quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Você pode mudar...

Nosso maior desafio é viver de acordo com o padrão de Deus. E toda nossa luta terrena, como cristãos, deve estar em querer agradar a Deus. Ele sabe quais são as intenções de nossos corações, conhece nossos desejos mais íntimos, e vê se realmente há interesse de nossa parte.
Deus nos capacita para dar o primeiro passo em direção a esta mudança permanente, baseada em princípios bíblicos: responder ao amor que Ele demonstrou por nós em Cristo Jesus. “Mas a todos quantos o receberam; deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus. Tudo o que eles precisavam fazer era confiar nEle como salvador” Jo. 1:12. ou “Deus, no entanto, mostrou seu grande amor por nós, enviando Cristo para morrer por nós enquanto ainda éramos pecadores” Rm. 5:8.

O plano de Deus para que mudemos está centrada em Jesus Cristo, seu filho. Não pense que Deus está contente com o rumo que a humanidade está seguindo. Deus deseja que todos sejamos perfeitos “Mas vocês devem ser perfeitos, tanto como o vosso Pai que está no céu é perfeito” Mt.5:48. Esse é o padrão de Deus, mas ninguém pode alcançar por esforço próprio “Não me ponhas à prova conforme o teu padrão; tu és perfeito e ninguém é justo aos teus olhos” Sal. 143:2. Ninguém pode salvar a si próprio e nem depender de outro ser humano para redimi-lo “Não existe uma pessoa sequer, capaz de dizer: Purifiquei o meu coração: estou sem qualquer pecado” Pv. 20:9 e “Sei que, nenhum deles, por mais rico que seja, pode salvar seu irmão da morte e pagar a Deus o preço da salvação” Sal. 49:7.

Diante de tremenda realidade, precisamos admitir nossa incapacidade de alcançar o padrão de Deus e nos arrepender de nossos pecados “Somos podres e imundos por causa do pecado. As nossas boas ações, que pensamos ser um lindo manto de justiça, não passam de trapos imundos. Nós murchamos como as folhas no outono; os nossos pecados nos levam sem destino, como o vento faz com as folhas” Is. 64:6 e “Pedro respondeu: Cada um de vocês deve abandonar o pecado, voltar-se para Deus e ser batizado no nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados;….” Atos 2:38.

Quando reconhecemos nossa condição de perdidos e cremos sinceramente e de todo coração no Senhor Jesus Cristo, recebemos o dom da vida eterna e o perdão de nossos pecados pela graça e misericórdia de Deus unicamente. Ef.2:8, 9.

I- Se você ainda não estabeleceu um relacionamento pessoal e sincero com o Senhor Jesus Cristo, você tem um problema espiritual que somente Deus pode resolver.

Fora desse relacionamento com Jesus, você está:

1- Irremediavelmente separado de Deus. “Antigamente vocês estavam sob a maldição divina, condenados eternamente por causa de seus pecados. Seguiam a multidão e eram bem iguais a todos os outros, cheios de pecado e obedientes a satanás, o poderoso príncipe do poder dos ares que está operando agora mesmo no coração daqueles que estão contra o Senhor” Ef. 2:1, 2.

2- Espiritualmente morto em seu pecado. “Porque o salário do pecado é a morte…” Rm.6:23a e “Quando Adão pecou, o pecado entrou na raça humana inteira. O pecado dele espalhou a morte pelo mundo todo, de modo que todas as coisas começaram a envelhecer e morrer, porque todos pecaram” Rm. 5:12.

3- Hostil para com Deus. “Porque a velha natureza dentro de nós está contra Deus. Ela nunca obedeceu às leis divinas e nunca o fará” Rm. 8:7.

4- Cegado por satanás e mantido cativo para fazer a vontade dele “Se para alguém a boa nova que pregamos está oculta, ela está oculta daquele que vai a caminho da morte eterna. Satanás, o deus desse mundo pecaminoso, o fez cego, incapaz de ver a gloria do evangelho que está brilhando sobre ele, ou de compreender a mensagem maravilhosa que pregamos acerca da gloria de Cristo, que é Deus” II Cor. 4:3, 4. “Então eles cairão em si e escaparão da armadilha de escravidão ao pecado, que satanás utiliza para apanhá-los sempre que ele quer, e então poderão começar a fazer a vontade de Deus” II Tim. 2:26.

5- Destituído de poder para vencer o controle do pecado em sua vida “E não existe um único homem na terra que seja sempre bom e nunca peque” Ecl.7:20 “Jesus respondeu: vocês são escravos do pecado, todos vocês” Jo. 8:34. “Quando estávamos totalmente desamparados, sem nenhuma possibilidade de escapar; Cristo veio justamente na hora certa e morreu por nós, os pecadores, que não tínhamos nenhum interesse nEle” Rm 5:6.

6- Incapacitado para entender as coisas de Deus “Há certos caminhos que parecem perfeitos mas quem segue por eles acabará encontrando a morte” Pv. 14:12. “Há certos caminhos que parecem perfeitos mas quem segue por eles acabará encontrando a morte” Pv. 16:25. “Vocês nunca fariam um plano como esse, porque os meus pensamentos são muito diferentes dos seus; Minha maneira de agir é muito diferente da sua! Porque assim como o céu é mais alto do que a terra, os meus caminhos são mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” Is. 55:8,9. “Entretanto, o homem que não é cristão não pode entender nem tampouco aceitar esses pensamentos de Deus, que nos são ensinados pelo Espírito Santo. Parecem-lhe absurdo, porque só aqueles que tem o Espírito Santo em si mesmo é que podem compreender o que o ES quer dizer. Os outros simplesmente não podem perceber” I Cor. 2:14.

7- Incapacidade para agradar a Deus ou andar no Seu caminho “Foi Ele quem nos salvou e nos escolheu para o seu trabalho, não porque merecêssemos, mas porque esse era o seu plano muito antes do principio do mundo – mostrar o seu amor e a sua bondade para conosco por meio de Cristo” II Tim 1:9 e “Nunca se pode agradar a Deus sem fé, sem confiar nEle. Qualquer um que quer ir a Deus deve crer que Deus existe e que Ele recompensará aqueles que sinceramente o procuram” Hb.11:6

8- Incapacidade para viver uma vida espiritualmente significativa e frutífera.”Fiquem firmes em mim e deixem-me viver em vocês, pois um ramo não pode dar fruto quando está separado da videira. Nem vocês podem produzir frutos separados de Mim. Sim, Eu sou a videira e vocês são os ramos. Todo aquele que vive em mim e eu nele, produzirá muitos frutos. Porque separados de mim vocês não podem fazer coisa alguma” Jo 15:4, 5.

II- A resposta bíblica para o seu problema espiritual baseia-se no caráter de Deus.

1- Deus é justo; portanto, em seu estado de pecado, você enfrenta a ira e o julgamento divinos. “Deus, entretanto, mostra do céu a sua ira contra todos os homens pecadores, maldosos, que repelem a verdade” Rm. 1:18 “Todos nós costumávamos ser tais quais eles são, manifestando pelas nossas vidas o mal que havia dentro de nós, e fazendo todas as coisas ruins para as quais as nossas paixões ou os nossos maus pensamentos pudessem nos arrastar. Começamos mal, trazendo de nascença uma natureza má dentro de nós, e estávamos debaixo da ira de Deus tal como todos os demais” Ef. 2:3. “E tal como está determinado que os homens morram só uma vez, e depois disso vem o julgamento” Hb. 9:27.

2- Por outro lado, Deus é amoroso e não deseja que você pereça no seu pecado. “Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo aquele que crer nEle não pereça, mas tenha a vida eterna” Jo 3:16. “Deus, no entanto, mostrou seu grande amor por nós, enviando Cristo para morrer por nós enquanto ainda éramos pecadores” Rm. 5:8. “Isto é bom e agrada a Deus, nosso salvador. Pois Ele anseia que todos sejam salvos e compreendam esta verdade” I Tm. 2:3, 4.

Em Jesus somos atraídos para Deus. “Somente o ES dá a vida eterna. Aqueles que nasceram só uma vez de nascimento físico, nunca receberão este presente. Porém agora Eu lhes disse como conseguir esta verdadeira vida espiritual. Mas alguns ainda não crêem em mim. Depois observou: Isso é o que Eu queria dizer quando afirmei que ninguém pode vir a mim se meu Pai não atrair a pessoa a Mim” Jo 6:63 – 65.

III- A resposta para o seu problema espiritual encontra-se no Filho de Deus, Jesus Cristo.

1- Pelo seu amor gracioso e misericordioso, Deus deu o seu Filho unigênito, Jesus, como a única resposta para a condição espiritual do homem. “Não há salvação em nenhum outro mais! Debaixo do céu inteiro não existe nenhum outro nome para os homens chamarem a fim de serem salvos” At. 4:12. “Deus está de um lado e todo o mundo está do outro, e Cristo Jesus, Ele próprio um homem, está entre eles, a fim de uni-los, ao dar a sua vida por toda a humanidade. Esta é a mensagem que no tempo oportuno Deus entregou ao mundo” I Tim. 2:5, 6.

2- Já que você não poderia salvar a si mesmo nem fazer coisa alguma que merecesse o favor e a misericórdia de Deus, Jesus pagou o preço completo de sua redenção morrendo na cruz pela penalidade do seu pecado. “Devido a Sua bondade é que vocês foram salvos, mediante a confiança em Cristo. E até a própria fé em Jesus não vem de vocês mesmos; é uma dádiva de deus também. A salvação não é uma recompensa pelo bem que fizemos, portanto nenhum de nós pode obter qualquer mérito por isso. Foi o próprio Deus que fez de nós o que somos e nos deu uma vida nova da parte de Cristo Jesus” Ef. 2: 8 – 10a.

3- Por meio da ressurreição de Cristo dentre os mortos, Deus aceitou e aprovou a morte sacrificial do Senhor pelos nossos pecados. Jesus Cristo está eternamente vivo, está com Deus, e é Senhor sobre todas as coisas. Pela sua morte e ressurreição, Cristo obteve vitória sobre o pecado e o diabo. “E, ressurgindo dentre os mortos, Ele revelou-se como o poderoso Filho de Deus, com a natureza santa do próprio Deus. Ele morreu por nossos pecados, e voltou à vida a fim de fazer-nos retos para com Deus, enchendo-nos com a justiça divina” Rm. 1:4 e 4:25.

4- Por meio de Cristo podemos:

a)- Obter o perdão de nossos pecados e a reconciliação com Deus. Atos 10:43.

b)- Experimentar um novo nascimento espiritual. Jo. 3:3

c)- Receber a vida eterna pelo gracioso dom divino da fé. Jo. 5:24.

d)- Ter acesso a Deus. Jo 14:6.

e)- Ser um membro da família de Deus. Jo 1:12.


f)- Entender as coisas de Deus. Jo14:26.

g)- Tornar-se uma nova pessoa, capacitada para viver de maneira completamente nova. II Cor. 5:17.

h)- Receber poder para mudar, amadurecer a semelhança de Cristo e crescer no conhecimento íntimo de Deus. Jo 17:3.

IV- Deus lhe dá poder para você escolher a solução bíblica para o seu problema espiritual.

1- Reconhecendo o amor de Deus e aceitando a verdade divina conforme revelada no Senhor Jesus Cristo, você será capaz, pela fé, de: “Deus mostrou quanto nos amou, enviando o seu filho único a este mundo pecaminoso para trazer-nos a vida eterna por meio da sua morte. Nesta atitude nós vemos o que é o amor verdadeiro: não é o nosso amor por Deus, mas sim o seu amor por nós, quando nos enviou o seu filho para acalmar a ira de Deus contra os nossos pecados” I Jo 4:9 e 10.

a)- Crer em Jesus, que uma vez por todas ofereceu a Si mesmo como sacrifício pelo seu pecado. Rm. 10:8-13.

b)- Arrepender-se do seu pecado. Marcos 1:15.

c)- Crer de todo o coração que o sangue de Cristo derramado na cruz providencia perdão para os seus pecados, e igualmente crer que Deus ressuscitou Jesus dentre os mortos para que você possa andar em novidade de vida. I Pedro 1:18, 19.

d)- Sinceramente receber Jesus Cristo em sua vida, viver em obediência fiel e amorosa à Palavra de Deus. I Jo 5:12.

2- Se você rejeitar a verdade de Deus deixando de se arrepender do seu pecado e, consequentemente, de receber o dom da vida eterna pelo Filho de Deus, Jesus Cristo,

você estará:

a)- Debaixo do julgamento de Deus. Jo 3:18, 36.

b)- Alheio às questões espirituais. I Cor. 2:14.

c)- Destituído de poder para vencer o pecado em sua vida. João 8:34.

d)- Incapacitado para agradar a Deus. Rm. 8:8.

e)- Garantindo para si inquietações, problemas e dificuldades crescentes. Pv. 13:15.

f)- Destinado a morrer em seu pecado. João 8:21 – 24.

g)- Debaixo da condenação eterna, separado para sempre da presença de Deus II Pd 3:7.

3- Se você escolher modificar o plano divino da salvação em Jesus Cristo para concilia- lo com:

a)- A sua sabedoria que é estulta e inadequada para conhecer a Deus. I Cor. 1:21.

b)- Os seus pensamentos que são contrários aos caminhos de Deus. Rm. 8:6 -8.

c)- Os seus desejos que são contrários ao Espírito de Deus. Gal. 5:17.

Você colocará a si mesmo sob a condenação de Deus, a Sua repreensão, o Seu castigo e a Sua maldição. Marcos 16:16.

V- Pela fé, você pode dar o primeiro passo para mudar biblicamente.

Se você ainda não deu esse primeiro passo para mudar, pode dá-lo agora mesmo. Simplesmente diga a Deus que você reconhece a si mesmo como um pecador que necessita do perdão que Ele oferece. Admita diante de Deus que nem você e nem outro qualquer a não ser Jesus Cristo pode providenciar salvação, porque só Ele morreu para pagar a penalidade do pecado e ressuscitou da morte para que você pudesse ter nova vida. Pela fé receba o Senhor Jesus Cristo como salvador e agradeça a Deus pela graça e pelo amor que Ele tem por você por meio de Jesus. Com coração sincero e arrependido, demonstre o seu compromisso com Ele sendo obediente à sua Palavra.

VI- Você precisa entender que o caminho do homem para solucionar problemas afasta-se das soluções de Deus.

1- Há duas razões pelas quais o plano da salvação foi explicado em detalhes:

a)- Para começar, é necessário que você entenda o seguinte principio espiritual: toda a sabedoria, a filosofia, os artifícios, os procedimentos, as manipulações e a sinceridade do homem não podem substituir o plano de Deus para a salvação por meio de Jesus Cristo. Qualquer pessoa que afirme ter tomado um rumo diferente para alcançar a salvação, que não seja exclusivamente por meio de Cristo, é comparado nas escrituras como um ladrão ou salteador. João 10: 1, 7.

b)- A segunda razão concorda com a anterior e segue o mesmo principio espiritual básico. Os problemas criados pelo homem em conseqüência de sua desobediência no Jardim do Édem, não podem ser resolvidos por filosofias e métodos humanos. I Cor 3:19, 20.

1- Essa futilidade torna-se evidente especialmente quando nos damos conta de que a Palavra de Deus afirma a sua total suficiência para resolver todos os problemas da vida. II Tim. 3:16, 17.

2- Tratando os problemas básicos de rebelião e desobediência de modo meramente superficial, a sabedoria humana procura distorcer a vontade e o próprio plano de

Deus para conduzir o homem ao conhecimento salvifico de Jesus Cristo e a subse-

Quente confiança na Palavra para lidar com cada área da vida.

2- A Bíblia foi entregue ao homem como a única fonte onde ele pode encontrar as soluções de Deus para os problemas reais que o afligem. “Tudo quanto Deus diz é cheio de força viva: é mais cortante do que o punhal mais afiado, e corta rápido e profundo em nossos pensamentos e desejos mais íntimos em todos os seus detalhes, mostrando-nos como somos na realidade” Hb. 4:12.

VII- Em sua busca para encontrar uma vida plena de satisfação, alegria e paz, você precisa entender a diferença entre o caminho do homem e o caminho de Deus.

