sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Batismo


E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16:15-16
Uma coisa que sabemos que é que todos necessitam de salvação, e Jesus deixou bem claro a condição para que pudéssemos receber tal salvação, crer no evangelho (crer na bíblia não é apenas falar, a bíblia diz que a verdadeira fé é acompanhada de atitudes) e também Jesus ensinou a importância de sermos batizados.
A pergunta é:
Por que o batismo é tão importante, o que ele representa?
E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. 
Mateus 3:2
E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; 
Mateus 3:6-8
E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. 
Mateus 3:11
João pregava o batismo que representava o arrependimento de nossos pecados, nós devemos nos batizar com este entendimento, devemos confessar nossos pecados, nos batizar e a partir disso verdadeiramente nos arrepender de nossas falhas. Produzir frutos dignos de arrependimento significa mudar de vida, tirar de sua vida aquilo que não agrada a Deus.
Os fariseus não tinham este entendimento quando iam se batizar e por isso João os chamou de cobras, hipócritas que achavam que o batismo ia os livrar da ira de Deus, da condenação por seus pecados.
Batismo sem arrependimento não está nos planos de Deus e por isso não é o batismo verdadeiro da bíblia.
Vamos continuar vendo o que a bíblia nos ensina sobre o batismo.

De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. 
Romanos 6:2-4
Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. 
Romanos 6:11
A bíblia nos diz que quando nos batizamos (ou em outras palavras, quando decidimos no nosso coração confessar nossos pecados a Deus e nos arrepender dos mesmos), a partir deste momento nós nos tornamos mortos para o pecado.
Esse “velho homem” que vivia na prática do pecado agora se arrependeu e foi crucificado juntamente com Cristo na cruz através do batismo, e também com Jesus nós ressuscitamos para viver uma nova vida, como diz no versículo 11, considerando mortos para a vida de pecado e vivos para uma vida com Deus através de Jesus Cristo.
E é exatamente isso que Deus que dizer quando fala que nos tornamos novas criaturas como vemos a seguir:

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 
2 Coríntios 5:17
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. 
João 3:3-7

E também é sobre essa novidade de vida em Cristo que Jesus estava dizendo sobre nascer de novo, e como vimos ninguém entrará no Reino de Deus, se não nascer de novo.
Esse nascer de novo vem através da fé no evangelho de Jesus Cristo e através da decisão de se arrepender de seus pecados, assim se tornará uma nova criatura, morto para o pecado, porém vivo para Deus.
O evangelho de Jesus Cristo é este:
Jesus veio a terra e morreu em uma cruz, sofreu pela nossa culpa, por nossos pecados, para que através da fé em Jesus e do arrependimento de nossos pecados pudéssemos receber o perdão de Deus e também a salvação.
Acredito que este é o principal motivo para que a maioria dos evangélicos não se batizem quando criança, tudo isso porque o batismo necessariamente tem que ser uma escolha pessoal e não uma escolha feita por nossos pais.
Se o batismo representa arrependimento de nossos pecados, somos nós que temos que fazer esta escolha, tem que ser uma escolha consciente, por livre e espontânea vontade. Ninguém pode fazer isso por nós. Até mesmo o próprio Jesus se batizou quando adulto.
Só para esclarecer, Jesus não se batizou por causa de pecados, Ele nunca pecou, mas Jesus se batizou porque naquele momento estava entregando sua vida para servir o plano de Deus, e Ele fez isso quando adulto, porque era uma decisão pessoal que sua mãe não podia escolher por Ele.
Eu particularmente, não tenho nada contra o batismo de crianças, como se fosse uma forma de consagrá-la a Deus, mas acho extremamente importante que esta criança quando crescer se batize novamente com uma decisão pessoal, espontânea. Como disse não sou contra, mas também não acho necessário, sendo que o batismo que realmente é aceito por Deus é aquele que a pessoa decide por sua própria conta e de todo coração.
Agora vamos pensar um pouco, se o próprio Jesus que nunca pecou, sentiu a necessidade de se batizar em forma de entrega a Deus, quanto mais nós que somos pecadores.
Sempre é tempo para arrependimento, Jesus ama você, morreu em uma cruz para sua salvação. Creia nisso, entregue sua vida a Cristo e se arrependa de seus pecados, para verdadeiramente poder dizer que Deus está na sua vida.

Fonte: Escute o Rei

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...