Jesus o Cordeiro de Deus.


Desde a Igreja Antiga, sabemos que toda a Bíblia fala de Cristo: o Antigo Testamento fala do Cristo que deveria vir e o Novo fala do Cristo que já veio. O A.T. contém pois imagens e profecias que anunciam a vinda de Cristo, e essa é a chave para compreendermos o A.T.

Desde o início da criação, Deus já havia avisado ao homem e a mulher que o pecado e a desobediência os levariam a morte. (genêsis 3:3). ( tiago 1:15). Mesmo assim o homem pecou inúmeras vezes merecendo portanto  a morte. (genêsis 6:12-13). E vendo Deus que todos continuariam pecando e assim seria extinta toda humanidade (genêsis 8:21), permitiu então que um cordeiro sem defeito, puro e inocente fosse morto no lugar do pecador (números 6:14).

Sendo assim, a imagem do cordeiro aparece no A.T., no centro da religiao judaica. No livro do Exodo, aparece o cordeiro na instituiçao da Páscoa judaica. Esse animal deveria ser comido pela família e o seu sangue deveria marcar as portas das casas dos israelitas. Quando o anjo do Senhor passasse para exterminar os primogênitos do Egito (última praga do Egito), o sangue serviria de marca para os filhos de Israel e o anjo nao exterminaria os primogênitos do povo de Israel. Mais tarde, quando Moisés recebeu a Lei de Deus, a leu para o povo, que a aceitou. Ele entao aspergiu o sangue de um cordeiro sobre o povo dizendo: "esse é o sangue da Aliança entre Deus e o seu povo."
No A.T. o sangue do cordeiro sela a Aliança entre Deus e o povo. O sangue do cordeiro livrou os israelitas da morte e os livrou da escravidao do Egito. 


Mais tarde, em Isaías 53 aparece um personagem novo no mundo bíblico. O profeta anuncia que viria um homem, que sofreria como um cordeiro, sem abrir a boca. Ele seria levado a morte e por seu sangue nossos pecados seriam perdoados. É a profecia do "Servo do Senhor". Diz lá:



"Era desprezado, era a escória da humanidade, homem das dores, experimentado nos sofrimentos; como aqueles, diante dos quais se cobre o rosto, era amaldiçoado e não fazíamos caso dele. Em verdade, ele tomou sobre si nossas enfermidades, e carregou os nossos sofrimentos: e nós o reputávamos como um castigado, ferido por Deus e humilhado. Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniqüidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, seguíamos cada qual nosso caminho; o Senhor fazia recair sobre ele o castigo das faltas de todos nós. Foi maltratado e resignou-se; não abriu a boca, como um cordeiro que se conduz ao matadouro, e uma ovelha muda nas mãos do tosquiador. (Ele não abriu a boca.)"


No Novo Testamento, Jesus é identificado como esse "Cordeiro de Deus", que nos perdoa por seu sangue, nos dá a paz; que carregou sobre si as nossas dores pela sua cruz, foi morto mas está vivo, ressuscitado.



Joao Batista foi que chamou a Jesus de cordeiro de Deus, ainda em vida. Lemos:



"No dia seguinte, estava lá João outra vez com dois dos seus discípulos. E, avistando Jesus que ia passando, disse: Eis o Cordeiro de Deus. Os dois discípulos ouviram-no falar e seguiram Jesus. Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Que procurais? Disseram-lhe: Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras? Vinde e vede, respondeu-lhes ele. Foram aonde ele morava e ficaram com ele aquele dia. Era cerca da hora décima." (João 1:35-39)



No Livro do Apocalipse a visão de Joao do Cordeiro Imolado (Cristo) que tem o poder de julgar a vivos e mortos:



"Eu vi no meio do trono, dos quatro Animais e no meio dos Anciãos um Cordeiro de pé, como que imolado. Tinha ele sete chifres e sete olhos (que são os sete Espíritos de Deus, enviados por toda a terra). Veio e recebeu o livro da mão direita do que se assentava no trono. Quando recebeu o livro, os quatro Animais e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um uma cítara e taças de ouro cheias de perfume (que são as orações dos santos). Cantavam um cântico novo, dizendo: Tu és digno de receber o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste imolado e resgataste para Deus, ao preço de teu sangue, homens de toda tribo, língua, povo e raça; e deles fizeste para nosso Deus um reino de sacerdotes, que reinam sobre a terra."(Ap 5, 6-10)



Portanto, o Cordeiro é uma imagem de Cristo. Simboliza a sua missao. Ele veio para nos salvar da morte e dos nossos pecados. Ele nos salvou pela sua paixao e morte na Cruz e por sua ressurreiçao.



Jesus diz:

" Isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos".
(Marcos 14:23-24)


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contatos

Nome

E-mail *

Mensagem *

TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
DEMAIS IDIOMAS

LOCALIZAÇÃO E PAÍSES DOS VISITANTES

Copyright © Macelo Carvalho | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes