro de nós o Espírito do próprio Deus que é louvado pelo sino de ouro. 

Autor: Pr. Carlos Novaes
Pastor da Igreja Batista de Barão da Taquara – Rio de Janeiro-RJ

61 comentários:

  1. Ótimo estudo, aprendi muito! Que Deus continue abençoando vocês e que a Paz de Cristo reine em vossos corações! =)

    ResponderExcluir
  2. a mensagem vai me ajudar muito na lição para Escola Dominical desse domingo Deus continue abençoando vocês.

    ResponderExcluir
  3. Estava muito angustiada por viver esta realidade em meu trabalho. só se dão bem os espertos, os mentirosos, enquanto que o justo, o honesto trabalha dobrado, sofre e não tem valor. Deus lhe abençoe por estas palavras. Luci.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por aqui passo pelo mesmo

      Excluir
    2. Não é muito diferente do que passo. Cheguei nesse texto justamente pq estou angustiada...

      Excluir
  4. Obrigada.

    Acredito que Deus fala através do "acaso" - estava mesmo a precisar de ler isto para sentir que realmente há justiça :)

    ResponderExcluir
  5. O artigo é muito esclarecedor. Me revolto com injustiças! Preciso das orientações de Deus, para que Ele me convença cada vez mais de que Ele tem feito justiça e retire de mim a angustia de não aceitar o que Asafe também não aceitava como descreveu na primeira parte do Salmo 73.

    ResponderExcluir
  6. os justos vão sofrer na terra até o fim, enquanto os ímpios vão se dando bem....ai no fim, só laaaaaaa no fim, depois que os justos sofrerem bastante, ai Deus vai vir fazer justiça.....aaah sim....entendi....os justo se ferra tanto, mas tanto, que até ele questionando o porque do ímpio se dar bem, ele ta sendo invejoso.....FAZ MUITO SENTIDO MESMO EIN!!! parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adriano tenha calma vc fala asim porque nao compreende, o sentido por tras da letra.

      Excluir
    2. Acho q concordo com o Adriano...
      Li td o texto e me fez entender oq ele comentou....

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Adriano, eu não sei se você é cristão, não sei se você é ateu mas já que colocou sua opinião eu respondo colocando a minha, lembre-se então da história de Jó, nunca antes na história da humanidade um homem teve tanta desgraça e aflição como Jó, homem rico e poderoso, o próprio DEUS chamou Jó de homem integro e honesto que temia a DEUS e se desviava do mal, satanás chegou diante de DEUS e disse que Jó só temia e respeitava a DEUS porque ELE tinha feito Jó um homem rico nos padrões daquela época, DEUS aceitou a aposta de satanás e Jó perdeu tudo o que tinha, seus bens, sua saúde e sua família, mas no final da história pela fidelidade de Jó, satanás foi humilhado, DEUS foi exaltado e Jó recebeu em dobro o que havia perdido desde bens materiais, saúde de ferro, esposa e filhos JESUS quando veio a Terra não nos prometeu riqueza e posição social, o capitalismo diz que uma pessoa vale por aquilo que ela acumula de bens, DEUS é o oposto, ELE julga o coração de pessoa e NÃO DÁ A MÍNIMA PARA A CONDIÇÃO FINANCEIRA DELA, JESUS nos trouxe algo infinitamente superior ao dinheiro e ao status, trouxe a salvação eterna pois ELE afirmou o que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Por isso ELE também propôs a parábola do rico insensato, que apenas acumulou bens e disse que poderia descansar pelo resto da vida sem se importar com nada principalmente com a sua salvação, a parábola termina com esta frase: LOUCO ESTA NOITE PEDIRÃO A TUA ALMA, O QUE TENS PREPARADO, PARA QUEM SERÁ? Ou seja o cara ia morrer naquela noite e passou a vida negligenciando a DEUS em detrimento do dinheiro e da posição social, mas NADA DISSO IRIA ADIANTAR NAQUELE MOMENTO, OS BENS ACUMULADOS FICARIAM NA TERRA PARA OUTROS SE DELEITAREM, ENQUANTO ELE PROVAVELMENTE ESTARIA INDO PARA O LUGAR ONDE HAVERIA CHORO E RANGER DE DENTES. JESUS afirmou que neste mundo iríamos inevitavelmente sofrer, mas ELE também disse que venceu o mundo por isso nos disso para termos bom ânimo, outra ELE também afirmou assim: felizes são vocês que têm fome e sede de justiça porque serão fartos, felizes são vocês que choram porque vão ser consolados e vão sorrir, o livro de provérbios afirma que aqueles que ficam ricos por meio de violência inevitavelmente são apanhados na rede de sua própria armadilha, DEMORE O TEMPO QUE FOR, mais uma coisa JESUS disse: busque primeiro o reino de DEUS e sua justiça a outras coisas serão acrescentadas, ELE também afirmou que o PAI sabe das coisas que nós necessitamos para viver, alimentos, roupas, dinheiro, casa, ELE disse vocês sendo maus sabem dar boa dádiva aos seus filhos quanto mais vosso PAI que está nos céus lhes dará, e pra terminar DEUS cuida de seus filhos no momento da aflição, pois está escrito: Acheguemos diante do trono de DEUS afim de recebermos socorro em tempo oportuno, tempo está escrito fui moço hoje sou velho, mas nunca vi o justo desamparado nem sua descendência a mendigar o pão (podemos encontrar pessoas servindo a DEUS na dificuldade mas na mendicância, na sarjeta você na encontra, pode encontrar na sarjeta pessoas que apostataram da fé em Cristo), e pra terminar analise o texto, Asafe teve um entendimento quando percebeu que a situação dos ímpios é desesperadora pois no momento da aflição as riquezas não servem de nada, um exemplo clássico é Marilyn Monroe, suicidou-se no auge da fama e da glória com um bilhete escrito assim: "Não tenho mais esperanças", no momento da aflição os filhos de DEUS podem lembra-se disso: Elevo os meus olhos para os montes de onde me virá o socorro O meu socorro VEM DO SENHOR QUE FEZ OS CÉUS E A TERRA.

