segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O pai que clamou a Jesus.

Lunático

adj. e s.m. Influenciado pela Lua; aluado.
Maníaco; excêntrico; visionário.
P. ext. Louco. 

Loucura

A loucura ou insânia é segundo a psicologia uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados "anormais" pela sociedade. É resultado de doença mental, quando não é classificada como a própria doença. A verdadeira constatação da insanidade mental de um indivíduo só pode ser feita por especialistas em psicopatologia.
Algumas visões sobre loucura defendem que o sujeito não está doente da mente, mas pode simplesmente ser uma maneira diferente de ser julgado pela sociedade. Na visão da lei civil, a insanidade revoga obrigações legais e até atos cometidos contra a sociedade civil com diagnóstico prévio de psicólogos, julgados então como insanidade mental.

Epilepsia

Epilepsia é uma alteração na atividade elétrica do cérebro, temporária e reversível, que produz manifestações motoras, sensitivas, sensoriais, psíquicas ou neurovegetativas (disritmia cerebral paroxística). Para ser considerada epilepsia, deve ser excluída a convulsão causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos, já que são classificadas diferentemente. A palavra epilepsia vem do grego epilepsia, 'doença que provoca repentina convulsão ou perda de consciência', pelo latim epilepsia.

Demência

Caracteriza-se a Demência quando, em um indivíduo que teve o desenvolvimento intelectual saudável, ocorre a perda ou diminuição da capacidade cognitiva, de forma parcial ou completa, permanente ou momentânea e esporádica. Dentre as causas potencialmente reversíveis estão disfunções metabólicas, endócrinas e hidroeletrolíticas, quadros infecciosos, déficits nutricionais e distúrbios psiquiátricos, como a depressão (pseudodemência depressiva).

Opressão

s.f. Ação ou efeito de oprimir; estado do que se encontra oprimido.
Sensação de sufocação; dificuldade de respirar.
Fig. Jugo; tirania; ação de fazer violência por abuso de autoridade.
Humilhação.

OPRESSÃO MALIGNA

Opressão é a presença de demônios em determinados ambientes e sua influência direta sobre as pessoas. Há no Novo Testamento diversas referências à opressão demoníaca, Lc 4: 18; At 10: 38. As forças do mal invadem o local e o tornam pesado e carregado. Os demônios assediam as pessoas que moram ou freqüentam aquele lugar, exercendo pressão sobre elas e, muitas vezes, as levam à exaustão e à depressão. Essa invasão maligna só ocorre quando se dá lugar à ação do diabo.

a) Os demônios procuram nossos pontos mais vulneráveis. Com isso, enfraquecem nossa resistência moral e espiritual. Eles trazem a preguiça, o desânimo, as incertezas, a indiferença, a desobediência, etc. Para trazer males à igreja, o inimigo procura agir com freqüência na família. E muitas abrem as portas para o tentador. Quantas que, quando se reúnem, o que mais gostam de fazer é falar mal dos outros. São lares onde as palavras são instrumentos de destruição, ao invés de bênção e edificação.

b) Todos os seres humanos, inclusive o crente, estão sujeitos à opressão. A opressão pode atingir qualquer área da vida. As mais afetadas são as seguintes:

· moral, levando à mentira, prostituição, roubos, assassinatos, etc;

· física, causando enfermidades e doenças.O diabo oprimiu Jó e, mediante permissão de Deus, trouxe-lhe enfermidade. No entanto, nem todas as enfermidades e doenças são de origem maligna;

· material, levando o homem à obsessão por bens, dinheiro, cargos, etc;

· espiritual, induzindo à idolatria, à prática de ocultismo.

c) Como obter vitória? O crente que luta contra essa ação do maligno é vencedor, porque seus pés estão firmados na Rocha Eterna, Sl 40: 2. A maneira que Jesus ensinou para vencermos o maligno é atacá-lo pela oração, jejuns e proclamação da Palavra, destruindo suas armas de engano e tentação demoníacas, Mt 17: 21.

