quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O que significa Santo dos santos?

Já ouvi muitas pessoas usando essa expressão (Santo dos santos), principalmente em algumas músicas, porém, tenho certeza de que muitas pessoas não sabem exatamente o significado dessa expressão. Nesse artigo explicarei de forma simples o significado dela.

Essa expressão é vinda do Antigo Testamento. Para a entendermos bem, devemos lembrar que Deus ordenou ao povo israelita, enquanto eles ainda estavam no deserto em direção à terra prometida, que fizessem uma espécie de “templo” móvel que a Bíblia chama de tabernáculo. Nesse tabernáculo existiam algumas divisões e o Santo dos santos (ou Lugar Santíssimo como também era chamado) era uma delas. No templo construído por Salomão também existia o Santo dos santos (observe na figura abaixo a planta)

O Santo dos santos era o lugar mais sagrado do tabernáculo e também do templo, pois nele ficava a arca da aliança, que simbolizava a presença do Deus vivo no meio do povo. Somente o Sumo Sacerdote (o “chefe” de todos os sacerdotes) podia entrar nesse lugar uma vez por ano para fazer expiação os pecados do povo (Lv 16. 34). Como se vê na figura acima, o Santo dos santos, era separado do Santo Lugar por um espesso véu (Ex 26. 33).

Nos tempo atuais não existe mais esse lugar, pois Jesus Cristo rasgou o véu que nos separava da presença de Deus e nos deu livre acesso ao Pai.


9 comentários:

  1. Que contradição em meu rapaz: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai se não por mim." ; Como é que então: "Nos tempo atuais não existe mais esse lugar, pois Jesus Cristo rasgou o véu que nos separava da presença de Deus e nos deu livre acesso ao Pai."???? Onde então fica Cristo nessa história?? Simplesmente "rasgou o véu" e desapareceu? Não, isso não é verdade, este lugar existe sim e é o próprio Cristo, portanto meu caro, sugiro que apague esse último parágrafo para que você não negue ao Salvador e nem leve outras pessoas a cometerem o mesmo pecado!! Paz e Bem de nosso Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe nenhuma contradição, ele está se referindo ao lugar "Físico". Realmente não existe mais, quem já foi pra Israel sabe muito bem. Na vdd sua ignorância não te permitiu entender a explicação do blog, pois ele está querendo mostrar a parte histórica do significado do Santo dos Santos e não anulando a espiritual. PAz!

      Excluir
    2. Não há nada de errado com a declaração. Ele quis dizer que não precisamos mais do templo fisico, pois Deus nos ouvirá e perdoará nossos pecados onde quer que nós estejamos, basta clamar a Ele com coração sincero e real arrependimento.

      Excluir
  2. olá a paz do senhor.
    concordo plenamente irmão.
    de acordo com as escrituras.

    ResponderExcluir
  3. O Santo dos Santos é a nossa cabeça, o lugar santo nosso peito e nossas pernas o pórtico. Hoje nós somos o templo (algumas autoridades eclesiásticas abafam esse assunto porque querem assumir o sacerdócio somente para sí e o povo fica na ignorância total), o Espírito Santo vive em nós graças ao sacrifício de Jesus Cristo. Todos aqueles que o aceitam verdadeiramente são batizados pelo espírito Santo e se tornam sacerdotes, templos vivos. Não há mais elites espirituais.

    ResponderExcluir
  4. E verdade que mulheres não podem ser pastora?E porque?Dizem que a mulher não pode subir no púlpito porque é um lugar Santo.Sendo assim,nao teria que ser homens,quem deveria limpar o altar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde caro(a) tem vários artigos no blog que vai te explicar melhor sua dúvida. Mas em relação a subir no púlpito já é um extremismo não há motivos para proibição.

      Excluir
  5. Não estamos interessadas em tomar o posto dos homens na igreja.Mas não aguento mais ter que sempre estar ouvindo: Mulher não podem ser pastora,nao podem subir no púlpito,ou tribuna porque é um lugar Santo.Sei que cada igreja tem uma regra.Mas eu acredito,que todas as regras de uma igreja,tem que estar enquadrada dentro da bíblia.Ja encontrei na bíblia,mulheres Evangelista,pastora e juíza.Eu,so quero saber,para não ser ignorante.Nem tenho pretensão de pastorear,de profetizar,nao e meu dom.Sou violonista e organista.Ja tenho o meu dom.Mas,sabe ,ter que ouvir isso sempre,ja está incomodando.Nos a ouvimos demais que mulheres não podem pregar,nao pode ser pastora,nao pode subir na tribuna ou no púlpito.Estou en dúvida se quero,ao invés de ouvir a palavra de Deus,ficar sempre ouvindo as meas conversa.Por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, em relação a sua dúvida tem vários artigos no blog que irá te ajudar, mas em relação a mulher na igreja a mesma pode realizar todas as tarefas pregar, da ensinamentos entre outros pontos. No caso de pastoras tem denominação que permitem apesar de não ter base bíblica para isso, no entanto as mulheres tem um papel importantíssimo para a igreja, não será o titulo que irá enche la do Espírito Santo e sim a comunhão a qual a capacitará para os afazeres da igreja sem a necessidade do titulo de pastor . Espero ter te ajudado qualquer dúvida e só falar.

      Excluir

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...