      Excluir
    5. Excelente resposta Abençoada! Que Deus continue te abençoando e te capacitando para poder responder a cada um a razão da nossa futura e gloriosa esperança. Aleluiaaaa!!! Meu tesouro maior nesta terra presente e na Futura nos céus, é JESUS CRISTO!!!!

      Excluir
    6. Concordo com o Adriano. Sinto o mesmo, na caminhada cristã é só deserto, luta, vento, DEUS só age nos 45 do 2 tempo e na prorrogação e nem sempre tb. Fiquei por 10 anos, me guardando (santidade), buscando ser fiel a Deus, era tida como um exemplo de mulher cristã, só que de tanto ve isso ai q Asafe viu e muitos veem, desanimei, escorreguei e cai. Tenho a impressão que o fato de ter Deus, é tudo mais difícil. Asafe refere-se ao ímpio, e quando você ve uma amiga nascida e criada na igreja evangélica saindo com o marido de outra mulher, o cara pedindo divórcio de um casamento de 10 anos, sendo abençoada profissionalmente, financeiramente, postando versículos bíblicos no face? Desculpa, não consigo entender às vezes a justiça de Deus. Chego a conclusão que para ser abençoado não devemos obedecer e sim transgredir, pois, aumenta a misericórdia de Deus e seu amor. Por estas e outras razões que fico descrente do cuidado de Deus comigo.

      Excluir
    7. O nosso sucesso na vida depende do tanto q nos buscamos. Por exemplo; se queremos um bom emprego temos q bus capacitar a ser o melhor por exemplo estudando, tendo uma boa aparência, tendo uma boa dicção, isso faz a diferença quando fomos disputar uma vaga de emprego. Deus te deu tudo q precisa "inteligência " agora se vc tem todas as carac5 e uma outra candidata também aí vem a questão do compromisso com Deus. Com certeza Deus vai te honrar porq ele não é injusto. O sol brilha pra todos . Se alguém faz mal para outra pessoa rouba fala mau e se dá bem . E aí só uma questão de tempo isso não quer dizer seu tempo
      .Deus tem compromisso com fiel, mais isso não quer dizer q nós temos q cruzar os braços e ficar sem qualificação para enfrentar esse mundo de disputas
      Deus abençoa a todos

      Excluir
  7. Do q me vale ter riquezas, fama. Tudo nessa terra e perder a minha salvação. Mesmo q eu não tenha riquezas, fama nada nesse mundo.. Ainda assim eu te louvarei e te glorificarei meu Deus..pois o q é meu , o meu tesouro não esta aqui mais com o meu Deus. E e o maior dos tesouros, a vida eterna com o pai..Amém!!