POSSESSÃO

Se a opressão é a presença de demônios em torno da pessoa, a possessão é a presença de um ou mais demônios dentro dela, Mc 5: 9-13. A opressão opera de fora para dentro, já a possessão, de dentro para fora. É sinal de que o diabo alcançou grande domínio sobre a vida da pessoa.

a) Demônios controlam reações. Quando os demônios não apenas dominam o ambiente, mas passam a controlar uma pessoa, existe um típico caso de possessão. Em Mc 5: 1-20 há um exemplo disso. O homem andava sempre nu, Lc 8: 27, de noite e de dia clamando entre os sepulcros e pelos montes, ferindo-se com pedras. Quando uma pessoa está possessa, ela perde o controle de si mesma. O homem gadareno (Marcos 5) tinha o corpo dominado e usado por demônios, vv. 1-4; perdera a sensibilidade física (não sentia dor, frio, fome), v. 5, bem como o controle das faculdades: voz, ação, locomoção, vv. 6-7. No entanto, depois de libertado por Jesus, foi encontrado assentado, vestido e em perfeito juízo. Outros casos de possessão demoníaca podem ser vistos em Mc 9: 17-27; Mt 9: 32, 33; 12: 22. Alguns deles estão ligados a enfermidades.

b) Opressão e possessão podem atingir o crente?

· Quanto à opressão, o crente deve estar atento, pois o inimigo vai persegui-lo a cada dia, a cada esquina, a cada passo, para tentar derrubá-lo ou desviar de seu propósito de busca de santidade e da conseqüente comunhão com o Senhor. Ele anda ao derredor. Apenas ao derredor.

· Quanto à possessão, Ef. 1: 13 diz que o verdadeiro crente é selado com o Espírito Santo e a Palavra também ensina que luz e trevas não têm como coexistir, Jo 8:12; 1:5; 12:46. O crente tem um só Senhor vivendo em seu coração e dirigindo sua vida. Assim, onde a luz entrou, as trevas desapareceram. Quando o Espírito Santo entra na vida do cristão, transforma seu caráter e seu estado anterior de trevas, substituindo-os pela luz. Neste caso, a presença do Espírito Santo no crente, afasta a possibilidade de que as trevas tornem a dominar sua vida material e espiritual, At 26:18.

Na verdade, nossa batalha contra falhas pessoais e aberturas de brechas para que o inimigo possa atirar uma seta deve ser constante. Que nossas atitudes e as palavras que proferimos venham a se constituir em bênção a todos, Ef 4: 29; que confessemos a vitória, Fp 4: 3; que vigiemos e oremos em todo tempo, Mc 14: 38; Lc 22: 40.

Maior é o que está em nós. Deus nos chamou para abençoar a todos indistintamente. Abençoar é declarar o bem das pessoas, crendo que Deus endossará as nossas palavras. Abençoar é clamar a Deus em nosso benefício ou de alguém, Nm 22: 6.

COMO OPERAM OS DEMÔNIOS??

Em Lucas 13.11, nós vemos uma mulher que tinha um demônio de enfermidade, havia já dezoito anos. Porém, Jesus ensinou, que quem prendia aquela mulher, era o próprio Satanás através daquele demônio (Lc 13.16). Sendo assim, tudo que Satanás faz, os demônios também fazem sobre o seu comando. Satanás não é onipresente, nem onipotente, nem onisciente. Sua presença, poder e conhecimento são ampliados através de seus demônios. Vejamos o que eles fazem:

1. Controlam o sistema mundial (Ef 6.12; 1 Jo 5.19).

2. Estão por detrás de governos para influenciá-los (1 Cr 21.1; Dn 10.13,20; Ap 16.13,14).

3. Promovem a idolatria (Lv 17.7; Dt 32.17; 2 Cr 11.15; Sl 106.37,38; Os 4.12; 1 Co 10.19-21).

4. Promovem o espiritismo e as praticas de adivinhação (1 Sm 28.7; Ez 21.21; Os 4.12; At 16.16).

5. Promovem as seitas e as heresias na Igreja (Gl 1.6-8; Cl 2.18.23; 1 Tm 4.1-5).

6. Oprimem a humanidade, através dos ladrões, assassinos, e as forças da natureza (Jó 1.12-19).

7. Colocam enfermidades: como mudez (Mt 9.32,33), surdez (Mc 9.25), cegueira (Mt 12.22), curvatura da coluna (Lc 13.11), epilepsia (Mt 17.15; Mc 9.20; Lc 9.42), e feridas malignas (Jó 2.7).

8. Colocam desordens mentais: como violência e força anormal (Mc 5.4), gritaria e automutilação (Mc 5.5), andar nu pelas ruas (Lc 8.27), e ter tendência ao suicídio (Mc 9.22).

9. Causam perseguições contra a Igreja (Ap 2.8-10).

10. Tentam os crentes na área do sexo (1 Co 7.5).

11. Cegam as mentes dos incrédulos ao evangelho (2 Co 4.3,4).

12. Colocam pensamentos pecaminosos (Jo 13.2; At 5.3).

Entre essas e outras obras, realizadas por Satanás e seus demônios, temos certeza de uma coisa, o objetivo dessas forças espirituais, é sempre fazer o mal (Ef 6.12).

