segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O homem segundo o Coração de Deus.

2 Samuel 12. 5 – 6

Então, o furor de Davi se acendeu, e disse a Natã: Tão certo como vive o Senhor, o homem que fez isso deve ser morto. E pela cordeirinha restituirá quatro vezes, por que fez tal coisa e porque não se compadeceu.

Esta história tem início no tempo em que os reis costumavam sair para a guerra, porém o rei Davi, que deveria ter saído, ficou em Jerusalém.
Diz a Palavra que, à tarde, Davi se levantou do seu leito, e saiu a passear no terraço da casa real, e viu, então, uma mulher que se estava lavando. Era esta mulher muito bonita.

Então ele determinou que descobrissem quem era ela e ficou sabendo que se tratava de Bate-Seba, filha de Eliã e esposa de Urias, o heteu.

Davi, então, mandou alguns homens buscá-la e teve relações com ela. Em razão deste momento, ela ficou grávida e, imediatamente, avisou a Davi o que estava acontecendo.

Davi então mandou chamar Urias, o heteu, marido de Bate-Seba e, quando este chegou, perguntou pelas tropas, como estava indo a guerra e o mandou para casa descansar.

Porém Urias não foi para casa, em vez disso dormiu no portão do palácio, junto com os guardas do rei. Quando Davi ficou sabendo que Urias não tinha ido para casa, questiona-o o motivo, uma vez que ele tinha acabado de voltar, depois de ter ficado fora tanto tempo.

Urias responde que os homens de Israel e Judá estavam longe, na frente da batalha, guardando a arca da aliança, que o seu comandante Joabe estava acampado, com seus oficiais ao ar livre, como, diante desta situação, ele poderia ir tranquilamente para casa. Diz a Palavra que Urias ficou em Jerusalém, naquele e no dia seguinte.

Então Davi escreve uma carta a Joabe, que manda por Urias, determinando que ele coloque Urias na frente da batalha, onde a luta fosse mais pesada e, pior, dá a ordem para que, depois disso, ele se retire e deixe que Urias seja morto.

Joabe obedece às ordens de Davi e, então, as tropas inimigas matam alguns oficiais de Davi e Urias está entre eles.

Bate-Seba ficou sabendo do ocorrido, chorou pelo marido, porém passado o tempo do luto, Davi a chama ao palácio e a torna sua esposa. Ela lhe deu um filho, mas o Senhor não aprovou, em absoluto as atitudes de Davi, e lhe envia o profeta Natã para confrontá-lo e chegamos aos versículos acima, que tratam justamente do momento em que o profeta está cumprindo a determinação do Senhor.

Natã começa a conversa com Davi relatando história de dois homens, um rico e um pobre. Que o rico possuía muito gado, porém o pobre apenas uma ovelha, que havia comprado e fala do carinho que ele tinha por aquela ovelha. Um dia um visitante chegou a casa do homem rico, porém este não quis matar uma de suas muitas ovelhas, em vez disso, pegou a ovelha do homem pobre, matou-a e preparou uma refeição para o seu hóspede.

Neste momento, Davi fica furioso com a história e profere as palavras constantes dos versículos cinco e seis, do capítulo doze, de segunda Samuel.

Então, Davi houve do profeta Natã: “ Este homem é você e é isto que diz o Senhor o Deus de Israel”, e o profeta diz a Davi o que lhe acontecerá, tendo em vista ter feito coisa tão horrível, e o que chama mais atenção é que, dentre as diversas coisas que foram ditas a ele, Deus faz questão de avisar que Davi pecou escondido, em segredo, mas todo o seu castigo acontecerá em plena luz do dia, para todo o povo de Israel ver, ou seja, após pecar Davi é chamado a ouvir um duro julgamento colocado pelo profeta Natã. A sentença emanada atinge, além do lado pessoal, toda a sua existência, incluindo seu reino e família.

A pergunta que salta os olhos é como o “homem segundo o coração de Deus”, que, com certeza, amava o Senhor, comete uma atrocidade desta, cometendo adultério e um assassinato, e, pior, em momento algum demonstra algum remorso com relação a atitude tomada, pelo contrário, procurou esconder suas ações?

A história de Davi, talvez seja uma daquelas que melhor retrata a relação entre Deus e o homem.

A atitude de Davi mostra a essência do caráter do ser humano, pecador por natureza, sempre pronto a agir de forma errada, que se desvia por qualquer tentação e que está sempre pronto para o erro.

Porém, no meio de toda esta desgraça, é preciso ressaltar que, quando confrontado, quando o profeta diz que ele é o pecador, Davi não tenta se defender. Quando a realidade se mostra à sua frente, quando ele cai em si, ele diz: “Eu pequei contra Deus, o Senhor”. Neste momento, Davi reconhece e confessa o seu erro, ou seja, ao pecar Davi não mediu as conseqüências, porém no momento que a ficha caiu, viu claramente a gravidade do que tinha feito e que precisava confessar os seus pecados e pedir misericórdia a Deus.

A atitude de Davi, também nos mostra, a essência do caráter de Deus. No momento em que Davi reconhece e confessa o seu erro, Natã lhe diz: “O Senhor perdoou o seu pecado; você não morrerá”,ou seja, Deus está sempre disposto a perdoar a todo o homem que, com o coração realmente arrependido, volta-se para Ele, confessando os seus erros.

Muito embora Deus tenha perdoado, Davi teve de arcar com as conseqüências dos seus erros graves, isto é, o pecado lhe trouxe problemas emocionais, espirituais e físicos para ele e sua família, porém o seu arrependimento sincero o livrou da morte.

Este episódio da vida de Davi nos ensina que Deus restaura todo aquele que peca, a partir do momento que ele se arrepende verdadeiramente e mude de comportamento, isto é, o perdão está a nossa disposição, desde que nos arrependamos verdadeiramente, confessemos os nossos pecados e não voltemos a incorrer no erro.

Finalizando, gostaríamos de dizer que o peso do pecado consome as nossas vidas, sendo assim não devemos nos demorar em pedir perdão ao Senhor pelos nossos erros. É isto que o Senhor espera de nós. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Fonte: Palavra Fiel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...