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Não sei qual é o seu problema, mas posso te dizer uma coisa, DEUS existe, falo isso porque eu mesmo, já senti o que você está sentindo mas foi só no momento de desamparo que eu me joguei no chão e pedi ajuda a DEUS, a bíblia afirma que ELE sara aqueles que têm coração quebrantado e mais ela afirma que todo aquele que vai até ELE de forma alguma é lançado fora, DEUS te ama tanto que te chama de mais do que vencedora, te ama tanto que enviou o Filho DELE que era inocente pra pagar os pecados que temos, os problemas que passamos acontecem por causa do pecado que existe no mundo desde a queda de Adão, muitas vezes eu também fico querendo questionar a DEUS por conta de situações que não entendo, mas aprendi que antes de questioná-lo em me acalmo e digo: O SENHOR está no controle, não sei o que te aconteceu mas DEUS não está alheio ao seu problema, ore a ELE diga a ELE o que te incomoda, conte a ELE seus desejos, seus sonhos, seus pecados, TUDO o que você sente, ELE é DEUS, ELE conhece tudo em você, mas a partir do momento em que você conta a ELE usando seu ponto de vista, você estará deixando que ELE participe da sua vida, abra seu coração para DEUS, fale tudo o que você sente com toda a franqueza e sinceridade e verá acontecer uma grande reviravolta na sua vida. A bíblia diz que o Filho do Homem veio buscar e salvar aquele que estava perdido, ela também diz: venham até mim todos os que estão cansados e oprimidos e EU lhes aliviarei. Entregue sua vida a JESUS ou se for o caso volte pra ELE, entregue seu problema a DEUS, cheguemos perto do trono da graça afim de recebermos socorro em tempo oportuno.

      Excluir
    2. Sinto muito pelo seu sentimento!!! Sugiro a assistir ao filme " Deus não está morto ", se tiver grande empenho ao assisti-lo creio que o Espírito Santo de Deus irá mudar o âmago da sua alma ao ponto de todos os seus amigos e parentes perceber.

      Excluir
    3. Olá Maria Luíza Machado Pereira, confesso que também pensava como você, no entanto Deus através da sua "Amazing Grace" Maravilhosa Graça mudou meu pensamento e a minha vida. Sugiro a você que assista ao filme "Deus não está morto" e creio que o Espírito Santo de Deus irá convencê-la da verdade. Que a Amazing Grace do Senhor Jesus seja eternamente contigo.

      Excluir
    4. Maria Luíza, a decepção da vida fez você perder a fé, que Deus te ajude e derrame sobre você fé, que é dom Dele !

      Excluir
  9. Maria Luiza,
    Que ele tenha misericórdia de ti.

    ResponderExcluir
  10. um estudo edificante que vai me ajudar a ajudar outras pessoas, que, assim como eu, vivem essa realidade..Deus é lindo e a sua palavra nos alimenta, estou saciada. Amooo esse Deus maravilhoso e desejo que Ele continue te usando grandemente!!!
    Fica na paz!!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde,
    Creio que seja aceitável e extremamente justo o questionamento de Asafe e realmente eu tenho questionado as mesmas coisas que este servo fazia pois com meu coração amargurado pergunto-me que espécie de Justiça Divina é esta que somente favorece, privilegia os maus, os hereges, os incrédulos, os desonestos, os que desrespeitam continuamente o Seu santo nome enquanto que os que querem andar na Retidão e no temor a Ele são os são mais prejudicados. Isto é Sua justiça? Na minha opinião NÃO. As vezes nos agarramos a uma crença, a um modo de pensar que temos profunda dificuldade de nos livrar pois os laços, os grilhões são por demais poderosos e literalmente nos recusamos a enxergar o óbvio: QUE EXISTE ALGO PROFUNDAMENTE ERRADO COM NOSSO SISTEMA DE CRENÇA E QUE ESTAMOS SENDO PREJUDICADOS POR ESTE SISTEMA! Mas quando chega-se ao ponto de não mais esconder a triste e inquestionável realidade que está absolutamente claro a nossa frente: O nosso sistema de crença é falho e ineficiente e precisamos de coragem para questionar e assumir que acreditamos numa grande e redonda mentira criada para nos manter presos. Deus, em toda a história bíblica, tratou muito, mas muito mau aos seus leais servos e NA MAIORIA DAS VEZES favoreceu com benefícios em todos os níveis, os que não O serviam e os que eram DESAGRADÁVEIS AO SEUS OLHOS como acontece nos dias de hoje; As Escrituras Sagradas NÃO MENTEM e aceitar esta triste realidade, que somos DESFAVORECIDOS por Deus em favor dos que não querem nada com Ele, é o princípio libertário de uma cadeia mental ilusória pois: CONTRA FATOS NÃO EXISTEM ARGUMENTOS. A falso consolo de que os que servem a Deus serão totalmente favorecidos depois não sei quando,e os que não servem a Ele e que ainda tripudiam sobre o Seu santo nome, irão para o inferno em algum futuro incerto ou que serão castigados em algum momento, não cola mais, pelo menos para mim. A Palavra afirma que O justo viverá pela fé. Quem é justo aos olhos de Deus? Os ímpios, os incrédulos, os desonestos, os roubadores? Porque são estes que vejo o tempo todo sendo privilegiados.
    A Palavra que diz que haveria diferença entre que serve e o que não serve e, realmente Ela se cumpriu e está bem claro e visível: O favorecimento do Iníquo, do roubador, do desonesto, do mentiroso. Onde está Sua Justica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E outra coisa não FAZ sentido ALGUM, ( o por que) nós vivemos em um mundo DOMINADO por uma SOCIEDADE EGOISTA , MISERAVEL , DESGRAÇADA , CHEIO DE MALDADE, só o proprio DEUS pode responder isso !!!!

