sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Irmãos que vivem desordenadamente.

"Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu."2 Tessalonicenses 3:6

Sempre digo que a interpretação bíblica é a chave que nos livrará de toda heresia e nos estreitará ao real propósito de Deus. Muitos tem interpretado de maneira relaxada, sem ao menos ler o contexto do verso, se equivocando com o que o autor quis realmente dizer.
É o caso deste versículo ora acima citado, se eu querer fazer uma interpretação farisaica somente com ele é possível, porém o que Paulo realmente estava querendo dizer com este versículo?

Primeiro, analisemo-nos que não é um pedido de Paulo, mas uma ordem. Isso nos mostra que sua solicitação não era para passar em branco, mas para realmente levar a sério. Há versículos que Paulo pede, roga (Rm 12:1), porém neste ele manda, ordena...

Segundo, sua ordem é para se apartar, se afastar, de irmãos, isso não estaria indo contra a unidade da igreja? Não, pois antes da unidade vem a verdade. Lutero dizia: "A união se possível, mas a verdade acima de tudo". Baseado em Romanos 12:18 que diz "Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens" podemos ver que o próprio apóstolo dos gentios reconhecia a impossibilidade de alguns irmãos em permanecer na unidade do corpo pela vida desordenada que levam.

Terceiro, de irmãos que vivem desordenadamente. A palavra desordenado para nós traz um sentido de desordem e de pessoas que vivem de qualquer maneira, mas o original grego traz o sentido de ociosidade. Viver desordenado é não ter ordem em sua vida de trabalho, pessoas que querem viver a custas de outras, que não trabalham, vivem ociosas, e por isso vivem em desordem, ou seja, fora da ordem natural das coisas. No mesmo capítulo no versículo 10 Paulo mesmo diz que o que não trabalha que não coma, fazendo jus a interpretação.

Portanto, a preguiça, a ociosidade e a desordem manifestada por uma vida que não quer trabalhar, mas viver a custas dos outros é contrário aos ensinos bíblicos, e devemos nos afastar do dito "irmão", se nossas orientações a respeito do assunto não forem ouvidas e ele ainda querer permanecer no erro.

Dura a palavra? Mas Deus sempre trata com dureza, principalmente porque nós que somos participantes de sua santidade queremos passar a mão na cabeça e esconder com pano quente?

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...