quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Você sabe o que é ateísmo?

Ateísmo é o ponto de vista de que Deus não existe. O ateísmo não é uma novidade. O Salmo 14, escrito por Davi por volta de 1000 a.C., menciona o ateísmo: “Diz o insensato no seu coração: Não há Deus”. Estudos recentes mostram um número crescente de pessoas se tornando atéias, com 10% das pessoas do mundo inteiro declarando-se aderentes ao ateísmo. Então, por que mais e mais indivíduos estão se tornando ateus? O ateísmo é realmente a posição lógica que os ateus afirmam ser?
Por que o ateísmo sequer existe? Por que Deus simplesmente não se revela para as pessoas, provando que Ele existe? Certamente, se Deus aparecesse, todos acreditariam Nele! O problema com esta idéia é que não é a vontade de Deus convencer as pessoas de que Ele existe. A vontade de Deus é que as pessoas acreditem Nele por fé (2 Pedro 3:9) e aceitem o Seu dom da salvação (João 3:16). Sim, Deus poderia aparecer e demonstrar de uma vez por todas que Ele existe. O problema é que Deus claramente demonstrou a sua existência diversas vezes no Antigo Testamento (Gênesis capítulos 6-9; Êxodo 14:21-22; 1 Reis 18:19-31). As pessoas acreditaram que Deus existe? Sim! Elas viraram as costas para os seus caminhos maus e passaram a obedecer a Deus? Não! Se uma pessoa não está disposta a aceitar a existência de Deus por fé, então ela definitivamente não está pronta para aceitar Jesus Cristo como seu Salvador por fé (Efésios 2:8-9). Esta é a vontade de Deus – que as pessoas se tornem cristãs, não simplesmente teístas (aqueles que acreditam que Deus existe).

A Bíblia nos diz que a existência de Deus deve ser aceita por fé. Hebreus 11:6 declara: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”. A Bíblia nos lembra de que nós somos abençoados quando nós acreditamos e confiamos em Deus pela fé: “Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram” (João 20:29). 

O fato de que a existência de Deus deve ser aceita por fé não significa que acreditar em Deus seja algo ilógico. Existem diversos bons argumentos para a existência de Deus. Por favor visite a nossa página “Deus existe?”. A Bíblia ensina que a existência de Deus é claramente vista no universo (Salmos 19:4), na natureza (Romanos 1:18-22) e nos nossos corações (Eclesiastes 3:11). Dito isso, mais uma vez, a existência de Deus não pode ser provada, ela deve ser aceita por fé. 

Ao mesmo tempo, deve-se ter a mesma fé para acreditar no ateísmo. Afirmar “Deus não existe!” é afirmar que se tem o conhecimento de absolutamente tudo o que pode ser conhecido – e de ter ido em todos os lugares possíveis do universo – e de ter testemunhado tudo o que poderia ser visto. É claro, nenhum ateu faria estas exatas afirmações. No entanto, isso é essencialmente o que eles estão afirmando ao dizer que Deus não existe. Os ateus não podem provar, por exemplo, que Deus não vive no centro do Sol ou debaixo das nuvens de Júpiter, ou em alguma nebulosa distante. Isto não pode ser provado, então não pode ser provado que Deus não existe. É necessário ter a mesma quantidade de fé para ser um ateu quanto para ser um teísta. 

Então, estamos de volta ao mesmo ponto. O ateísmo não pode ser provado e a existência de Deus deve ser aceita por fé. Eu acredito fortemente que Deus existe. Eu prontamente admito que a minha crença na existência de Deus é baseada em fé. Ao mesmo tempo, eu fortemente rejeito a idéia de que a crença em Deus é ilógica. Eu acredito que a existência de Deus pode ser claramente vista, distintamente sentida e ser provada filosófica e cientificamente necessária. Mais uma vez, para mais informações visite a nossa página “Deus existe?”. “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra, se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até os confins do mundo” (Salmos 19:1-4).

