segunda-feira, 5 de maio de 2014

Poder e testemunho.

Houve um período em que a igreja intensificou sua sede por poder político, muitos exemplos podem ser citados desse período, mas quero citar apenas um. A igreja medieval atinge o ápice do poder, com o papa Inocêncio III (1198-1216). Ele tinha sobre o seu controle a Igreja Católica e também o Império.

No ano de 1215 Inocêncio III convocou o Quarto Concílio Laterano onde violou a Palavra de Deus com doutrinas estranhas como: a obrigatoriedade de uma confissão auricular anual; e a criação da doutrina da transubstanciação (afirmando que o pão e o vinho da comunhão não são símbolos do corpo e do sangue de Cristo, mas são transformados no corpo e no sangue de Cristo, que se dá durante a celebração da missa). Esse é um dos exemplos de inúmeros exemplos que encontramos na história acerca do poder de líderes inescrupulosos que distorciam a Palavra de Deus, distanciavam o povo de Deus através da monopolização das Escrituras Sagradas e davam mau testemunho através de suas ações.
O desejo pelo poder tem sido um dos inimigos da sã doutrina e da proximidade de relacionamentos entre o povo de Deus nos nossos dias. Esse desejo de poder não é uma característica apenas da igreja medieval, mas uma busca da liderança da igreja contemporânea. Temos observado uma safra de líderes cristãos (evangélicos) que chegaram a ocupar as cadeiras do poder na política e para vergonha da igreja muitos não salgaram e nem iluminaram nesse cenário corrompido da sociedade, antes se contaminaram com os manjares dos reis.
O Senhor chamou sua igreja para a santidade em todos os seguimentos da sociedade, a nossa caminhada cristã não deve ser manchada por não sabermos lidar com uma questão muito perigosa chamada “poder”.
Quero encerrar essa reflexão fazendo uso de uma frase de Willian Shakespeare:”Quer conhecer um homem de verdade?Então dei-lhe poder.”
Se o Senhor um dia nos conceder poder para algo, que saibamos fazer bom uso dele, tendo sempre em mente a edificação do corpo e a glória de Deus.

Pb. Francisco de Aquino, membro da Igreja “O Brasil para Cristo” Kemel – Poá e professor do Instituto Bíblico O Brasil para Cristo (I.B.B.C.) em Suzano e Poá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...