quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Pequenas Coisas.

"Pois quem despreza o dia das pequenas coisas" Zacarias 4:10

Este maravilhoso texto está escrito no livro do profeta Zacarias cujo nome significa (O Senhor se lembra)..Esse foi um profeta pós-exilio, levantado por Deus como oraculo ,para ajudar o povo de Israel que estava vivendo uma época de muita dificuldade. Muito antes desse tempo o Salmo 137 descreve com riqueza de detalhes o que os israelitas passaram quando foram levados cativos para a Babilonia. Diziam eles'' As margens dos rios da Babilonia, nós nos assentávamos e chorávamos lembrando-nos de Sião. Nos salgueiros que lá havia pendurávamos as nossas harpas, pois aqueles que nos levavam cativos pediam que canções....''Portanto o sofrimento do povo já era antigo. Estavam em terra estranha, sem moradia, sem alimentos, sem calçados, sem roupas e sentiam muita saudade de Sião(Jerusalém). Zacarias é apresentado por Esdras como filho de Ido(Esd. 1:14).Zacarias teve oito visões , e cada uma delas tinha um significado diferente. Tudo só tinha uma finalidade que era animar os desanimados ,consolar os tristes de coração e enxugar as lagrimas dos angustiados.

Nessa época estavam programados para restaurar Jerusalém: Zorobabel, Neemias Esdras, Zacarias e mais adiante ,a historia registra Malaquias. Quando começaram a reconstruir o Templo. queriam apoio de outros poderosos, todavia Deus não permitiu e falou "Nem por força nem por violência mas pelo meu Espirito''Zac 4:6(b) E foi justamente nessa época que o povo rebelou-se. Já não confiavam mais em Deus e nem nos profetas foi quando Deus falou pela boca do profeta "Quem despreza o dia das pequenas coisas''Zac.4:10. Foi quando guiado e usado por Deus o profeta começou a fala do tempo Messiânico para animar o povo. 

Esse texto nos dá uma lição tremenda da vontade do Todo Poderoso. Deus quer que sejamos despojados de tudo que existe nesta terra, pois é tudo passageiro e efêmero ,Existe nesta vida todo tipo de mundo: mundo animal, mundo vegetal, mundo espiritual e agora mundo virtual. Mas o Nosso Senhor quer que sejamos desapegados de todos eles. Para não cairmos no pecado da murmuração. Existem na Bíblia três situações que enriquecem esse título de pequenas coisas e que Deus usou para mostrar de um lado o seu poderio e do outro foi o testemunho de quem nada possuía mas que não usou da murmuração para esvaziar seus sentimentos.. 

O Primeiro exemplo foi o azeite da viúva registrado em 2Reis 4;1-7 ,Essa pobre viúva estava na eminencia de perder seus dois filhos, porque naquele tempo quem não podia pagar uma dívida tinha que entregar seus filhos para o credor. Essa coitada tinha perdido o marido e agora não queria perder os filhos mas não entrou em desespero antes procurou ajuda do profeta. 

No caso Elias mandou que ela trouxessem todas as vasilhas e o pouco azeite que possuía e o milagre aconteceu. Foi tanto azeite que lá vendeu, pagou o que devia e ainda sobrou. 

a segunda coisa foi o pouco de farinha, A Bíblia relata que uma pobre senhora procurou uns gravetos para fazer um bolo para ela e seu filho e para depois morrer. Essa é a viúva de Serepta ao ver aquela situação, o disse: Faça primeiro para mim e depois para você e assim ""A farinha da panela não acabou''. 

A terceira coisa foi com relação a Golias. Esse filisteu tinha 3 metros de altura e passou quarenta dias desafiando Israel para uma luta. Os homens judeus não tinham coragem de enfrenta-lo, mas apareceu um jovem franzino que viu aquela confusão e pediu para ir lutar. Quando quiseram colocar aquela roupas se guerra Davi não suportou o peso e caiu, Resolveu lutar com o que sabia manejar : a funda e as pedras. A Bíblia diz que quando o filisteu viu o tamanho de Davi começou a rir (mas ele não viu quem estava com Davi) .foi somente uma pedrada e o gigante caiu por terra 2 Samuel 17. Deus usou três coisas pequenas ficarem tão granes que passaram para a Historia como exemplos. 

Um pouco de azeite, um pouco de farinha e uma simples pedra fizeram a historia da três pequenas coisas que não desprezadas. E nós? Devemos ver nesse texto exemplos para as nossas vidas. Às vezes acontecem dias que pouco ou quase nada temos, mas não podemos esquecer que o nosso Deus é maior que tudo. 

Elaborado por: Dalva Coutinho 
 Via:http://inconformadospontocom.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...