terça-feira, 7 de maio de 2013

Thalles Roberto e suas canções polêmicas.


Volta e meia Thalles Roberto aparece nas minhas postagens. Já tava demorando… Sei que muitos até duvidam, mas, eu o ouço e gosto de algumas de suas canções – ouvi-lo cantar clássicos das músicas cristãs no álbum Raízes (2010) não tem igual – o problema é que por estar onde estar, talvez por ter sido mal discipulado, ele acaba por merecer algumas considerações.
No último post sobre sobre ele escrevi que se ‘ele apenas cantasse seria menos pior’. Minha sugestão abordou sobre suas equivocadas declarações feitas em pregações, testemunhos e entrevistas, a respeito do evangelho: “Se fosse um deslize, uma frase mal colocada, uma expressão infeliz, até que dava pra relevar, mas… não. Não é tão simples assim”, escrevi.

O que tem me chamado atenção agora é o recente vídeo lançado pela Graça Music “Filho Meu” cujo Thalles fala na primeira pessoa demonstrando uma tentativa do próprio Deus de se relacionar com um suposto FILHO, porém ainda não convertido.

Não julgo a intenção da música, pode até ter sido boa, mas, sinceramente tanto ela quanto o vídeo foram (para mim) de uma péssima fundamentação teológica, pobreza musical e de uma desqualificação da soberania e onipotência de “Deus” nunca vista antes.

Comentando a letra:

“Filho meu
Ta fugindo de mim, é?
Ja tentei, procurei e outra vez
Você me rejeitou, porta na cara doeu…”

1) A Palavra nos ensina que é Deus quem realiza tanto querer quanto o efetuar na vida de todos nós. (Fp 2.13). Charles Spurgeon bem disse que a Graça de Deus não viola a vontade humana, mas triunfa docemente sobre ela. Sinceramente não consigo compreender esse “Deus” da canção que tanto PROCURA,TENTA e não consegue realizar sua vontade, e além disso ainda leva porta na cara e sente a dor pela rejeição.

“ Filho meu
Ta correndo de mim, é?
Ontem eu me lembrei
De uma antiga oração
Que você fez no monte
Lembra filho? Eu chorei!”

2) Não dá pra encontrar nas Escrituras um “Deus” que tem esporádicas lembranças de orações e se põe a chorar porque se sente rejeitado por alguém. Esquizofrenia e complexo de inferioridade, não dá né?

“Eu acho que paguei
Um preço alto demais
Eu tenho tantas coisas
Pra viver com você
Promessas e promessas
Arquivadas te esperando, filho!”

3) Este trecho acima é um retrato do que ultimamente tem ocorrido com muitas das canções evangélicas: a centralidade no homem. A infelicidade do Thalles foi tanta que se prestarmos bem atenção, as palavras compostas por ele montam a ideia de um “Deus” que se humilha e tenta reatar o relacionamento a partir de uma barganha: oferece coisas boas para viver, “Promessas e Promessa” para que o pecador se volte para Ele. Note que em nenhum momento há o convite ao arrependimento, nem a verdade cristã que o caminho de Deus não é um “mar de rosas”!

(Uma pergunta ainda fica no ar: “Deus arquiva promessas”? #CUMÉISSO?)

“Você ta dirigindo cego
Em alta velocidade
Daqui de cima eu vejo
A pancada que vem
Então passa sua vida pro meu
Nome que eu assumo tudo
Tudo, tudo, tudo”

4) Afinal, esse FILHO da canção é convertido ou convencido? Note, nas estrofes acima “Deus” se refere a um filho, tanto é que o chama assim. Agora me parece que ele ainda não é, já que acima “Deus” diz: “passa sua vida pro meu nome”, deixando a entender que ainda não há filiação entre ele e o personagem FILHO. Veja a próxima estrofe:

“Faz o seguinte, oh
Levante a mão agora
E me aceita
Como o seu salvador
Depois me abraça
E a gente vence
Junto essa parada”

Acima, “Deus” faz um apelo ao personagem e definitivamente revela que ele não era FILHO como mencionou as duas primeiras estrofes; além do mais, este convite de “Deus” não traz a consciência de pecado e a condição de arrependimento, do contrário, ratifica que é um convite a vitória e ao deleite das promessas “arquivadas”.

Quanta irrelevância e confusão para uma só canção.

Lamento dizer. Senti pena desse “Deus” da canção. Um “Deus” que implora, oferece promessa arquivada, leva porta na cara e sente dor na rejeição.

A Palavra diz que Cristo morreu pelos Seus, viu o fruto penoso do seu trabalho e ficou SATISFEITO (Isaías 53:10-11). Deus NÃO está implorando por ninguém. É o próprio Deus quem chama, traz e abre a porta. As Suas ovelhas ouvem a Sua voz e o seguem, e ninguém as arrebatará das mãos dEle (Jo 10.27-28).

P.S.: Sem falar que a música (pra mim) é uma das piores que ouvi no meio Gospel.

Autor: Antognoni Misael

25 comentários:

  1. O neo gospel e suas patetices, que não se resumem só ao púlpito. Saudades dom bom, e consagrado evangelho. Fazer o que $e o deu$ agora é outro???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não importa o canal Deus sempre estara no controle de tudo,e cada um dara conta ao Senhor
      luiz.tresr@gmail.com

      Excluir
  2. Deus é bom sempre ficará esperando o filho voltar não importa o que ele tenha feito, Deus sempre vem em nosso socorro quando chamamos por ele. Acho que o "deus" do Tales Roberto não é o mesmo Deus da Bíblia , porque ele fala muitas besteiras. sou católica vivo minha fé vivo os ensinamentos de Deus. Quem somos nós para julgar alguem, nunca vi uma pessoa escrever uma musica como se fosse Deus, já vi muitas vezes musicas falando de Deus mas nunca como se fosse Deus.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto estamos criticando, pessoas estão se perdendo. Quando iremos parar de criticar e ir ao encontro daqueles que necessitam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. irmão criticar é bíblico,afinal não podemos concordar com o erro,não é ser fariseus mais é denunciar o erro o pecado que muitos não querem fazer.

      Excluir
    2. irmão criticar não é pecado estamos apenas expondo nossas opiniões e expor opiniões é o mesmo de exortar um irmão,se vç tem um e vê ele dando tropeços e fazendo coisas erradas não cai puxar a orelha dele?então dar criticas é ajudar existe criticas construtivas e criticas destrutivas,quem ama a Deus aceita a exortação amém.

      Excluir
  4. porque ao invés de criticar ou procurar erros na pessoas nós não procuramos almas para o reino de Deus! ora por ele, e se ele tiver errado não cabe a mim julgar ou falar alguma coisa porque eu acho que sei teologia ou porque sou estudado ! Faz assim ó:Deus seja feita a tua vontade, tu tens o poder sobre tudo, e sobre todos, seu poder é real, faça a sua vontade e se há erro que o senhor possa abater para que seu evangelho não venha ser envergonhado, vamos orar mais, e pregar o evangelhoo de cristo,amar mais, Deus quer sinceridade de nós.

    ResponderExcluir
  5. bom dia meu nome é Ev.Luiz.
    compreendo sua interpretação,porem não aceito sua forma de interpretação,teologicamente esta musica esta errada,porem ele foi composta de uma forma de compreeção humana de uma forma que todos compreendam que Deus tem ciumes de todos e se entristece quando é rejeitado e isto na musica não é erro se vc estudar alguns hinos da harma cristã irar ver que tem varios erros porem jamais perderam sua exencia,e guando cantamos tais hinos nossos corações se emocionam na presença de Deus.
    Muitas vezes se preucupamos se esse ou aquele esta fazendo a vondade de Deus,porem só Deus é que sabe
    luiz.tresr@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A árvore é reconhecida pelo seu fruto... E não é porque a Harpa é Cristã que ela é infalível, se contem erros e mesmo assim alguém "se emociona" na presença de Deus, é porque não passa de emoção. Grandes evangelistas sabem ao menos 'escrever' corretamente.

      Excluir
    2. O louvor é para elevar exaltação a Deus, não esse monte de músicas antropocêntricas que tem por aí a exemplo desta! Não cabe aos filhos de Deus a vangloriar-se. Minimizar a Deus e colocar o homem na condição de supremacia é algo totalmente anti bíblico e herege! Estou julgando sim a canção e a bíblia orienta a exortar aos cristãos que estão desvirtuando a palavra, agora se vão se rebelar não aceitando é outra história, mas isso faz parte da nossa missão quanto cristãos.

      Excluir
  6. Ser crente está vinculado a amar e não expor ninguém. Não julgueis para não ser julgado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando Mateus explanou as palavra de Jesus ("Não julgueis para não serdes julgados...") ele não falou apenas "não fale de ninguém", mas explicou que o homem tem por natureza a sede de "condenar", que é a raiz da palavra "julgar" no contexto do Sermão do Monte. Em Cristo podemos e devemos julgar (combater - Fp. 1.15,16; II Tm. 4.3,4; II Pe. 3.17,18; Tt. 1.11).

      Excluir
  7. o Deus desta canção não existe ! O Thalles tentou passar uma boa mensagem, só que usou as palavras erradas,Vamos orar por ele! Fizeram muito bem em explicar que a música foge dos conceitos bíblicos, achei um ótimo trabalho, estão de parabéns, serve como lição para os cristãos que nem toda canção é inspirada por Deus! '-' e para tomarmos coragem e estudarmos o que ouvimos, para não alimentarmos nossa fé com conceitos contrários a bíblia! Abraço para todos e a Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  8. eu gosta muito das musicas do thales

    ResponderExcluir
  9. Sabe o problema de alguns pastores é que eles mais julgam do que se preocupam em ajudar ,ou ate mesmo orar,como pode o senhor um pastor ungido ,perder seu tempo colocando texto contra o seu proprio irmão ,vai orar por ele...
    Na verdade eu não conheço o seu Deus ,que provavelmente é um Deus que apenas castiga e faz as pessoas viverem em baixo de uma religiosidade que mata ......

    ResponderExcluir
  10. Com todo respeito... + amor...

    Será que ele ans "grandes heresias" não está fazendo muito mais do que muita gente por aí???

    Pois é esse negócio de ser notado subindo nas costas dos outros também é uma prática MUITO mundana...

    ResponderExcluir
  11. O pastor fez um ótimo trabalho, a prova disso está na bíblia sagrada , é só ler as mensagens que ele deixou, a bíblia sagrada é clara e única, Deus usa as pessoas de acordo com o que está escrito, pois ele é Deus e nunca se contradiz, e a música do thalles , foge dos conceitos bíblicos. Então o pastor não está julgando e sim mostrando o que a bíblia diz sobre tal canção, se agrada a Deus ou não. Uma questão de conscientização !

    ResponderExcluir
  12. Hipocrisia..sempre tem um p julgar e criticar o outro, o mais triste, pessoas cristãs.Se está dentro dos conceitos bíblicos ou não, vamos orar pelo nosso irmão, que através das suas musicas, esta ganhando muitas vidas p Jesus. Sou a prova viva de alguem afastada dos caminhos, que ao ouvir as canções do Thalles, chorei como criança, e voltei, junto ao meu marido, p caminhos do Senhor. Nao so as cançoes dele como todos outros louvores, nos aproximam mais de Deus. Vamos evangelizar, ganhas vidas p Deus, parar de criticar o irmão, o tempo q vc levou p escrever um texto criticando seu irmão, poderia ser p fazer algo útil p Jesus, como orar e pregar a palavra. Sejam cheios do espirito santo#pressão!!!! Haha

    ResponderExcluir
  13. Muita gente se preocupando com o teologicamente correto, é tanta hipocrisia....talvez não esteja dentro dos conceitos, porém esta ganhando almas p Jesus, os louvores fazem-nos alegrar na presença de Deus, sou a prova de alguem afastada, que ao ouvir essas conções, chorou e decidiu voltar p presença de Deus, não so eu como meu marido e amigos. Louvar a Deus é sempre lindo, sejam com as canções do Thalles ou de qualquer outro cantor. Ao invés de criticar, querer corrigir, ore por ele, para Deus aperfeiçoar seu filho cada dia mais...sinceramente, postura feia, muitos amigos e eu também ficamos nos questionando...o tempo q foi usado escrevendo algo p criticar e questionar a obra do irmão, poderia ser p estar fazendo algo util p Deus.Vai evangelizar!!! Sejam cheios do espirito santo!!!

    ResponderExcluir
  14. você entende de musica pra dizer que se ele apenas cantasse seria melhor. o cara é bom ele não grita ele solta a voz poucos artistas fazem como ele, poucos artistas tem expansão vocalica que ele tem. ele tem seus defeitos sim, mas é um otimo cantor tem seu e é desse estilo que a maioria ta gostando.

    ResponderExcluir
  15. Antes de tudo coloque correto seu nome no blog... Macelo ou Marcelo?!?!?! para sim depois criticar algo colocado por Deus no meio gospel... e com certeza ele ( Thalles ) está levando mais pessoas a Deus do que esse blog "xulo" seu... abraço amado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia anônimo. O meu nome é Macelo sem o R devido ao um erro de cartório. Em relação as sua crítica tem todo o direito de faze-las desde que não agrida a ninguém. Obrigado por comentar em meu Blog.

      Excluir
  16. Meu AMIGO E SENHOR, me disse que eu não deveria chamar ninguém de idiota imprestável SEM RAZÃO, mas este Talles me dá todo o direito. Na verdade existem muitas caras desprezíveis na mídia, como; Beyoncé, Luan Santana, Galvão Bueno, Preta Gil, e etc..., mas acho que o Tales é pior do que todos. Qualquer um pode perceber que esse " elemento" não passa de um mercenário aproveitador da fé Evangélica. Um lobo, no espirito do anticristo, que visa minar a obra do Senhor. Detalhe; náo é o 1° nem sera o último. Mas, os escolhidos conhecem o Tales, e sabem pra quem ele está trabalhando. Agora em termos de qualidade, e estética, basta ver pra quem o Tall trabalhou no mundo: J. QUEST!!! E quem lançou ele no meio gospel? RR SOARES!!

    ResponderExcluir

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...