quinta-feira, 5 de abril de 2012

O verdadeiro sentido da páscoa.

Não há como negar: a educação cristã quanto ao verdadeiro sentido da Páscoa é vedada, se não contestada, se não omitida. Não podemos esquecer que a Páscoa, a principal festa do judaísmo em comemoração à libertação dos israelitas da escravidão do Egito pelo mar Vermelho há mais de 3.200 anos através de Moisés (Ex 12.1-28; Lv 23.5-8, Nm 9.1-14), no Pacto da Graça celebra unicamente a ressurreição de Jesus Cristo no dia do Senhor, no domingo (Lc 24.1; At 20.7; I Co 16.2 e Ap 1.10). Na Páscoa de Cristo a lembrança viva precisa ser o sacrifício de Jesus na cruz que nos liberta da escravidão do pecado. Nosso Senhor suficientemente se ofereceu como Cordeiro de Deus para tirar o pecado do mundo, vencer a morte e ressuscitar ao terceiro dia. 

O mundo não é o mesmo nas últimas décadas. Tanto as tecnologias como o livre pensamento fizeram de nossa época um mar de relativismo e consumismo que afeta muitos princípios bíblicos frontalmente. Profanados, princípios como o Natal e a Páscoa perdem seus sentidos originais. Pensemos nos símbolos da Páscoa... 

1. Os ovos de páscoa:

Ainda que na antiguidade e entre cristãos primitivos encontremos o uso de ovos tingidos com cores da primavera para presentear os amigos, os ovos não eram comestíveis, como se conhece hoje. Era mais um presente original simbolizando a ressurreição como início de uma vida nova. Hodiernamente, em alguns lugares as crianças montam seus próprios ninhos e acreditam que o coelhinho da Páscoa coloca seus ovinhos (coelho bota ovo?). Em outros, as crianças procuram os ovinhos escondidos pela casa, como acontece nos Estados Unidos. Lembre-se: a Páscoa é a festa magna da cristandade e por ela celebramos a ressurreição de Jesus, sua vitória, sua morte e sua ressurreição (Rm 6.9). Por Cristo somos participantes dessa nova vida (Rm 6.5) que nada tem a ver com os ovos de hoje... não é? Mas não há nenhum problema em se comer ovos de chocolate. 

2. O chocolate:

Essa história tem seu início com as civilizações dos Maias e Astecas, que consideravam o chocolate como algo sagrado, tal qual o ouro, usando-o como moeda. O chocolate, na história, foi consumido como bebida; é considerado como alimento afrodisíaco e dá vigor. Por isso, era reservado em muitos lugares aos governantes e soldados. Os bombons e ovos, como conhecemos, surgiram no século XX simplesmente pela visão industrial... ou você comeria ovos sabor jiló? 

3. Os coelhos ou O Cordeiro?

No antigo Egito o coelho simbolizava o nascimento, a vida. Em outros pontos da terra era símbolo da fertilidade, pelo grande número de filhotes que nasciam. A tradição do coelho da Páscoa tal como conhecemos foi trazida para as Américas pelos imigrantes alemães em meados do século XVIII. O coelho visitava as crianças e escondiam os ovinhos para que elas os procurassem. Qual a ligação com o Cristo morto e ressurreto? Nenhuma. Mas pensemos no cordeiro, símbolo mais antigo da Páscoa. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães asmos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito. No Novo Testamento, Cristo é o Cordeiro de Deus sacrificado uma vez por todas em prol da salvação de toda a humanidade. É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos. 

Os hebreus tinham um dia definido para comemorar a Páscoa (dia quatorze do mês de Nisan, mais ou menos primeiro de abril). Temos também nosso dia, hoje. Os hebreus comemoravam a Páscoa, o Pessach, a passagem. Nós também comemoramos a passagem das trevas à luz, do pecado à santidade, do inferno ao céu, da morte para a vida mediante a ressurreição de Cristo Jesus. Eduque seu filho (a). É sua responsabilidade ensiná-lo no tocante ao verdadeiro sentido da Páscoa de Jesus. 

Um comentário:

  1. Muito edificante a tua palavra sobre o verdadeiro sentido da páscoa que esta mensagem possa ser guardada nos corações,que os cristão entendam que páscoa não é coelhinho e chocolate e sim amor, crucificação e ressurreição ..Jesus Cristo.

    Olha se der visita e se gostar segue http://botefee.blogspot.com.br =

    ResponderExcluir

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...