sábado, 11 de fevereiro de 2012

Voltar não é mais fácil que Continuar.

Constituamos um líder, e voltemos ao Egito,” Num 14.22. 

Introdução 

Existem pessoas que começam algo pensando que vão conseguir, que atingirão a sua meta, que serão grandes vencedores, mas com o decorrer do tempo fatores externos vão atingindo suas mentes e as dificuldades mostram-se tão grandes que muitas delas descobrem que não conseguiriam, por mais que tentassem. 

Você, certamente conhece alguém assim ou já esteve em situação semelhante. Você olha à frente parece ser mais fácil voltar que continuar. 

Os hebreus passaram por esta situação quando chegaram em Cades Barnéia.
Desenvolvimento

Moisés selecionou 12 espias e os enviou a verificarem a Terra que Deus havia prometido dar à descendência de Abraão. O Senhor havia falado que era uma terra boa, com água e muito fértil. 

Aquela geração que estava com Moisés não conhecia a terra de Canaã. Eles tinham muita experiência com as terras do Egito e em momento recente com as terras do deserto. A expectativa era muito grande. Eles queriam saber como era a terra, como eles seriam organizados nela, se era boa para agricultura... Enfim, queriam um retrato da terra que eles iriam possuir. Por este motivo Moisés enviou os 12 espias. Os espias percorreram toda a terra. Verificaram todos os detalhes. Observaram as cidades, a forma de governo, a organização dos exércitos. Eles colheram informações minuciosas da terra que iriam receber do Senhor. 

Ao retornarem para o arraial de Israel foram relatar às pessoas o que tinham visto e qual era a percepção que tiveram da conquista da Terra. Eles consensaram que a terra realmente era boa. Seria um grande milagre poder usufruir de tudo que Deus daria para eles naquela terra, no entanto quando o assunto foi conquistar a terra os espias entraram em divergência quando a maioria acreditava que era impossível conquistar, enquanto Josué e Calebe, tinham outra percepção. Para eles a conquista era apenas uma questão de FÉ, pois houvera sido o próprio Deus quem já tinha prometido. Eles entendiam que a terra realmente devesse estar ocupada, habitada, e não fazia, conforme a maioria pensavam. Era natural que os habitantes da terra fossem homens hábeis na guerra e treinados na dificuldade, pois enquanto estavam na terra, Josué e Calebe entendia que aqueles homens estavam trabalhando para eles. 

Isto é uma grande verdade, pois o próprio Senhor já havia pensado e falado a este respeito quando tratou de como a terra seria conquistada. Era apenas uma questão de FÉ. Veja como o Senhor fala: 

“Também enviarei vespões adiante de ti, que lancem fora os heveus, os cananeus, e os heteus de diante de ti. Não os lançarei fora de diante de ti num só ano, para que a terra não se torne em deserto, e as feras do campo não se multipliquem contra ti. Pouco a pouco os lançarei de diante de ti, até que sejas multiplicado, e possuas a terra por herança.” Exodo 23.28-30 

Mesmo sabendo de todas as bondades de misericórdias de Deus, todos os dias vemos pessoas desistindo de seus sonhos. Pessoas que perdem a esperança e por isto acabam largando tudo que tinham como projeto, inclusive o chamado de Deus para suas vidas. 

Pensando nisto, tenho algumas recomendações que o fará entender que VOLTAR NÃO É 

MAIS FÁCIL QUE CONTINUAR. 

1 – CONHEÇA BEM O SEU LÍDER 

Tem pessoas que são especialistas em manter distância de sua liderança. Acabam isolando-se a entendem que seus desafios são pessoais e não devem ser compartilhados com sua liderança. Esta era a grande dificuldade que o povo de Israel deveria superar. Eles não queriam muita intimidade com Moisés e nem tão pouco com Deus e neste distanciamento eles acabavam não sonhando e não tendo os mesmos desejos de seus líderes. 

Eles queriam constituir um líder que os levasse de volta ao Egito. Naturalmente este líder não seria dado por Deus, pois o Senhor os havia tirado do Egito e para lá não queria que voltassem. Conhecer o que Deus havia prometido era algo de suma importância para o fortalecimento da FÉ. Eles precisam esta muito próximos de Deus e de seus líderes que estavam alinhados com a vontade de Deus. Só assim eles entenderiam que Deus os havia de entregar a terra prometida. O que tem distanciado você de sua liderança? Independentemente de qual seja o motivo, não leve isto adiante, pois é debaixo de uma liderança que Deus irá ver você. 

2 – CUIDADO COM O QUE VOCÊ OUVE 

Josué e Calebe haviam andado com os demais espias durante toda a aquela viagem. Eles certamente ouviram eles reclamarem. 

Eles ouviram queixas, palavras de dúvidas e presenciaram muitas cenas negativas, mas não deixaram que isto subisse aos seus corações. Entenda bem esta palavra: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.”. 

Romanos 10:17. Ora, se a fé ocorre desta forma, a incredulidade também, quando ouvimos algo contrário à palavra do Senhor; então tome cuidado com o que você está ouvindo. 

3 – DECIDA-SE, AFINAL DE CONTAS VOCÊ CRER OU NÃO CRER 

Os Israelitas tinham recebido a promessa de herdar a terra. Era sabido que Deus iria cumprir aquela promessa, mas as circunstâncias contribuíam para que não tivessem fé suficiente. Isto ocorre constantemente em nossa vida. Todos nós temos recebido de Deus uma grande promessa. Seremos grandes sobre a terra quando nos posicionarmos junto ao Senhor, fazendo a sua vontade, mas o problema é CRER em tudo isto, observando os acontecimentos serem exatamente contrários. Você não pode viver duvidando das promessas de Deus. Trata-se de uma questão de Fé. Os israelitas não criam, por isto ficaram prostrados no deserto e observando este exemplo, certamente você não vai desejar o mesmo. Vai?. Então decida CRER. 

“Determinarás tu algum negócio, e ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos.” Jó 22:28 

4 – O CAMINHO DA FRENTE É MELHOR QUE O QUE VOCÊ JÁ DEIXOU 

Ao decidir viver a vida de Deus, você chegará em determinado momento a pontos cruciais que o caminho de volta chamará a sua atenção. Ao olhar à sua frente não conseguirá ver a luz, mas se olhar para traz não verá algo que seja agradável. Voltar é um caminho ruim, e pior que continuar seguindo. Veja como o senhor nos instrui: “Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.” Hebreus 10:39 

Na sua frente, ainda a vencer, estão novos desafios, experiências que farão você acumular mais fé. Não sua frente está a terra prometida. Atrás está o deserto.Continue a caminhar, pois é melhor seguir por estradas difíceis com Deus que por caminhos largos, com o Diabo. 

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” Mateus 7:13-14 

Conclusão 

Quando quiser voltar do caminho da promessa, lembre-se que VOLTAR não é MAIS fácil que CONTINUAR.

Fonte: http://www.evangelhodecristo12.co.cc/2011/05/voltar-nao-e-mais-facil-que-continuar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...