A Mulher de Caim e o Incesto


Quem foi a mulher que casou com Caim, já que só existiam Adão, Eva e Caim? (Abel já tinha sido morto).


Caro leitor, essa pergunta costuma deixar muitas pessoas em dúvida. Alguns afirmam que esta questão prova que a Bíblia contém erros. No entanto, como demonstrarei a seguir, a Bíblia nos indica uma resposta bastante satisfatória a essa pergunta. Vejamos:


A primeira consideração a se fazer é a respeito de um versículo que nos mostra que Adão e Eva não tiveram apenas filhos homens, mas também filhas.“Depois que gerou a Sete, viveu Adão oitocentos anos; e teve filhos e filhas.” (Gn 5. 4). É importante observar a ênfase do texto no plural “filhos e filhas”.


A Bíblia normalmente foca suas narrativas nos principais personagens da história ou naqueles que tiveram alguma participação efetiva e importante naquilo que ela quis mostrar. Assim, a narrativa de Gênesis é um resumo e não a totalidade dos fatos. Não encontramos, por exemplo, as *genealogias de todos os filhos e filhas de Adão e Eva, mas somente de Caim e Sete (Gn 4. 17-24; Gn 5. 1-32). Os outros “filhos e filhas” existiram, mas não foram incluídos na narrativa bíblica.

Outra coisa a se considerar é que os filhos e filhas de Adão e Eva foram crescendo e multiplicando-se. Não ficaram estacionados debaixo da “barra-da-saia” de Eva. Eles tinham a missão de cumprir a palavra de Deus dada aos seus pais. “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a…” (Gn 1. 28)

Observe como Caim, após ter matado seu irmão Abel, fica preocupado em ser encontrado por “alguém” que lhe poderia fazer alguma mal: “Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará.” (Gn 4. 14). Caim demonstra por essa fala que já havia certo número de seus parentes espalhados pela região. E fica receoso de sofrer uma vingança.
Observe também que Deus colocou “um sinal em Caim para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse.” (Gn 4. 15). Isso demonstra que a terra a essa altura já tinha um bom número de pessoas, todas vindas de Adão e Eva e de seus filhos e filhas. Se não houvesse mais ninguém na terra além de seus pais, por que Caim estaria preocupado e por que Deus colocaria esse sinal nele?
Podemos então inferir: Se Caim poderia encontrar com alguém que o pudesse matar, por que não poderia encontrar-se também com uma mulher que viesse a se casar com ele?
Assim, o texto bíblico nos explica que a mulher de Caim não é uma invenção ou um erro da Bíblia, mas que ela de fato existiu.



GÊNESIS 4:17 - Como foi que Caim conseguiu uma esposa?

PROBLEMA: Não havia mulheres com quem Caim se casasse. Havia apenas Adão, Eva (4:1) e seu irmão morto, Abel (4:8). Contudo, a Bíblia diz que Caim casou-se e teve filhos.

SOLUÇÃO: Caim casou-se com uma irmã (ou talvez com uma sobrinha). 
A Bíblia diz que Adão
"teve filhos e filhas" (Gn 5:4). Com efeito, como Adão viveu 930 anos (Gn 5:5), ele teve muito tempo para ter muitos filhos e filhas! Caim pode ter se casado com uma de suas muitas irmãs ou, 
quem sabe, com uma sobrinha, se quando se casou seus irmãos e irmãs já tivessem filhas crescidas.
Neste caso, obviamente, um de seus irmãos teria se casado com uma irmã.

GÊNESIS 4:17- Como Caim pôde casar-se com uma mulher de seu parentesco, sem cometer incesto?

ROBEMA: Se Caim casou-se com uma irmã, isso é incesto, o que a Bíblia condena (Lv 18:6).

Além disso, casamentos incestuosos com freqüência geram filhos geneticamente defeituosos.

SOLUÇÃO: Em primeiro lugar, não havia imperfeições genéticas no começo da raça humana. Deus criou um homem (Adão) geneticamente perfeito (Gn 1:27). Os defeitos genéticos resultaram
da queda e somente ocorreram com o passar de longos períodos de tempo.

Em segundo lugar, nos dias de Caim não havia mandamento de Deus para que não se casassem com um parente próximo. Este mandamento (Lv 18) veio milhares de anos depois, nos
dias de Moisés (cerca de 1500 a.C).

Finalmente, já que a raça humana começou com um casal único (Adão e Eva), Caim não teria com quem se casar, a não ser com alguém de parentesco bem próximo, do sexo feminino (uma irmã ou sobrinha).


fonte: também falho 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

8 comentários:

  1. a explicaçao é simples,antes de criar adao deus ja tinha criado o homem,é so ler o inicio da biblia para saber,deus criou o homem e disse:ide e povoai a terra,adao foi criado bem depois e quando caim foi expulso casou com uma das chamadas filhas dos homens,3em outra parte esta escrito que os filhos de deus se agradaram das filhas dos homens,fazendo uma clara separação entre uns e outros.