1- A diferença principal está no fato de que o caminho do homem é orientado para o Eu: agradar a si mesmo, confortar a si mesmo, confiar em si mesmo, satisfazer a si mesmo, perdoar a si mesmo, exaltar a si mesmo, e amar a si mesmo. Isso é descrito nas escrituras como a velha natureza. “Então, desfaçam-se dessa velha natureza má – o velho eu – que era parceiro nos seus maus caminhos – completamente apodrecida, cheia de imoralidade e engano” Ef. 4:22.

2- O caminho de Deus é: Regenerá-lo e mudá-lo.

a)- Despojando-o da velha natureza. Col. 3:9.

b)- Revestindo-o da nova natureza. Col 3: 10.

c)- Renovando o Espírito da sua mente como parte de um processo continuo de amadurecimento à semelhança de Cristo. Rm 12:2.

O caminho de Deus é: Capacitá-lo e fortalecê-lo para amadurecer a medida que você:

a)- Negar a si mesmo e seguir a Jesus Lucas 9:23, 24.

b)- Deixar de lado as praticas da velha natureza e andar de modo digno do Senhor.

c)- Agradar a Deus em todas as coisas II Cor. 5:9.

3- O plano de Deus, opondo-se às ideologias que focalizam o EU, estabelece a sua posição verdadeira em Cristo e providencia para que você seja:

a)- Perdoado de todos os seus pecados e uma nova criatura que participa da natureza divina de Deus. Col. 2:13, 14; II Pedro 1:4.

b)- Filho e herdeiro de Deus, co-herdeiro com Cristo. Rom. 8:14-17

c)- Cidadão do céu, abençoado em toda sorte de benção espiritual e completo em Cristo Jesus. Fil 3:20, Ef. 1:3, Col. 2:9, 10.

d)- Fortalecido no Senhor como membro maduro e atuante do corpo de Cristo. Ef. 6:1-10 e 4: 11-16.

e)- Mais que vencedor por meio do Senhor Jesus Cristo uma vez que você foi liberto da escravidão do pecado e transportado do domínio da escravidão para o reino de Cristo. Rom. 8:37, I João 4:4, Rom. 6:5-7 e Col. 1:13.

f)- Embaixador de Cristo, membro de uma raça escolhida, sacerdócio real, cidadão de uma nação santa, propriedade de Deus, templo santo do Deus vivo. II Cor. 5:20, I Ped. 2:9, II Cor 6:16 e Ef. 2:21.

g)- Transformado pela renovação de sua mente, levando todo pensamento cativo à obediência à Cristo. Rom. 12:2 e II Cor. 10:5.

h)- Repleto da sua paz e alegria. João 16:33, 15:11 e 17:13.

i)- Transformado pela palavra de Deus. I Tes. 2:13 e II Tim. 3:16, 17.

j)- Guiado pelo Espírito de Deus para entender as coisas de Deus. Rom 8:14 e I Cor. 2:9-13.

l)- Capaz de cumprir cada aspecto da vontade de Deus para você por meio de Cristo Jesus, sabendo que Deus tem pleno controle sobre a sua vida. Fil 4:13, Rom 8:28, 29, I Cor. 10:13 e Fil 1:6.

m)- Capacitado para praticar o amor bíblico, provando assim ser um discípulo de Cristo. João 13:35.

4- Depois de tantos textos bíblicos, a diferença entre o plano de satanás e o plano de Deus para a sua vida ficará evidente.

a)- O plano de satanás é mantê-lo orientado para gratificar, agradar, exaltar e estimar a si mesmo.

b)- O plano de Deus enfatiza que você deve viver para Ele, visto que a sua velha natureza foi crucificada e enterrada com Cristo para que você possa andar em novidade de vida.

5- Ainda que o homem continue buscando substitutos para o novo nascimento, ele está em busca de soluções centradas no EU, esperando que eles o ajudem a resolver os problemas resultantes do pecado original.

As soluções maquinadas pelo homem para resolver os problemas da mente, do coração e do espírito são inaceitáveis para Deus, como também o são as especulações humanas e as fúteis substituições da salvação e das verdades imutáveis da Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...