sábado, 20 de julho de 2013

A Grandeza de Deus.


Não dá para pensar em Deus sem pensar em sua grandeza e majestade. Existe apenas um Deus e somente Ele é Grande. Grande em tudo o que faz. Grande em poder, grande em misericórdia, grande em perdoar, em amar, enfim, em tudo o que faz e é, Ele é Grande.
Todos os outros seres e coisas existentes são totalmente dependentes de sua bondade e força. Sendo Ele tão grande assim, será que poderíamos atribuir grandeza igual, a qualquer outro ser, coisa, anjos, etc. além do próprio Deus? Por certo que não.

Deus é inigualável, incomparável (Is. 40:25; 46:5)! Não existe coisa ou ser que se compare a Deus. Sendo auto-existente e Criador infinito, Ele está infinitamente acima de sua dependente e finita criação. Alguns filmes de hoje que tratam do tema 'sobrenatural', sem qualquer entendimento apresentam o inimigo de Deus como um ser tão poderoso que teria tanto poder quanto o próprio Deus, e isso é um tremendo engano, pois seja satanás ou o mais poderoso arcanjo existente não está nem perto de ser como Deus. Ele é, de fato, incomparável!

Para nós cristãos esta verdade é fundamental e de suma importância, pois quando a assumimos pela fé neste Deus de interminável poder, podemos vencer as artimanhas do inimigo, as quais ele lança contra a igreja do Senhor Jesus. Somos pequenos instrumentos nas mãos desse poderoso Deus. Ele não se cansa nem se fatiga, dá forças ao cansado, multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor, renova as forças dos que n'Ele esperam e os faz subir como águias. Ele, e somente Ele é Deus Criador (Is. 40:28-31).

Conheçamos como Deus é apresentado em sua Bendita Palavra

A Bíblia nos apresenta Deus como um Grande Deus e um Grande Rei que está acima de todos os'deuses' (Sal. 95:3). É claro que este versículo não anula o fato de que só o Senhor é Deus, Ele é o Deus verdadeiro, os outros são apenas falsos deuses, nada mais. Segundo o profeta Daniel, o nosso Deus é Deus Grande e Temível, e isso é motivo suficiente para temermos apenas o seu nome (Dan. 9:4). Ele não está alheio aos acontecimentos e tragédias que acontecem mundo afora, Ele agirá segundo o seu desígnio no tempo predeterminado por Ele. Esta grandeza e sua dignidade em ser temido pode ser expressa na palavra hebraica 'yare' que significa temer, reverenciar. O temor do Senhor está intimamente ligado à reverência ao seu grande nome. Ele é temível e, portanto, digno de toda reverência.

O livro dos Salmos está repleto de descrições que falam da grandeza, perfeição e majestade de Deus, deixando sempre explícita estes atributos. "...SENHOR Deus meu, tu és magnificentíssimo; estás vestido de glória e de majestade." (Salmo 104:1). Nós homens precisamos acrescentar muita coisa a nós mesmos para que possamos ser alguma coisa, pequena coisa é claro; Deus, porém, na sua grandeza não precisa acrescentar nada a si mesmo para nos revelar sua grandeza e beleza. Ele é tão maior do que qualquer outra coisa que não necessita de ter nada acrescido à sua majestade. Em matéria de Majestade Ele já tem tudo.

A grandeza de Deus é descrita como algo que não tem limites (Sal. 145:3), é algo que está além da imaginação do ser humano e que não poderá ser medida pela imaginação ou entendimento humano. Se pudéssemos contar todas as estrelas do Universo criado, então poderíamos descrever esta grandeza. Oh, como Deus é Grande!

O Deus Criador é superior a todos os que são chamados 'deuses'

Não existe outro Deus tão grande como é o nosso Deus, fazedor de maravilhas e poderoso entre as nações (Sal. 77:13), comente Ele é Deus, ainda que existam muitos que se chamem 'deuses' mundo afora, só o Deus Criador, Deus de Isaque, Deus de Jacó, Deus Único e soberano é Deus (Sal. 86:10). Até mesmo aqueles que se chamam 'deuses' entre os povos da terra e não são, os que já ouvimos falar e os que talvez jamais ouviremos falar são governados por Ele (Sal. 95:3). Ele está acima de todos os que são chamados 'deuses' (Sal. 135:5). Eis o motivo pelo qual entendemos que Ele, e somente Ele é o Deus Único e Verdadeiro, o seu governo está sobre todas as coisas criadas, quer nos céus, quer na terra, quer nas águas debaixo da terra.

Qual deve ser a nossa atitude diante da tanta grandeza?

Devemos falar de sua grandeza para outras pessoas e engrandecer o seu nome. Ele é perfeito em tudo o que faz, seus caminhos são justos, Ele é a verdade, e n'Ele não há injustiça. A resposta pode parecer simples e óbvia, porém é o que nos é dito em Deuteronômio 32:3-4. Sobre a vida daqueles que desejam uma vida reta e em direção ao Deus vivo, está a responsabilidade de temer a Deus (I Cron. 16:25). Para quem ama as grandes obras de Deus, há o dever de estudá-las (Sal. 111:2).

Nos faltam palavras e entendimento para expressar toda a grandeza desse Deus tão sublime que além de tudo o que fez e criou, não se esqueceu de tão pequenas criaturas como nós a ponto de se tornar o nosso Único Deus, Redentor e ajudador eterno (Is. 41:14; 44:6; 54:8).

Bibliografia:
WASHER, Paul David. O Único Deus Verdadeiro: 3ª Ed. Missouri: Granted Ministries Press, 2004.
“Copyright © 2004 por Paul David Washer da Sociedade Missionária HeartCry. Publicado por Granted Ministries Press, uma divisão de GrantedMinistries. Traduzido por Voltemos ao Evangelho - www.voltemosaoevangelho.com”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...