    ResponderExcluir
  2. Uma boa reflexão, mas os 930 anos só foram contabilizados após o pecado, pois Adão e Eva eram perfeitos e viviam uma vida de perfeição, a terra já estava cheia dos seus filhos, netos, bisnetos etc.. O pecado causou um retrocesso na vida do ser humano levando-o a sua degeneração total e levando-o a morte, e Jesus restabeleceu a vida com a sua vida. Onde o pecado é uma dívida, Rom. 6.23, sendo pago na cruz.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom estudo, também estou preparando alguns com esses temas de "contradições bíblicas", e com sua permissão incluirei partes de seu texto, com os devidos créditos. Pode ser?
    Abraços
    Georges (doa-a-quem-doer.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok, mas lembre-se de citar as fontes.
      fonte: também falho
      Via: http://prjoseiadrn.blogspot.com.br

      Excluir
  4. Elson Antonio Gomes10 de março de 2014 07:47

    Caro amigo Marcelo,

    respeito o seu texto, pois não sou dono da razão, mas eu tenho uma outra forma de ver isto.

    Na minha teoria, Deus criou o homem e a mulher como está em Gn 1:27. Este homem e mulher que Deus criou, eu saio da religião e entro na ciência: são os neandertais.

    Depois em Gn 2:7 Deus cria Adão e Eva com o sopro da vida que seriam os seres humanos mais perfeitos.

    Com a expulsão dos dois do paraíso, eles passaram a conviver com estes homens e mulheres que é citado primeiramente. Então voltando a ciência, hoje está comprovado que todos nós temos gene de neandertais.

    Amigo Marcelo, isto é uma teoria minha. Sou cristão (não da boca para fora), leio a Bíblia e faço meus estudos por conta, mas sempre lendo os estudos de pessoas como o senhor que entende muito mais do que eu, vou complementando meus estudos e minhas teorias. Não sei se o senhor vai concordar com o que eu expliquei, pois foge do incesto.

    O senhor tem toda a liberdade de falar o que quiser sobre esta minha teoria. Só espero ter escrito de uma forma que o senhor entenda.

    Agradeço a atenção!

    Que Deus abençoe o senhor e sua família!

    Elson Antonio Gomes

    ResponderExcluir
  5. caros sou leigo, mas tenho opnião. O certo e que não sabemos quem somos, de que somos feitos e qual a origem, teorias e historias contadas não passam de traços imaginativos, provios de nossa evolução. Tenho muito medo de descobrir a verdade, mas se me provarem e me convencerem que sou criação e não criatura já ficaria bem feliz. Afinal, ser ou não ser e questionavel, eu sou humano, ET, ANJO sem azas, humano que veio do humus ou ser evoluente por condições de ambiente e local. Prefiro acreditar, sou proprio do meio nasci nesse planeta e de alguma forma evolui para ser o que sou gente, com defeitos e valores passados por antepassados pelo hoje, vou me formando e com esse turbilhão de informações erradas na midia e na comunicação virtual e auditiva, acredito que qualquer esforço para mudar o caos sera inevitavel, mundo lotado, valores deturbados, vidas sem pespectivas e poder demais para poucos resultam em erros ireparaveis onde tudo se perde para encontrar o que já esta´perdido, o sentido da vida e do vivier e ignita infinita.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Após pesquisas online, percebi que há pouca informação na internet a respeito de incesto, um verdadeiro tabu. Há relatos de alguns casos, porém não achei nada parecido com o meu. Sinto a necessidade de falar sobre o assunto, de dividir essa eterna tormenta. A minha história de vida inclui além do incesto, tentativa de suicídio, isolamento social, divórcio dos meus pais, minha mãe diagnosticada com esquizofrenia e a minha vagarosa recuperação.
    O meu blog é o: http://sobreviventedeincesto.blogspot.com.br/
    O tabu do incesto - eu sobrevivi
    sobreviventedeincesto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Achei legal seu texto, porem acho que Adão e Eva ja tinham muitos filhos antes de caim e Abel, pq a punição de Eva por causa do pecado foi ter filhos com dores isso é sinal que ela antes de pecar tinha filhos sem sentir dor!!!!! será que é isso!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contatos

Nome

E-mail *

Mensagem *

TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
DEMAIS IDIOMAS

LOCALIZAÇÃO E PAÍSES DOS VISITANTES

Copyright © Macelo Carvalho | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes