segunda-feira, 6 de maio de 2013

Como vencer a provação.

provação significa: Ação ou meio de pôr à prova a constância, a resignação, a virtude. 

Situação difícil; transe; sofrimento. 

Provação é diferente de tentação: 

Tentação: é de origem satânica – (Mateus 4:1), (Tiago 1:14), e tem o objetivo de fazer o crente deixar de estar no centro da vontade do nosso Senhor, tendo uma função má, impulsionando a pessoa as fraquezas da carne. 
Provação – como se percebe pela palavra, significa "colocar uma pessoa à prova ", submeter a um teste. Visa fortalecer a pessoa e não derrubar (Leia 2Crônicas 32:31; Hebreus 12:1-3). 

Nos perguntamos repentinamente o “porquê “ das provações e lutas que atingem nossa vida, porém rejeitamos a aprender o que elas ensinam(Tg 1.3), para que mais rápido sermos aprovados e sairmos então da prova. 

As provações são parte da nossa vida como crentes, o próprio Jesus disse: “No mundo tereis aflições”, e Ele mesmo passou por grandes sofrimentos e tensões. Mas qual a causa da provação? 

Sabemos que Deus nunca teve a intensão de fazer o ser humano passar por esses sofrimentos, porém o primeiro homem criado na face da terra lhe desobedeceu, e depois da queda tornaram-se conhecedores do bem e do mal, e assim o pecado passa a ser sedutor, já que não eram mais inocentes (Gn 3.11). Sofrer passa a ser parte da vida dos seres humanos, como preço pela desobediência. Em (Rm 5.12,19) mostra que o todo o sofrimento veio por causa de um homem, Adão, e que por outro Homem, Jesus, todos seremos vencedores(Rm5.1). 

Os sofrimentos de Jesus:

O seu sofrimento foi profetizado a centenas de anos antes, Isaías é chamado de profeta messiânico pois nenhum outro descreve melhor os sofrimentos que Cristo haveria de passar, usou a expressão “Todavia ao senhor agradou moê-lo, fazendo enfermar” (Is 53.10), tendo o propósito de torná-lo sacerdote eterno (Is53.12c; Hb8.1). Aqui vemos a forma incrível que Deus trabalha em meio aos sofrimentos para realização de um plano maior para as nossas vidas. Jesus sentiu na pele a dor dos sofrimentos (1Pe 2.23). Todo o sofrimento do Cristo fica para nós de exemplo, Ele passou por tudo sem perder sua convicção (Jo10.17,18). 

O que aprendemos com a provação?

A conhecer Deus melhor:

Jó depois de passar por seus sofrimentos, chega a uma sábia conclusão: “Com o ouvir dos meus ouvidos, ouvi, mas agora te veem os meus olhos”. O profeta Oséias exorta a conhecer melhor ao Senhor. Isto deve ocorrer mesmo que seja mediante a sofrimentos (Fp 3.8). 
Nos capacitam para o ministério:

Na bíblia vemos vários desses exemplos onde pessoas antes de serem exaltadas segundo o propósito de Deus, foram perseguidas e provadas, como José do Egito, que teve no poço, na escravidão, na calúnia, e na prisão, uma escola a qual o ensinou a viver com o pouco, e a saber administrar pois posteriormente se tornaria governador do Egito. Já pensou nisso, que quando Deus te prova é motivo de se alegrar, por que com certeza há uma grande vitória programada para acontecer na sua vida? 

Como vencer a provação? Fomos chamados para sermos vitoriosos, mas como vencer as provações se elas nos deprimem, e nos deixam perplexos? A resposta está na vida de Paulo, quando vemos a maneira em que ele encarava as tribulações, mesmo diante da morte ele manifestava a vida que recebia de Cristo(2Co 4.8-11). 

*pela fé em Jesus: A fé nos faz enxergar a vitória em momentos em que tudo diz o contrário, é o instrumento que podemos usar no momento do sofrimento (At 27.22-25). Através da fé podemos conquistar nossos sonhos e tomar posse dos sonhos de Deus para nós, conquistamos reinos, e fechamos a boca dos leões (Hb 11.33). A fé mantem a pessoa de pé no meio dos ventos da vida( 2 Co 1.24) (Rm 4.20). 

*pela palavra de Deus: A palavra do Senhor é sem dúvida a maior arma de que o crente pode contar(Mt 4.4), É arma poderosa capaz de destruir fortalezas(Co 10.4), a palavra é a espada do espírito referida em efésios(Ef6.17) , que penetra dividindo a alma do espírito, discernindo as situações do nosso coração, através dela conseguimos vencer o maligno (Jo 2.14). 

*pelo Espírito Santo: O Espírito Santo é o Consolador que Jesus enviou e disse que estaria conosco em todas as situações(Jo14.16,17), os apóstolos mesmo sendo a maioria homens indoutos, eram vencedores por estarem cheios do Espírito Santo (At4.29,31).Diante da morte o crente cheio do Espírito mesmo assim é mais que vencedor (At 7.55,56). 

Conseguir vencer as provações, é para os verdadeiros servos de Deus. As provações não podem impedir que as promessas de Deus se cumpram e que as suas bênçãos venham para nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...