      Excluir
    2. Eis que venho em breve!
      A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez.
      Apocalipse 22;12

      Excluir
    3. Mais uma vez eu venho dizer uma coisa não tem nada haver com a outra se nós somos pessoas que nos esforçamos estudamos corremos atrás de entendimento somos pessoas comprometidas com o estudo buscar conhecimento aperfeiçoamento cursos somos umas somos uma pessoa completamente preparada para o meio profissional agora se não somos bem preparados também estamos à mercê das disputas esse mundo é feito de disputas sempre temos que nos preparar Mas isso não significa que Deus não está do nosso lado é muito melhor você está preparado nesse mundo com Deus do que sem ele uma coisa não tem nada a ver com outra toda nossa ação existe uma reação . Conheço muitos justos prósperos com carros fazendas dinheiro uma vida muito bacana e são pessoas fiéis a Deus a diferença está em nos esforçar nos aperfeiçoar estudar com Jesus Cristo o ímpio Jura que tudo bem pelos seus próprios esforços por exemplo se você estiver uma disputa de emprego junto com o ímpio e e ambos tiverem a mesma qualificação nessa hora Deus vai ter compromisso com aquele que é fiel é fácil de entender. Agora se alguém acha que é bonito roubar matar enganar manipular trair adulterar e depois a pessoa se dá bem hora isso é uma condição de caráter temos que pedir Deus para mudar o nosso caráter Não importa se a pessoa se dá bem ou mal por dentro aquela pessoa é muito vazia não importa o resultado o que vocês têm que entender é que se você joga um balde d'água para cima a tendência da água é cair não tem como essa água simplesmente subir então tudo tem seu curso natural somos frutos de nossas atitudes vamos parar de colocar a culpa em Deus pelas problemas desta vida a diferença é que se nós temos uma vida justa diante de Deus tudo o que nós fazemos prosperará é promessa de Deus indiferente do ímpio mas para isso temos que estar com a vida no altar de Deus fazendo sua vontade querendo e também nos preparando para as disputas desta vida que não tem nada de espiritual Deus está conosco aonde a gente for

      Excluir
  12. Ótimo estudo aprendi bastante. O Senhor é perfeito e a Ele seja data toda honra e Glória

    ResponderExcluir
  13. bom, eu acho que os impios prosperam porque não temem a nada e, talvés nem acreditam em Deus. são sem compromisso e acho que o galardão deles está aqui nesse plano terrestre.Deus não interfere no livre arbitrio de niguém. porém prestaremos contas de nossos atos é quando eu acredito que a coisa vai pegar no entanto será tarde demais. não ter como voltar atrás e, todo aquela vida arregada de prazeres e luxuria vira pó. e quanto aos que se consideram injustiçados lembre - se. Jesus disse: pega tua cruz e me siga. ele não disse pega teu bilhete de loteria e me segue. não, ele disse mais no mundo tereis aflições mais tende bom ânimo eu venci. vocês foram chamadas para fazer a vontade de Deus. para trabalhar na obra de Deus. renovem sua fé ou não acreditam nas promessas de Deus? siga seu caminho firme e forte no senhor não olhe pra trás nem pro lado. olhe somente para seu proposito com Deus. honre o amor que ele tem por você, de valor ao sangue que Jesus derramou por você. não cobre mais nada de Deus pois ele além de já ter sacrificado seu filho ainda lhes garantem o paraiso. pra que melhor? se você é justo. honesto e possui outros atributos admiraveis continue e procure melhorar sempre. esquece o mundo isso aqui é fantasia foque em Deus ele sim é real e não discumprira sua promessa. quando se aceita a Jesus fica bem claro que seu tesouro não é desse mundo.

    ResponderExcluir
  14. Provérbios: 17. 5. O que escarnece do pobre insulta ao seu Criador; o que se alegra da calamidade não ficará impune..... Provérbios: 15. 16. Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro, e com ele a inquietação... Pv: 13. 18. Pobreza e afronta virão ao que rejeita a correção; mas o que guarda a repreensão será honrado. 🙏

    ResponderExcluir
  15. Mesmo assim n me convenceu,quer dizer qurr ,eles aprontam vivem bem e depois aceita a jesus e tudo vai bem c eles,e nos no sofrimento,eu creio que a unica certeza de servi-mos a jesus e que vamos morar no ceu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Susan Castro ... eu acredito que essas pessoas que passaram a vida inteira fazendo o MAL , PREJUDICANDO , PISANDO, dando PREJUIZO ,FERRANDO com proximo... e no final aceitou a JESUS depois de ter aprontado tudo isso ... vão ser JULGADOS la no ceu e terão que responder por todos seus atos ,serão lançados no QUINTO dos INFERNOS ...só os justos que vão permanecer no ceu..

      DEUS VAI FAZER JUSTIÇA

      Excluir
    2. Susan Castro. Estude, se profissionalize, trabalhe bastante, monta um negócio próprio, aprenda a administrar suas finanças, poupe dinheiro, crie objetivos para prosperar mais, faça tudo que você precisa fazer para ganhar mais dinheiro. Mas- jamais abandone Deus em sua vida.

      Excluir
  16. Se olharmos para o mundo, para os que prosperam, vamos ficar assim mesmo, revoltados como Asafe, como Pedro ao caminhar sobre o mar, enquanto estava olhando para Cristo, estava tudo bem, mas quando olhou a sua volta o vento forte, começou a afundar, assim somos nós, se não olharmos sempre para Cristo, vamos afundar como aconteceu com Pedro. Olhemos para Cristo que é autor e consumador da nossa fé.

    ResponderExcluir
  17. Não é só a prosperidade do ímpio que pode causar essa ''revolta'',mas tb daqueles que estão nas igrejas, mas que não tem vida com Deus, só estão atrás das mãos de Deus mas não querem compromisso, daqueles que mesmo sendo instáveis na fé estão se dando bem financeira ou até mesmo sentimentalmente...
    Mas como disse o Sousa Dias, o melhor é olhar só para Cristo,pois se olhar para baixo vamos nos afogar.

    ResponderExcluir
  18. Sempre pensei como Asafe pensou um dia,comecei a ler este estudo com o meu coração dilaserdo, triste amargurado, e sem nenhuma força. Mais quando me aprofudei mais no estudo vi que, a minha salvação vale muito mais daquilo que venho querendo alcançar. Embora não almejo riquezas, mais uma vida financeira melhor,e por isto tenho me questionado muito porque o ímpio tem tudo fácil, e eu trabalho tanto não consigo. Mais hoje posso ver que se olhar pras coisas desse mundo vou ficar aqui.Mais não quero isso prefiro estar com o Pai Celestial...

    ResponderExcluir
  19. Sempre pensei como Asafe pensou um dia,comecei a ler este estudo com o meu coração dilaserdo, triste amargurado, e sem nenhuma força. Mais quando me aprofudei mais no estudo vi que, a minha salvação vale muito mais daquilo que venho querendo alcançar. Embora não almejo riquezas, mais uma vida financeira melhor,e por isto tenho me questionado muito porque o ímpio tem tudo fácil, e eu trabalho tanto não consigo. Mais hoje posso ver que se olhar pras coisas desse mundo vou ficar aqui.Mais não quero isso prefiro estar com o Pai Celestial...

    ResponderExcluir
  20. Mas Deus não disse que abençoaria o justo? Que satisfaria os desejos do seu coração? Se primeiro buscar a Deus o correto seria que todas, nada menos que todas as coisas iriam ser acrescentadas? Todas inclui vida, saúde, dinheiro, família, felicidade. Não tá escrito assim? Ou estou enganado?

    ResponderExcluir
  21. e muito complicado entender tudo isso.as vezes um impio prospera, nao quer dizer que ele nao acredita em deus. deus nao tem nada com isso.o que eu nao entendo e uma pessoa na igreja e nao tem dinheiro pra comer.

