segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

SHEKINAH.

 maioria das pessoas traduz o termo shekinah como a glória de Deus manifesta. Contudo, os próprios defensores reconhecem que esta expressão não está na Bíblia. Historicamente shekinah é o equivalente judaico mais próximo do Espírito Santo, o que não parece ser correto. O termo é posterior à Bíblia. Sendo extra-bíblico aparece nos targuns e foi usado pelo talmude. A grande pergunta é: devo me utilizar em cânticos ou prédicas de um termo que nem mesmo aparece na Bíblia com este significado para descrever a doutrina da manifestação de Deus ao homem? Aparentemente não.
O vocábulo hebraico shekinah não aparece na Bíblia. Mas o verbo shakan, que se traduz por habitar, morar ou residir aparece em muitos lugares. Em Ex 3.22 e Rt 4.17 o verbo shaken é traduzido por vizinho. Os adeptos do uso do termo enfatizam que é usado para a habitação de Deus na coluna de fogo e sua glória manifesta no Monte Sinai, no Propiciatório entre os querubins, no Tabernáculo, no Templo. Bom, todas estas expressões no hebraico têm outras palavras que a designam. Vejamos quatro exemplos principais:

Coluna de Fogo - amud esh
Glória de Deus - kabod yahweh
Coluna de Nuvem - amud hamud
Fumaça - hasan

Bom, se alguém definir shekinah como manifestação visível da glória de Deus, não está falando de shekinah, mas de teofanias, que possuem várias formas e propósitos.

Há vários problemas ao redor da temática. O termo shekinah tem uso esotérico, por exemplo. De acordo com a concepção cabalística e do ramo hassidísmo do judaísmo, a Shekinah é uma energia cósmica poderosíssima, que habita no "interior" do Universo e vivifíca-o, sendo a sua "alma" ou "espírito". Na Cabala esotérica, Shekinah é a essência do Ain Soph que, emanado, ficou preso ou enroscado em Malkuth, sendo correspondente à Shakti ou Kundalini na tradição esotérica oriental da Yoga. Segundo o livro cabalístico Zohar, a evolução do homem é o processo em que o pólo feminino do Divino (Shekinah), presente potencialmente na criação e no homem (Malkuth), se une ao pólo masculino da Divindade, Kether. Tal reunião é na tradição rosacruz representada pelas Núpcias Alquímicas de Christian Rosenkreutz. Segundo a tradição da Cabala, a reunião dos dois pólos da Divindade resulta em uma Consciência Cósmica ou crística, de união do homem e do Divino, resultando no Homem-Deus ou Cristo. Tal estado de consciência é equivalente na Yoga, ao Samadhi, a consciência produto de quando Shakti, o pólo feminino do divino, presente no Chakra da base Muladhara, se une a Shiva, o pólo masculino do divino presente no Chakra Sahasrara, no topo da cabeça, resultando no Avatar, a encarnação humana do Divino, do Cósmico. Na tradição esotérica egípcia, o equivalente é a união entre Ísis e Osíris, resultando em Hórus, o Homem-Deus. Tal união é em todas as tradições esotéricas, a iluminação, a iniciação.
Outro problema é o uso judaico do termo shekinah, inda que menos do que o parágrafo anterior. Shekinah aparece no meio de pelo menos um "minyan" de adoradores quando eles oram na congregação, e de dois ou mais judeus quando eles se ocupam no estudo da Torah, ou em um homem quando ele recita o Shema. O shekinah habita no puro, no benevolente, e no hospitaleiro, e no marido e esposa quando eles vivem em paz e harmonia.

Bom, se Shekinah representa a presença majestosa de Deus e Sua decisão de "habitar" (shakan) entre os homens, podemos aceitá-la como poesia, mas não como doutrina. Esta expressão foi tomada das passagens que dizem respeito à presença de Deus na qualidade de residente no tabernáculo terrestre entre o povo de Israel (Ex 5.8; Ex 29.45-46; Nm 5.3; Nm 35:34; I Re 6.13; Ez 43.9; Zc 2.14). Teriam os cristãos este discernimento? Portanto, seria irrelevante usá-la visto que a habitação máxima de Deus em nós hoje é feita pelo Espírito Santo, e não mais por meio das figuras do Antigo Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...