sexta-feira, 7 de junho de 2013

As obras da carne e o fruto do Espírito

Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne Gálatas 5:16 ).             
               È importante lembrar de que a bíblia cita no plural as obras da carne, e no singular o fruto do Espírito. Significa que as obra da carne são várias citadas em Gálatas, mas o fruto do espirito é um, seguido por várias subdivisões.
Para entender melhor como se dá isto imagine um fruto, um fruto é composto por casca, polpa, sementes,  cada parte contribui para que aquele elemento seja denominado fruto, assim o fruto do Espírito é dividido, em amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Uma pessoa que esteja no centro da vontade de Deus, precisa ter todas essas características, de uma pessoa cheia do Espírito Santo.

                Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, 
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus(Gálatas 5:19-21).
                A palavra “obras” da carne, em GL 5.19 é érga, do verbo ergon que neste contexto quer dizer atitudes, e a palavra carne “sarx”, que significa a natureza carnal do ser humano.Ou seja, estas obras da carne são, exatamente as atitudes da carne, os desejos da carne que  o homem carnal tenta realizar na sua cegueira espiritual, se colocando a frente de todas as circunstâncias e pessoas, não importando em magoar e ferir, desde que esteja se “realizando”. Vemos quantos casos de pessoas que abandonam seus cônjuges, após anos de convivência, se aventurando a buscar realizações carnais, não se importando em deixar seu lar esmiuçado, por que foi tomado pela natureza pecaminosa da carne.
               A carne é o maior inimigo que o ser humano tem que vencer. O diabo, apenas tenta despertar esta carne, por que através dela, podemos ser afastados da presença de Deus. Portanto os que estão na carne não podem agradar a Deus (Rm8.8)
As obras da carne são:
adultério- relação sexual de uma pessoa casada com outra pessoa que não é seu cônjuge.
prostituição- é apresentada como imoralidade, original do grego “pornéia”, que define todos os tipos de pecado sexuais. Pecados se são praticados sem nenhum escrúpulo hoje em dia, e quem não concorde com isso, é tachado de quadrado, pela sociedade em que vivemos.
impureza- tem uma ligação a infidelidade sexual, que leva a devassidão, e inclui pensamentos sujos.
lascívia- é quando existe a perda do bom senso e da moralidade quanto a exposição do corpo, a sensualidade explícita, com intuito de provocar desejos pecaminosos em quem vê. Há casos de lascívia que passam por desapercebidos no meio de nós, como pessoas que não ficam exatamente nuas, mas que mostrar partes do corpo,com roupas curtas, transparentes, decotadas, ou coladas, com intuito de serem desejáveis, provocando assim sentimentos torpes, em quem não vigia.
idolatria- Colocar algo ou alguém em lugar de Deus, quantos idólatras hoje em dia, de cantores, atores, apresentadores, que ficam dias inteiros em filas, para ver uma pessoa que nem sabe que eles existem, e se esquecem do Deus que antes que pensasse em alguma coisa, Ele conhece e sonda os pensamentos.
feitiçaria- bruxarias, rituais macabros, magia, invocando demônios, para realizar o que desejam.
inimizades- resultado do egocentrismo humano que se coloca a si mesmo como deus, querendo ser melhor que os outros, e vivendo em desarmonia e em desacordo com a vontade suprema de Deus, que disse para amar o próximo como a si mesmo.
porfias- “éris”, significa brigas e divisões.
emulações- é inveja, sentimento que faz a pessoa se entristecer quando seu próximo recebe algo.
iras- raiva que faz a pessoa agir impensadamente, muitas vezes prejudicando o seu próximo, quantas mortes, causadas por coisinhas tão banais, mais que no momento da ira a pessoa não conseguiu se conter.
pelejas- luta contra o semelhante, com a intensão de prejudica-lo se julgando superior.
dissensões- Muitas vezes se levantam questões para serem discutidas dentro das igrejas, mas não com a intensão de desenvolve-la, mas com a intensão de dividi-la.
heresias- textos tirados da bíblia isoladamente, para tentar provar coisas que não são verdade, e trazer a mente das pessoas ao erro.
Inveja- desejo de possuir o que é do outro por direito.
homicidas- assassinos, odeiam o semelhante a ponto de mata-lo.
bebedices- pessoas viciadas em bebidas alcoólicas, que tiram o pudor e o bom senso, e torna o homem promíscuo.
glutonaria- consumir alimento de maneira desordenada, causando danos ao próprio corpo.
O fruto do Espírito
Gálatas 5:22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
A descrição das características do fruto do Espírito, consegue nos passar com grande eficácia, a natureza de Cristo.
O fruto do Espírito é dividido em:
amor- em muitas versões caridade, Paulo utiliza a palavra ágape para amor, descrevendo então o amor puro, o amor igual ao de Deus, quem tem este amor conseguir buscar o bem do seu semelhante sem querer nada em troca.
gozo- no grego “chara”, uma sensação inigualável de alegria por todos os benefícios de servir a Cristo. Quantos não tem mais está alegria, e vão para a igreja por costume, estão sempre nervosos e irritados, reclamando todo tempo da vida. (Veja também o estudo quem são os murmuradores).
paz- uma tranquilidade que está presente mesmo em momentos de crise. Na bíblia vemos muitos exemplos de homens de Deus que se mantiveram em paz em momentos de escassez, sabendo que Deus ia prover o milagre. Exemplo maior disto é Jesus, quando chegaram avisando que não adiantava fazer mais nada que a filha de Jairo já havia morrido, Ele diz: Ela apenas dorme.
longanimidade-paciência para suportar ofensas. Uma das características mais escassas, geralmente a nossa tendência é revidar, não é mesmo?
benignidade- Sentimento de pensar nos outros, se preocupar com o seu semelhante. Muitos tem coisas perdendo em casa, mas não tem este sentimento, para dividir com o próximo.
bondade-fazer o bem e desprezar o mal.
- Sem ela não podemos agradar a Deus, é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não vemos.
mansidão- A pessoa que tem esta característica sabe a hora certa pra falar e agir, não agindo por impulsos e acessos de raiva.
temperança-domínio próprio, autocontrole. Se a pessoa tiver está característica provavelmente terá todas as outras. Esta característica faz a pessoa colocar em prática tudo aquilo que é bom para si e para o seu semelhante.