    ResponderExcluir
  22. eu só sei que Deus é Deus de Paz e não de confusão,..conheço muitos cristãos que são prósperos assim como também conheço muitos que passam nessecidade,acho que vai da fé de cada um,..o que não devemos é negar ao nosso Deus nunca,..e estarmos prontos para fazer a vontade de Deus,..se Deus nos abençoou com bens materiais,ajudemos ao que tem falta,..e se não temos bens materiais mas somos cheios de unção,de Fé,de virtude, de amor,de esperãnça, e somos saúdaveis,vamos dividir isso tbm,levando o amor,a Fé A esperança aos que não tem,..vamos ser voluntarios para fazer o bem sempre,..isso é juntar tesouros no céu,..um dia a morte vem para o rico e tbm para o pobre, e para a cova nada vamos levar,nem o rico leva seu tesouro,e nem o pobre sua pobresa,..mas tanto o rico qnto o pobre se fizeram o bem nessa vida,então cada um tera seu galardão diante de Deus,..e Jesus ensinou que devemos fazer o bem,e amar nos uns aos outros assim como ele amou,..e a maior forma de dar amor é nos ajudando uns aos outros,..e aguardarmos por fim nosso encontro com Deus,..não cabe a nós julgar ninguem...fiquem em paz amigos,com prosperidae ou sem prosperidae material ,vamos adorar ao Deus vivo, e esperar nosso dia sempre fazendo o bem,..

    ResponderExcluir
  23. Eu e você conhecemos pessoas que sempre foram próspera independente da fé que professam.Muitos considerados ímpios tem seus bens alicerçados no trabalho honesto e vida financeira organizada.Deus não faz acepção de pessoas quando chove no seu bairro por exemplo quem quiser se molhar e só sair de casa.Li um versículo que me deu certo entendimento"salmo 125 verso 16 diz que o céu é do Senhor e que a terra ele deu aos homens,sos filhos de adão.Aqui está nas nossas mãos decidir como prosperar,o que vale a pena tentar,quais os meios usar...Porém a vida na eternidade é ele quem vai decidir,vai julgar pq o céu é dele.A nossa terra e um lugar de passagem bens materiais não nos acompanharam.Vamos seguir as ordenanças do Mestre EVANGELIZAR combater as heresias que têm sido anunciada nos púlpitos.bjs

    ResponderExcluir
  24. l João capítulo 2 versículos 15 em diante.
    Romanos 12;2
    Tiago 1;27

    ResponderExcluir
  25. Muito bom,é difícil esperar a justiça de Deus,dá vontade de fazer justiça com as próprias mãos e muitas vezes nas horas de desespero procurar até a ajuda do até do inimigo procurando ocultismo ou espiritismo para ter uma expansão mental,para ver e encontrar respostas além da minha limitação,mas vendo essa publicação me motivo a continuar a minha luta pela salvação.

    ResponderExcluir
  26. Eu vou falar simples e bem claro: Eu trabalho de segunda a domingo de 6hs as 23 hs divulgando meu trabalho na internet e tenho uma posição conquistada MUITO boa e digo até que outros com certeza desejam estar no meu lugar. MAS por eu ser Cristão não obtenho vitória disso , vejo outras pessoas sem 01% da minha divulgação e vivem em abundância e muito melhor que eu.Quando vou observar quem são essas pessoas são pessoas que não sabem quem é Cristo, são pessoas que servem ao inimigo. O Cristão só tem o Reino do Senhor Jesus Cristo aqui na terra foi determinado a não ter prosperidade só o necessário. Agora venha me dizer que conhece sim Cristãos prósperos.... SIM são pastores, cantores gospel e outros que usam o nome de Cristo para se sustentar para ter prosperidade e pior: NÃO TEM MEDO DISSO, acham normal e certo, são falsos Cristãos que quero ver eles cantarem pastorarem sem receber uma moeda em troca igual Cristo fazia.
    Agora: Quem determinou que o Cristão só pode ter o mínimo só para pagar as contas está LOUCO, isso mesmo: estou sendo bem claro: TEM PROBLEMA DE RACIOCÍNIO, TEM PROBLEMAS.
    O Cristão tem sim que ter a melhor casa a melhor roupa o melhor de tudo, não para aparecer mas SIMPLESMENTE porque é de Jesus Cristo.
    Eu estou consertando meu carro com dificuldade e vou colar bem grande no vidro traseiro: JESUS CRISTO É MEU SENHOR. E falar a todo mundo que esse carro é vitória de Cristo não minha.
    Infelizmente por mais que eu trabalhe nada avança... apesar de eu ter uma divulgação monstruosa na internet somente os que seguem o inimigo eu vejo prosperar, INFELIZMENTE É ESSA A TRISTE REALIDADE não é nem mais nem menos.
    Está errado essa situação, quem determinou essa situação, quem impede essa situação... Eu me sinto rodeado de doidos não aceito essa M* de imposição.
    E NÃO ME VENHA TENTAR JUSTIFICAR com passagens biblicas O INJUSTIFICAVÉL, Tentar cegar aquilo que todo mundo sabe que é errado e certo isso é VERDADEIRAMENTE uma LOUCURA de Deus e do Inimigo, parece que ambos precisam de um psiquiatra, psicólogo, qualquer coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Concordo plenamente...vivemos em um mundo MOVIDO a $$$$.. aonde quem não serve a Deus é que esta se dando bem...!!! e até alguns que estão na igreja os CRENTÕES HIPOCRITAS disfarçados..!!! estão tambem numa boa ...ja reparou isso.!! .A Biblia é CHEIA DE PROMESSAS ...e quem serve a Deus não vive estas promessas ..e por que..??? .. Realmente não sei..??? não sabemos nem o por que estamos aqui nesse mundo vivendo sob o jugo desse SISTEMA DEMONIACO ...aonde o valor é dado pra quem tem $$$$..fomos ensinados a depender de Deus pedir tudo pra Deus em nome de JESUS..!!! mais cade as respostas das nossas orações.??? na maioria das vezes não vem..!! ai a vida fica dificil ...não da pra entender isso ..!!!

