terça-feira, 10 de abril de 2012

O além do livro chamado Bíblia.

Não é difícil cometer erros de interpretação durante a leitura da Bíblia. Mais grave do que isso são as ideias viciadas que vão se acumulando em nossa mente no decorrer da vida cristã.

Este problema decorre, fundamentalmente, por tomarmos a Palavra de Deus como um sistema fechado de ensinamentos. Assim como nós somos seres animados, a Bíblia também é viva.
Há maus costumes que precisam ser evitados pelos cristãos, sejam novos ou velhos na fé. Seguem alguns exemplos.

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Marcos 14.38

Erramos quando temos o pensamento que as tentações ocorrem somente na área sexual. Esta é uma das muitas zonas de ataque visadas pelo inimigo. Pecamos também através da ira, mentira, roubo, preguiça, altivez, entre outras faltas espirituais.

Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. 1 Coríntios 6.9-10

Para resistir às investidas do inimigo, resta-nos seguir a fórmula que já conhecemos: viver conforme a Palavra de Deus. Ao desenvolver o caráter de um verdadeiro cristão, Satanás não encontra meios de nos atacar.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1.9

Confessar os erros diante de Deus é bem mais que um jogo de palavras soltas. Arrepender-se gera um compromisso definitivo com o Senhor.

Ao tomarmos o exemplo de um bandido que confessa um crime, vemos que ele compromete-se em não praticar determinado delito que causou sua punição. Além disso, ele está ciente que responderá pelas consequências do crime.

Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Joel 2.13

O Senhor espera de nossos corações votos sinceros de arrependimento. Além disso, a graça de Deus não é justificativa para se afogar no lamaçal do pecado por mais vezes.

Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará. Salmo 37.4-5

São incontáveis os casos de pessoas que dizem crer no poder de Deus mas o negam com suas atitudes. É um grupo tão numeroso quanto o daqueles que sé lembram do Senhor quando passam por necessidades.

Confiar em Deus é muito mais que entregar a Ele algumas responsabilidades específicas. Não podemos limitar o alcance divino em nossas vidas.

O "mais" que o Senhor deseja fazer por nós é muito melhor do que possamos imaginar. Para tanto, precisamos crer de todo coração nas palavras de promessa que Ele nos entrega e viver conforme o coração dEle.

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. Mateus 11.28-30

A vida com Deus não pode ser um peso difícil de ser carregado. Devemos lançar mão de toda carga. O Senhor nos quer com a consciência leve diante dEle.

Enquanto muitos acostumaram-se a viver tensos e ansiosos, Deus nos diz que dará a paz que excede todo o entendimento (Fp 4.6-7). Da mesma forma, ao preferirem carregar um peso, o Senhor entrega a promessa que fará voar com asas como águia aqueles que confiam nEle (Is 40.31). Também, existindo aqueles que amam de maneira mesquinha, o Senhor ensina que devemos amar a todos incondicionalmente (Rm 2.11).

Como você tem tratado as palavras de Jesus quanto ao destino do fardo? Melhor perguntando, como você tem aprendido da Bíblia? Ela tem sido apenas lida ou vivida por você?

Que você permita que Deus trabalhe no seu caráter e o transforme num verdadeiro discípulo de Suas palavras.

Autor: Diego Cesar

Um comentário:

  1. Seu link foi enviado com sucesso e já se encontra no nosso site.
    Pedimos para por um de nosso banners!

    Um abraço e bom dia!

    ResponderExcluir

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...