quarta-feira, 23 de maio de 2012

Abraham Lincoln entendeu o que é misericórdia.

"Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia." Mateus 5:7
Durante a Guerra Civil, um jovem adolescente alistou-se no exército da União, mas era jovem demais para poder servir ao seu país. Assim, quando começou a primeira batalha contra o inimigo, ele sentiu medo e fugiu. Sendo capturado, foi preso, acusado de deserção e condenado à morte por fuzilamento de um pelotão.
Seus pais se entristeceram muito. Eles escreveram uma carta ao presidente Abraham Lincoln, implorando por misericórdia para o seu amado filho. Enormemente comovido pela carta sincera, o presidente Lincoln investigou os fatos. Quando descobriu a verdade, ele concedeu ao rapaz o perdão presidencial pleno.Explicando seus atos, o presidente escreveu: "Ao longo dos anos... observei que atirar num rapaz não lhe traz bem nenhum!" Obviamente Lincoln compreendia o verdadeiro significado de misericórdia.

Mais tarde, quando a guerra estava quase no fim e já se podia ver a vitória da União, perguntaram ao presidente Lincoln como ele trataria os sulistas depois do fim da guerra. Ele respondeu: "Como se eles nunca tivessem se separado da União". Um entrevistador protestou: "Mas, presidente, não devemos destruir nossos inimigos?". Lincoln nem sequer fez uma pausa: "Não destruímos os inimigos quando os transformamos em amigos?"

Esta qualidade de misericórdia fez do presidente Lincoln um dos líderes mais populares que já honrou o cargo de presidente. Obviamente, ele tinha memorizado as Bem-aventuranças - especialmente aquela que diz: "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia".

Como anda a sua misericórdia hoje? Aquele mandamento, "como vós quereis que homens vos façam, da mesma maneira fazei-lhes vós também", definitivamente se aplica aqui. Se quiser receber misericórdia, você terá de mostrar misericórdia. Seja misericordioso hoje.

"Não existe neste mundo nenhuma qualidade mais semelhante a Deus do que a misericórdia."
James W. Moore

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...