      Excluir
  27. Pessoal, vocês são o que vocês fazem. Parem de julgar a Deus por seu sucesso ou fracasso. Note que, em sua vida, todas as vezes que você fizer o que é certo, dará certo e, toda as vezes que fizeres tudo errado, dará errado. Nós erramos com a inveja, com calúnias, com difamações, injúrias, injustiças e etc. Temos todos, livre arbítrio e o usamos como bem pretendemos. Quem somos nós para julgarmos as atitudes de um Ser tão perfeito quanto Deus. Enquanto a ciência não explica ainda toda a ciência, enquanto a medicina ainda não alcançou a cura de diversas doenças e, sequer entende perfeitamente como funciona o cérebro humano, quem pensamos que somos enquanto criatura querermos julgar o Criador de tudo isso? Quer entender e julgar a Deus, entenda primeiro tudo que ele criou (impossível) e veja quão superior ele é a todos nós! Com apenas sua voz,Ele disse: haja luz! E o sol nasceu e nunca mais se apagou. Nós sequer conseguimos olhar para o Sol por 5 minutos a olho nú e estamos querendo questionar a Deus e suas intenções? Olhe para dentro de si e veja o quanto você é imperfeito, maldoso(a), invejoso(a), orgulhoso, medíocre, sem amor ao próximo e veja o quanto não merece prosperar. Mas não prospera, principalmente, porque não estuda, não trabalha, acorda tarde, tem preguiça e etc. Tem gente que fala que trabalha 10/12/16 horas por dia, mas existe uma grande diferença entre sair de casa e realmente trabalhar. As pessoas vão para o trabalho e passam o dia no facebook, whatsapp, bate papo e chegam em casa e falam que trabalharam pra caramba. Como assim? Trabalhar não é sair de casa apenas. E mais, Deus e dinheiro não tem nada a ver. DEUS é Espírito, nosso Pai não é materialista. Pouco importa a ele o que você têm. Ele enxerga teu espírito, lê seu coração. Deus não liga pro seu corpo, roupas, carros, mansões, Ele enxerga tão somente quem você é. A riqueza que você irá acumular depende do quanto você poupa, do quanto é empreendedor(a), do quanto sabe investir e reinvestir. E Deus não tem nada a ver com isso. Se você tem fé que vai prosperar e se esforça para isso, Ele não impede. Mas se você não pode ver nada que já quer comprar, não consegue guardar dinheiro e tals, é claro que não prosperará. E prosperando ou não, não significa que você será salvo ou não. Salvação é dada a corações bons, aos éticos, aos bondosos e o inverso destas características existem tanto em ricos como em pobres e Deus não tem nada a ver com isso. Ele é perfeito!

    ResponderExcluir
  28. Eu vejo muito impio prospero e gente HIPOCRITA da igreja que se diz de Deus tambem prosperando..A PALAVRA de Deus é cheia de promessas QUE são para os (JUSTOS) e não para estes DESGRAÇADOS IMPIOS AMANTES do DINHEIRO.. o que vejo hoje é ao contrario ..isso é que não entendo...??? sabemos que o fim dessa gente (IMPIO) é o inferno..

