terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A origem de ditados populares que são usados por muitos pregadores como versículos bíblicos

Frases de impacto, soltas no meio de uma pregação emocionada, e referências confusas. O cenário pode ser reconhecido por muitos evangélicos, pois ocorre frequentemente. Pregadores muitas vezes usam bordões que, de certa forma, ficaram consagrados como “ditados bíblicos”, mas que na verdade nunca estiveram na Bíblia Sagrada.
Os “versículos novos”, termo usado pelo palestrante Hipólito Cesar para se referir às frases de efeito que são vendidas como sendo bíblicas, são inúmeros. “Não vou lhe dizer que essa prática seja imprópria, mas é bom conferir tudo o que se ouve, para evitar situações constrangedoras… Na igreja de Beréia, os cristãos recebiam de bom grado as pregações. Mas não as recebiam como verdades bíblicas sem antes conferir nas Escrituras (Atos 17:11)”, afirma Hipólito.

Entre as mais usadas nos púlpitos das igrejas, estão frases como:

“A voz do povo é a voz de Deus”
“Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”
“Da semente da mulher levantarei um que esmagará a cabeça da serpente”
“Deus cegou os entendimentos dos incrédulos”
“Eu venci o mundo, e vós vencereis também”
“Deus tarda mas não falha”
“Dize-me com quem andas e eu te direi quem és”
“Não cai uma folha de uma árvore, se Deus não permitir”
“A palavra de Deus se renova dia após dia”
“Deus escreve certo, por linhas tortas”
“Quem não vem pelo amor, vem pela dor”
“Você não nasceu para ser calda nasceu para ser cabeça”
“Deus não escolhe os capacitados mas capacita os escolhidos”

A questão em torno da existência dessas frases, segundo o escritor e colunista do Gospel+, Daniel Simoncelos, é o pouco preparo: “Infelizmente isto acontece devido à falta de conhecimento bíblico de muitos líderes cristãos. É impressionante o número de cristãos que nunca leram a bíblia toda, e por isso muitas igrejas que pregam heresias estão abarrotadas de pessoas que são enganadas por seus pastores que ou citam versículos isolados interpretando de forma errônea (o que não difere de inventar versículos) ou citam frases populares como se fossem textos sagrados”.

Segundo Simoncelos, “é preciso que o cristão não apenas leia a bíblia toda, mas que a leia todos os dias, se apaixone pelas escrituras, a leia de joelhos buscando viver aquilo que está lendo”.

A respeito das frases citadas, pesquisas rápidas podem desvendar a origem dos ditos populares que se “consagraram” no meio evangélico. Confira abaixo a explicação para as mais recorrentes:

A voz do povo é a voz de Deus

-Essa frase antibíblica e extrabíblica, é oriunda do latim “vox populi, vox Dei”, e é citada como se fosse bíblica! Quando Jesus andou na terra, a opinião do povo a seu respeito era variada. Uns o consideravam pecador (Jo 9.16) ou endemoninhado (Mt 12.24), e outros criam que era um profeta (Mt 16.13,14). Enquanto isso, a voz de Deus ecoava. “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo“ (Mt 3.17). Seria a voz do povo a voz do Senhor? – questiona o blogueiro Paulo de Aragão Lins.

Água mole em pedra dura tanto bate até que fura

-Esse provérbio popular alude à persistência. Trata-se de um bom pensamento, mas extrabíblico! Conquanto não apareça nas páginas sagradas, realça o princípio da perseverança na oração (Mt 7:7,8; Lc 18:1-8). Isso, porém, não nos autoriza a citar a frase como se fosse um versículo inspirado da Palavra de Deus – contextualiza o palestrante Hipólito Cesar.

Da semente da mulher levantarei um que esmagará a cabeça da serpente

- É comum ouvir pregadores citando essa frase como sendo a primeira promessa com relação à obra redentora de Jesus. Mas essa promessa não aparece nas Escrituras. Em Gênesis 3:15, Deus disse para Satanás, personificado em uma serpente: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”. É importante observar que o texto bíblico não usa o verbo “esmagar” e sim “ferir”. De acordo com a Palavra de Deus, o inimigo ainda não foi esmagado, isto é, derrotado por completo. Ele já está julgado (Jo 16:11), e, na cruz, Jesus o feriu (Cl 2:14,15). Entretanto, “… o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo de vossos pés” (Rm 16:20) – diz Hipólito.

Eu venci o mundo, e vós vencereis também

- É claro que através da vitória de Cristo todos os seus seguidores autênticos, nascidos de Deus (I Jo 5:4), se tornam mais do que vencedores (Rm 8:37). Não obstante, as palavras de Jesus em João 16.33 foram apenas: “Tenho-vos dito isto para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo“. O complemento “e vós vencereis“ é um acréscimo às palavras do Mestre, prática que ele mesmo proibiu (Ap 22:18). O que realmente Jesus disse? No mundo tereis aflições, mas, tende bom ânimo “eu venci“, (Quarto Evangelho 16:33 – parte b) – explica Paulo de Aragão Lins.

Deus tarda mas não falha

-Evidentemente Deus não tarda. Hb 10:37 “Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de ir virá, e ‘não tardará’”. É provável que alguns façam uso de alguns textos como. Habacuque 2:3 “Porque a visão é ainda para o tempo determinado, e até ao fim falará, e não mentirá. Se tardar, espera-o; porque certamente virá, ‘não tardará’ ou Mt 25:5 “E tardando o Esposo, tosquenejaram todas e adormeceram”, etc. Aparentemente, pode parecer que Ele “tarda“, porém Ele “não tarda“. A) Para as virgens, Mt 25:5, “este tardar“, está inserido na concepção humana, Lc 12:45,46. B) Na parábola do juiz iníquo, Lc 18.7, o próprio Jesus declarou que para alguns Deus tarda, porém, acrescentou que “depressa“ ele atende (Lc 18:7,8” – contesta Lins.

Não cai uma folha de uma árvore, se Deus não permitir

- A Bíblia mostra claramente que Deus é o Controlador da natureza. Em Isaías 40:12-31, vemos como tem o Universo em sua mão e faz o que lhe apraz. Apesar disso, a frase em questão não é um versículo bíblico! Portanto, não encontramos este versículo em nenhum capitulo da Bíblia, por que ele não existe! – diz o blogueiro Lins.

A Palavra de Deus se renova dia após dia
-Não está escrito, que a “Bíblia“ se renova e sim as “misericórdias“ do Senhor, Lamentações 3:21,22 – afirma Lins.

Quem não vem pelo amor, vem pela dor

-É verdade que muitas pessoas, depois de passarem por uma dolorosa experiência, entendem a vontade de Deus (Dn 4:30-37; At 9). Entretanto, isso não é uma regra. Existem pessoas que nem mesmo pela dor se arrependem. Por isso, a Palavra de Deus alerta: “O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura” (Pv 29:1) – contextualiza Hipólito Cesar.

Autor: Tiago Chagas
fonte: Gospel+

Um comentário:

  1. Muito interessante esse artigo. Apesar de ter alguns pontos polêmicos e dignos de maior esclarecimento é muito boa a abordagem do assunto. Fico muito chateado por ver uma igreja que se diz evangélica e se diz cristã estar mergulhada nos enganos do mundo e em muitos casos fora do propósito de Deus (não me excluo dessa igreja). Agradeço a Deus pela oportunidade que temos de nos arrepender e e voltar ao estreito caminho da verdade!

    ResponderExcluir

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...