quinta-feira, 15 de março de 2012

Quem está certo: o bispo universal, o missionário internacional ou o apóstolo mundial?

Na atualidade, há três igrejas conhecidas como evangélicas que, apesar de terem Deus no nome, não têm pregado o verdadeiro Evangelho. Elas “arrastam” multidões. Pessoas se acotovelam para ouvir “outro evangelho”, e não o Evangelho (1 Co 15.1,2; 2 Co 11.3,4. Gl 1.6-12; 1 Tm 6.3,4).
Refiro-me a três grandes igrejas, cujos templos estão sempre lotados. A maior delas ainda não conquistou outros planetas, mas a sua meta é crescer em níveluniversal. A segunda maior também está em boa parte do globo terrestre; trata-se de uma igrejainternacional. E a terceira também não deixa por menos. Conquanto menor do que as outras, já se considera mundial.

Estou falando de três líderes carismáticos, telepregadores muito bem-sucedidos em seus negócios. Os dois primeiros fundaram a primeira igreja, de abrangência universal. O segundo e o terceiro saíram da primeira. O mais rico (está entre os mais ricos do País!) tem um reino à sua disposição. O segundo mais rico é um milionário, quer dizer, um missionário cheio de graça, que prega, canta, conta piadas... E o terceiro vem suando bastante (a ponto de os fiéis recolherem o seu suor!) para demonstrar que a sua igreja tem muito poder.

Essas igrejas aparecem na mídia todos os dias e têm muitos seguidores — você pode ser um deles! —, mas não pregam, como já disse, o verdadeiro Evangelho. A primeira prega o evangelho da prosperidade. A segunda, o evangelho triunfalista, à base de confissões positivas. E a terceira, o evangelho experiencialista e místico.

Os auditórios dessas igrejas, em geral, são formados por três tipos de pessoas, nessa ordem: interesseirasque frequentam cultos prioritariamente para se tornarem empresárias ou saírem de uma crise financeira; interesseiras que vão aos cultos para receberem curas, bens materiais ou soluções de problemas; e interesseiras que frequentam os cultos para receberem milagres. Jesus também era seguido por multidões de interesseiros. A diferença é que Ele pregava a verdade, o que fazia com que muitos deixassem de segui-lo (Jo 6.60-69).

Bem, a primeira igreja, de abrangência universal, contraria o que diz a Bíblia acerca do Reino de Deus, que “não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Rm 14.17), ao priorizar a prosperidade material. Deus faz prósperos os seus filhos (Sl 1; 23; 37), mas um crente que só pensa em dinheiro e bens materiais está longe de agradar ao Senhor Jesus (Mt 6.19-21; 1 Tm 6.9,20; Ef 5.5).

A segunda igreja, de abrangência internacional, não prioriza a graça do Senhor Jesus, posto que promove um culto antropocêntrico, centrado nas necessidades humanas. As pessoas não frequentam os cultos primeiramente para adorar ao Senhor, e sim para receberem bênçãos, como se Deus fosse aquele bom velhinho do Pólo Norte... Deus abençoa o seu povo, mas o nosso culto deve ser cristocêntrico, isto é, em adoração e louvor a Cristo (1 Co 1.22,23; 2.1-5). A oração modelo não começa com “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”, e sim: “Pai nosso que está nos céus, santificado seja o teu nome” (Mt 6.9).

Finalmente, a terceira igreja, de abrangência mundial, apresenta um culto aos milagres. Tudo gira em torno de sinais, prodígios, curas... Há problema nisso? Claro que sim! O Senhor Jesus, quando andou na terra, ficou o tempo todo curando os enfermos e fazendo milagres? Não! Ele ensinava, pregava e curava, nessa ordem (Mt 4.23; 11.1). Ele ensinou mais que pregou; e pregou mais que curou. Além disso, pregar o Evangelho não é pregar milagres, pois estes são o efeito da pregação do Evangelho (Mc 16.15-20). Por isso, na hierarquização que Deus estabeleceu para os dons do Espírito, milagres e curas aparecem depois de apóstolos, profetas e doutores (1 Co 12.28).