Quais são os sintomas de uma possessão demoníaca?

Tudo aquilo que foge ao normal, sem que tenha uma causa plausível. Podemos resumir em:

1. Doenças e enfermidades físicas (Mateus 9.32,33).

2. Doenças mentais (Mateus 17.15; Marcos 5.15).

3. Constantes dores de cabeça ou dores localizadas em outras partes do corpo, não diagnosticadas pela Medicina.

4. Insónia.

5. Medo e fobias.

6. Desejo de suicídio.

7. Vícios.

8. Nervosismo.

9. Depressão.

10. Visões de vultos e audições inexplicadas.

Todas as pessoas doentes ou enfermas são possessas de demónios?

Não, mas todas as doenças e enfermidades têm uma causa, que pode ser um espírito de enfermidade ou uma bactéria demoníaca.

No texto bíblico de Atos 5.16 está registrada uma distinção entre doentes e possessos por espíritos imundos. O próprio Senhor Jesus concedeu aos discípulos autoridade sobre espíritos imundos, para expeli-los, e para curar todas as doenças e enfermidades (Mateus 10.1).

Quando a manifestação dos demónios acontece mais frequentemente?


Quando as pessoas que estavam enganadas pelos espíritos demoníacos ouvem a pregação

do Evangelho (João 8.32).

Vale lembrar que algumas das astutas ciladas de Satanás contra o povo de Deus e o próprio Deus envolvem:

· Falsa doutrina – 1 Tm 4.1: “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios”.

· Falsos evangelhos – 2 Co 11.4: “Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis”.

· Falsos cristos – 1 Jo 2.18: “Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora”.

· Milagres enganadores – 2 Ts 2.8,9: “E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira”.

· Aparência de piedade – 2 Tm 3.1-5: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te”.

· Falsos apóstolos – 2 Co 11.13-15: “Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras”.

Qual será o destino dos demónios?

Alguns que estavam livres já foram lançados ao abismo (Lucas 8.31 e Apocalipse 9.11); Outros estão

presos e serão soltos na Grande Tribulação (Apocalipse 9.1-H e 16.13,14). Finalmente, todos terão o mesmo destino que satanás, isto é, serão lançados para dentro do lago de fogo (Mateus 25.41 e Apocalipse 20.10).

Defesas do crente contra satanás:

1. Intercessão de Cristo – Lc 22.31,32: “Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos”.

2. Ter a atitude correta para com satanás – Jd 9: “Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda”.

3. Estar vigilante contra satanás – 1 Pe 5.8-10: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá”.

4. Tomar uma atitude de resistência contra satanás, mas por vezes devemos fugir – 2 Tm 2.22: “Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor”.

5. Fortalecer na comunhão com Cristo e tomar a armadura espiritual – Ef 6.10,11: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”.

A VITÓRIA EM CRISTO, Fp 3: 12-14

Cristo libertou-nos para que pudéssemos apresentar a Deus, voluntariamente, nossa adoração, reverência, fé, amor e esperança. Jesus nos devolveu a alegria de uma comunhão sincera com Deus. Nosso espírito está livre. Nossa alma, outrora escravizada pelo inimigo, estava oprimida, desfalecida. Contudo, agora, liberta por Deus, ela libera:

· a força do seu intelecto. Servimos a Deus com inteligência, Rm 12: 2;

· a força emotiva. Antes, chorávamos de tristeza; agora choramos de alegria pela presença de Jesus, Sl 126: 3;

· a força da memória. Esquecemo-nos do que ficou para trás, prosseguindo para o alvo da nossa vocação, isto é, do chamado por Deus, Fp 3: 13;

· a força da consciência, fazendo tudo para agradar a Deus, de livre e espontânea vontade, 1Jo 3: 22;

· a força do seu raciocínio, meditando e agradecendo a Deus pela grande salvação e libertação oferecidas por Jesus Cristo, Hb 2: 3.

Wikipédia
Dicionário Aurélio
Bíblia de Estudo Pentecostal
Bíblia Shedd
Bíblia de Estudo NVI
Dicionário Bíblico Ilustrado – Ronald F. Youngblood / F.F. Bruce & R.K. Harrison
Manual Bíblico Unger – Merril Frederick Unger
Manual Bíblico Vida Nova 

Sites de Pesquisa da internet

DC. Nelilson Borba

Fonte: http://ensinodominicalbetel.blogspot.com/2011/08/licao-7-o-pai-que-clamou-jesus.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...