               E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências(Gálatas 5:24).
               Para manter-se longe da concupciência da carne devemos, orar, jejuar, e evitar rodas de ímpios que falam maldade e coisas pecaminosas, evitar colocar os nossos olhos em coisas profanas, que tentam atiçar a nossa antiga natureza. Antes buscando constantemente a Deus, o Espírito ganha liberdade de produzir o fruto maravilhoso em nosso interior.

4 comentários:

  1. Olá conheci seu blog através de uma amiga e irmã em Cristo.
    Suas postagens são interessantes, esclarecedoras e de um modo geral irá produzir frutos.
    Continue nesta missão, pois a sua recompensa é grande!

    A propósito se ainda não estiver seguindo o meu blog, deixo aqui o convite:
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/
    ─╔╗╦╔╗╔╗──╦╗╔═──╗╔╔╗╦╔╦╗╔╗─
    ─╚╗║║╦║║──║║╠═──║║║║║─║─╠╣─
    ─╚╝╩╚╝╚╝──╩╝╚═──╚╝╚╝╚═╚─╝╩─

    Que Deus te abençoe e te guarde!

    P.S. Recomendo o blog do irmão J.C. de Araújo, mensagens atuais e polêmicas...
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    APDSJC!
    ***Lucy****

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por visitar e comentar em meu blog fica com Deus.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigado, é modéstia de sua parte, abraço e fica com Deus.

      Excluir

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...