    ResponderExcluir
  29. Nao quero ser identificado

    ResponderExcluir
  30. O texto é bom, mas discordo em alguns aspectos, assim como alguns comentários que li acima, não faz o menor sentido. Todas as vezes que leio passagens do tipo, entro em contraste com uma outra passagem onde diz que "comeremos o melhor dessa terra". Considerando a situação atual do país, alto índice de desemprego, pessoas que sobrevivem para comer e uma série de quesitos, a única desculpa para tal justificativa seria essa apresentada no texto. Visto também que não é todo mundo que pode escolher o caminho que quer seguir, alguns já nascem extremamente pobres e vão continuar extremamente pobres, comparar casos isolados é de tremenda covardia, ninguém é beneficiado no mundo a não ser que tenha dinheiro. Não é possível esperar em Deus quando suas contas chegam todo mês e você tem que pagar, não é possível esperar em Deus vivendo de fazer "bicos" prá lá e pra cá, não sei qual tempo de Deus é esse e infelizmente nem eu nem outras milhões de pessoas podem ficar esperando Deus fazer algo, ainda que façamos, sabemos aonde vai dar, mais esforço sem retorno nenhum, porque o sistema é assim. Quando reclamamos da situação, agimos e não temos resultado, não se chama murmuração, se chama desespero e o país inteiro está desesperado por dinheiro e principalmente qualidade de vida que a maioria não tem.

    ResponderExcluir
  31. Deus criou os céus e a terra deu a terra para os homens plantar colher prosperar edificar e dela viver basta sabermos como fazer lá para sermos prósperos extraída a terra o melhor Deus já nos deu tudo que precisamos Parem de colocar desculpa em Deus pelos seus fracassos arregace as mangas corram atrás dei o melhor buscar entendimento estudem aperfeiçoe sejam humildes que as bençãos do Senhor vão estar ao seu lado te acompanhando aqueles que agem de maneira ao contrária aos bons princípios de Deus se fizerem tudo às escondidas um dia será revelado podem até prosperar Por que a normal nesse mundo cheio de coisas erradas mais um dia responderão pelas consequências obrigado

    ResponderExcluir
  32. Eu entendo que a recompensa de servir a Deus é espiritual e nemhuma glória material se compara a ela. Ok. Mas o que adianta servir a Deus e ver os maus se dando bem sempre? De que adianta servir a Deus se aqueles que nunca serviram a Deus vao ter justiça após a morte? Quem sabe sobre após a morte? Ninguem sabe nenhuma religiao afirma o que acontece após a morte. Entao de que adianta servir a Deus e esperar a recompensa após a morte? A vida é aqui e agora. Se Deus quer cumprir suas promessas que cumpra aqui enquanto ha tempo. A questao nao é invejar as coisas materiais dos outros. A questao é porque as pessoas que nao conhecem a Deus se dao tao bem na vida! Experiencia pessoal: fiz um monte de porcaria me dei mal fui burra. Deus nao tem nada a ver com isso. Ok. Eu fui a responsavel.pela minha desdita. Procurei Deus e ele me levantou. Mas as demais pessoas que estavam envolvidas nos acontecimentos e que nao conheciam a Deus e que continuam nao O conhecendo, nao se deram conta do mal que fizeram e só prosperam em todos.os sentidos. Familia dinheiro trabalho tudo. Isso que eu consigo entender. Eu entendi o mal que fiz e busquei a Deus. Os outros nao.entenderam nada nao buscaram a Deus e continuam se comprazendo no mal sem nenhum prejuízo. Ta mal. Ta muito errado.

    ResponderExcluir
  33. Já culpei DEUS pelos meus problemas. Errei. O maior culpado sou eu. DEUS me fez muito, porém, fui ingrato com ELE. Hoje, eu tento orar e não consigo falar com DEUS. Estou muito mal. Passando por dificuldades e não vejo saídas. Me ajudem em oração. Sei que o poder de DEUS e instantâneo. Porém, não consigo viver mais isso. Uma luta constante. Busco saída é não vejo. Estou triste. Atrasado.... não consigo ver O SENHOR ao meu lado. Socorro....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEUS DIZ >AQUIETA-VÓS EU SOU TEU DEUS >NAO SE CULPE POR ISSO ,QUE DEUS NOS PERDOA . 70 X 7 COMO DIZ A PALAVRA E PROCURE PENSAR POSITIVO E NUNCA PENSE NO PIOR E SIM NAS COISAS BOAS DA VIDA E VEJA LÁ NO YOUTUBE COMO PENSAR POSITIVO E PALAVRAS QUE PODE MUDAR A VIDA DE TODOS NÓS . DEUS TE ABENÇOE MEU IRMAO (A) > MANTENHA A CALMA E ORE COM FERVOR !

      Excluir
  34. Pois e eu tambem tenho esse questionamento mas ai foi muito mensionado so pessoas desonesta falcatruentas mas so que tem pessoas honestas que prosperam tambem mas porem nao temem a Deus

    ResponderExcluir

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...