Qual é o líder que está com a razão, visto que estão se digladiando há algum tempo? O bispo universal, que só prega a teologia da prosperidade, não fazendo jus à definição bíblica de Reino de Deus? Ou o missionário cheio de graça, conhecido em âmbitointernacional? Ou ainda o apóstolo mundial que faz da pregação de milagres o seu carro-chefe, deixando de pregar o Evangelho pleno, composto de promessas, mandamentos e princípios?

Enquanto os aludidos bispo, missionário e apóstolo disputam para ver quem é o melhor, sigamos o Bom Pastor, o nosso Senhor Jesus Cristo (Jo 10.11,27,28). Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14.6).

Amém?

Autor: Ciro Sanches Zibordi

6 comentários:

  1. "Os auditórios dessas igrejas, em geral, são formados por três tipos de pessoas, nessa ordem: interesseirasque frequentam cultos prioritariamente para se tornarem empresárias ou saírem de uma crise financeira; interesseiras que vão aos cultos para receberem curas, bens materiais ou soluções de problemas; e interesseiras que frequentam os cultos para receberem milagres."
    Graça e Paz! Sou obreiro da Igreja do "Missionário cheio de graça", e diferentemente do que a parte retirada do texto e citada acima, não me entreguei a Cristo por ser interesseiro,
    não quis e não quero me tornar empresário, não passava por crise financeira, não fui atrás de curas, bençãos materiais o buscando soluções de problemas, não fui atrás de milagres! Fui atrás de Cristo, pois Ele me chamou e se revelou pra mim!
    Este trecho é carregado de preconceitos, pois quem é este homem, para saber os motivos reais que levaram os membros destas três denominações a frequentar estas Igrejas! De fato há pessoas que buscam Cristo nestas e em outras denominações pelos motivos supracitados, mas não se pode generalizar, as Igrejas e seus lideres são imperfeitos, tem muita coisa que não concordo na minha igreja (IIGD), mas prefiro olhar para Cristo e ver o q de bom tem por lá, da mesma forma, como tem coisas que não concordo com as Igrejas históricas e pentecostais, mas nem por isso, saio ridicularizando seus líderes e membros por causa disso!
    Que as Igrejas Criticadas neste texto tem falhas, todas tem, mas não se pode negar o que de bom existe nelas, como por exemplo a libertação de pessoas de vicios como o alcoolismo e as drogas, um dos lideres da IIGD, Pastor Jaime de Amorim, é um ex - dependente de alcool!

    ResponderExcluir
  2. Prezado, sem querer julgar pois o juízo pertence a Deus, porém lembremos "aquele que não tiver pecado que atire a primeira pedra"
    O evangelho ainda não alcançou sobre todo o mundo porque existem pessoas que ainda que bem intencionadas e até cristãs verdadeiras estão redondamente enganadas quanto ao propósito da palavra de Deus aos homens. Ou será que devemos desconsiderar o viver abundante apenas espiritual sendo o homem também um ser físico e psicológico além de espiritual?
    Existem muitos elementos nas narrações Bíblicas que autorizam sim o viver prospero. A cura de enfermidades não é Bíblica? A palavra "tudo quando puseres as mão prosperará" não foi dita pelo Espirito de Deus? É fácil criticar o ministério de cura quando se tem saúde mas tente ver Cristo evangelizando o Gadareno sem antes libertá-lo dos espiritos imundos. A 3 denominações que foram citadas nesta matéria tem sim seu erros e acertos como tudo que tem o homem como protagonista ou coadjuvante. Mas nem mesmo assim deixou de comissionar o ser humano para a propagação de seu reino que com o nascimento de Cristo é chegado ao homens. Então pense que reino seria o Reino de Deus senão um reino cheio destas coisa que voce critica nestas denominações e que deve também fazer parte da parte da igreja de Cristo a qual voce faz parte? Senão, que reino tem o seu Deus????

