sexta-feira, 22 de março de 2013

Pureza, O Grande desafio.

"Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei" (Sl 51:7).

Hoje em dia se guardar em santidade é um grande desafio. Num mundo tão liberalista, onde tudo é tão banalizado, a pureza parece ser apenas uma história dos antigos e não uma experiência ou uma escolha de vida.
Enfrentamos um grande apelo do mundo para ceder aos impulsos do pecado, e o que mais tem atingido a vida espiritual dos jovens é a questão da sexualidade, junto com o falso moralismo e a libertinagem.  pergunto: Será que não há mais pureza em nosso meio? Será que temos nos deixado vencer pelo "modernismo" e liberalismo desse mundo?

Muitas vezes é até um tanto vergonhoso falar sobre Pureza. Acredito que muitos já tenham se sentido um tanto constrangido em falar sobre sua escolha de ESPERAR, parece que você é um ser do outro mundo, isso quando não duvidam de você. Nas igrejas também tem se evitado falar e ensinar sobre o assunto, alguns líderes parece que tem preferido esquecer. E por que? Por medo de ir contra a modernidade do século? Ou medo de perder "seguidores" por negar o pecado e pregar os mandamentos de Deus? 

Como já vimos aqui "o palco que temos hoje no mundo é de depravação, lascívia e luxuria em tudo que nos rodeia". E essa falta de orientação só tem formado jovens com ideias erradas a respeito das normas e doutrinas da Igreja. Abrindo o caminho, para a "cultura secular" se instalar em suas mentes. Formando conceitos de que a Igreja é preconceituosa, antiquada, controladora, etc. Quando tratamos de pureza apenas nos vem a questão sexual, mas não é no que quero me atentar no momento, a pureza vai além disso. Ser puro significa ser livre de toda mácula da lascívia, em todos os nossos atos. Ou seja abstenção de todos os atos e pensamentos que incitam desejos imorais. "O domínio próprio sobre qualquer atividade que contamina a pureza da pessoa diante de Deus". A impureza não é só uma questão sexual, a impureza também está na corrupção, na mentira, na desonestidade, nos maus pensamentos entre outras obras da carne (Gl 5:19-21).  Uma das principais necessidades de ter comunhão, intimidade, com Deus, é a Pureza. Em Sl 23:3-4 diz que só quem for puro de coração poderá ver ao Senhor, poderá se achegar ao Seu santo lugar. Mais um vez digo: A pureza começa em nosso coração! (Mt 5:8) Quando temos um coração puro, teremos também uma mente pura e assim consequentemente nossos atos e pensamentos também serão puros. Nosso exterior só reflete aquilo que somos por dentro e como diz em Tito 1:15 "Para os puros, todas as coisas são puras...".

O que é ter um coração puro? É ter um coração que anseia, deseja apenas uma coisa, Deus! Ou seja, O busca incansavelmente, busca realizar somente a Sua vontade e agradá-lO em todo instante. Pureza de coração é uma conquista, exige esforço e disciplina. É resultado de submissão e aprendizado. "Um coração puro está ligado a uma mente pura que apresenta uma perfeita unidade entre pensar e agir". Mente pura gera pensamentos puros, e isso só é possível quando estamos conectados 24h por dia com Deus. Como diz em Colossenses 3:2 "Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas". Sim, não é fácil controlar nossos pensamentos, mas com um coração puro, é natural que nosso pensar esteja em "...tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama..." (Fp 4:8). Com um coração puro, uma mente pura, nossos atos não serão estimulados pela imoralidade, pela libertinagem, pelas transgressões. As paixões desse mundo não nos atrairão. Teremos atitudes que glorifiquem a Deus, que honrem o Seu nome. Uma vida da maneira que Deus quer! Nosso semblante refletirá a Glória e a Santidade de Deus.

Não é uma caminhada fácil, mas não é impossível! Que Deus nos conduza à pureza de coração! Que guarde as nossas mentes e nos torne puros. Que não sejamos pedra de tropeço para as pessoas mas sim exemplos de que é possível sim, uma vida pura e irrepreensível diante do Senhor! 

Não se esqueça: "Fuja também das paixões da mocidade; e siga a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor!" (2 Tm 2:22)

Um comentário:

  1. Sim, concordo, a pureza, a única responsável pelo verdadeiro brilho no olhar, é uma divina característica que pouquíssimos têm nos dias de hoje, acredito que o demônio, mais que todos nós, sabe o verdadeiro e maravilhoso valor da pureza por isso trabalha sem sessar para arrancá-la das pessoas. O demonio é o mais sujo e invejoso pois sabe que não tem mais chances de se limpar e quer que todos sejam como ele.

    ResponderExcluir

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...