    Roberto

    ResponderExcluir
  3. Na verdade são 3 lobos em pelo de cordeiro,falsos mestres, usando o nome de Deus pra arrecadar dinheiro se aproveitando das desgraças das pessoas, como diz as escrituras, estão percorrendo um prozelito e tornando-as duas vezes mais filhos do inferno ensinando uma falsa doutrina, mas voces nao tem ideia o que vai ser o trono de Julgamento pra esses leoes de chacaras..E pensando bem pra falar bem a verdade , essas pessoas que congregam nessas igrejas , elas não sao vitimas , elas são participantes da ira de Deus , porque querem ir a Jesus somente por uma petição , querem ir atras de suas realizações , carros apartamentos bens financeiros cura de doneças , mas compromisso com a verdade e sofrer por amor a ele nem pensar..O livro de Oseias se nao me foge a memoria diz que Deus permiti o espirito do engano , por causa dessas pessoas avarentas..Ei acorde povo sabe o que Jesus prometeu aquele que realmente quer seguir ele? Uma cruz de madeira , aquele que quizer vir apos mim tome a sua cruz e siga-me...

    ResponderExcluir
  4. Precisamos entender que curas e milagres nem sempre vem de Deus , a biblia diz que nos ultimos dias os falsos profetas enganariam a muitos , e tambem diz que satanas faria cair fogo do ceu, pense pra cair fogo do ceu aja poder , se possivel enganaria os escolhidos se vestindo ate de anjo de luz...Ei sabe o que eu penso que essas curas sao tudo mentira , Deus nao habita no meio dessa barganha que fazem com ele , mentira falso evangelho..

    ResponderExcluir
  5. EDIR MACEDO VS VALDOMIRO SANTIAGO-R.R Soares -Hoje inimigos ferrenhos, Macedo e Santiago digladiam-se sem trégua em seus programas de TV ou nos demais veículos de informação de seus respectivos impérios. O dono da Universal apelou até para o diabo, entrevistando um "demônio" que anunciou que Valdemiro Santiago era seu títere. Também utilizou sua rede Record para veicular denúncias contra Santiago, referentes à aquisição de uma propriedade rural. O falso apóstolo respondeu jocosamente, lembrando que se tinha comprado uma fazenda, o próprio Macedo havia adquirido uma rede de TV inteira. Boatos e intrigas também surgiram em meio à guerra entre os dois rivais. A briga vai longe, certamente, pois ambos disputam a mesma fatia de mercado: pessoas crédulas e ignorantes. Muitas delas lotam tais "igrejas" por pura ignorância, certas de que estão no lugar certo e de que seus líderes são honestos. Mas outras - desconfio que a maioria, a julgar pelo país em que vivemos - estão lá porque realmente querem é prosperar e enriquecer, querem um deus que as sirva, e não um Deus a quem devem servir, seja na riqueza seja na pobreza. Querem um deus que atenda seus desejos, e estão dispostas a tudo para conseguir seus sonhos. Mas não querem um Deus soberano, que exalta a quem quer e humilha a quem quer. Essas pessoas estão realmente no lugar certo, embora jamais terão seus anseios realizados (ao contrário de seus líderes, que enriquecem à custa de sua credulidade).Somente no Brasil homens assim podem prosperar livremente. Em qualquer país civilizado do mundo, já estariam há muito tempo atrás das grades.Somente no Brasil, onde o povo canta "assim você me mata" e "eu quero tchu-tcha-tcha" e grita "gol!!!" enquanto é espoliado, roubado, usado e ridicularizado pelos seus governantes (que ele próprio, o povo, colocou no poder).

    ResponderExcluir
  6. Somente aqui tais falsas igrejas poderiam prosperar de modo tão avassalador. Somente aqui encontram solo tão fértil (claro que sei que há igrejas neopentecostais em outros países, mas duvido que tenham no exterior o mesmo sucesso que têm no Brasil).
    O povo brasileiro aceita tudo. Leva tudo "na esportiva". Acostumado a "dar um jeitinho" em cada situação, não se incomoda em ser espoliado pelos parasitas evangelicos.

    Por isso não é de se estranhar esse "Circo Gospel" no qual se transformou a maior parte da igreja "evangélica" brasileira. Os neopentecostais fazendo de tudo para destruir o verdadeiro Evangelho de Cristo, enquanto boa parte dos "cristãos sérios" emudece, pois a "turma do deixa-disso" brada bem alto: "Não podemos julgar! Não podemos julgar! Não podemos julgar!", e assim dia a dia vai-se perdendo a dignidade e a credibilidade da Igreja. Não é só ignorância. É o "jeitinho brasileiro". "Deixa a vida me levar..." deixa a vaca ir pro brejo. Igrejas de araque num país de tolos.

    ResponderExcluir

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...