Fonte: Got Questions  

17 comentários:

  1. A verdade é que, antigamente, poucos sabíamos sobre leis da física e o universo. Fenômenos naturais poderiam ser considerados como “medidores do humor” dos deuses. Uma sociedade do século V poderia achar que um raio era obra de deus, ou se uma doença contaminasse sua população, seria considerado um castigo divino sobre os pecadores.

    Ao longo da história, os fenômenos passaram a ser entendidos.
    As ciências evoluíram e, atualmente, conseguimos explicar grande parte das coisas que acontecem ao nosso redor.
    O conhecimento humano foi evoluindo e os ateus foram aumentando de numero conforme entendemos melhor o universo em que vivemos.

    Podemos entender esse aumento do nosso desenvolvimento observando os países em que o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é maior e fazendo um balanço de acordo com o número de pessoas religiosas que o habitam.
    Uma profunda pesquisa realizada em 2008 e publicada no Financial Times mostrou as taxas de população ateia nos Estados Unidos e em cinco países europeus.
    As menores taxas de ateísmo estão nos Estados Unidos, apenas 4%, enquanto as taxas de ateísmo nos países europeus pesquisados foram consideravelmente mais altas: Itália (7%), Espanha (11%), Reino Unido (17%), Alemanha (20%) e França (32%).
    Os números europeus são semelhantes aos de uma pesquisa oficial da União Européia (UE), que relatou que 18% da população da UE não acreditam em um deus.
    O estudo mostra ainda uma porcentagem estimada de ateus de 85% na Suécia, 80% na Dinamarca, 72% na Noruega e 60% na Finlândia.
    Segundo o Escritório Australiano de Estatísticas, 19% dos australianos declararam-se como “sem religião” ou ateus.
    Entre os japoneses, 64% são ateus, agnósticos, ou não acreditam em um deus.

    Por outro lado, os países mais miseráveis – e conseqüentemente com baixos índices de educação e conhecimento - são os mais religiosos, como é o caso de Bangladesh, Nigéria, Iêmen e Indonésia.

    Fica fácil verificar que estes países - com maior número de ateus - são os que ocupam os primeiros lugares no ranking do IDH de 2010, mostrando claramente que o ateísmo está diretamente ligado as melhores condições sociais de um país.
    Desta maneira, a quantidade de ateus crescendo no mundo tornou-se uma forma confiável de medir a evolução da humanidade.

    ResponderExcluir
  2. cristianismo é uma das milhares de religioes

    mas se lembrem que antes ja existia devotos a Zeus, hoje são considerados mitologia, mas quem garante que o cristianismo não é uma nova mitologia? Muito semelhante a Mitologia não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar venho a te agradecer pelo comentário. O amado(a)Falas-te que já Existiam devotos de Zeus, certo na Grécia, assim como existia Seguidores de Deus na mesma época, Sócrates o maior filoso grego foi morto porque não acreditava em vários deuses, ele acreditava que a vida tinha um propósitos muito maior e defendia que havia um só Deus, por essas ideias, os gregos chamaram Sócrates para negar suas idéias, o mesmo não negou e foi morto por envenenamento. Mas voltando ao assunto sobre o cristianismo ser uma mitologia, tenho a dizer alguns psicólogos dizem que é impossível o mais celebre dos homens criar um personagem da complexidade de Cristo, ou seja sua personalidade transcende todos o entendimento humano, um dos seus simples pensamentos e capaz de impressionar o mais brilhante dos psicólogos, na visão da religião foi o único Deus que se fez carne e habitou entre nós, além de tudo não podemos negar a existência de Cristo poque foi o único homem capaz de dividir a história em antes e depois de Dele. nunca ouvimos falar que a história foi dividida em antes e depois de Zeus, abraço e fica com Deus, mais uma vez obrigado por comentar.

      Excluir
  3. quando se fala em Zeus, também se fala em Deus, é o mesmo nome.
    O verdadeiro Criador não pode ser chamado de Deus, e nem seu filho de Jesus Cristo, para isso gostaria que você assistisse um filme no youtube chamado "o nome - verdade oculta". Outra coisa, hoje quem está destruindo definitivamente o nome do Criador, com suas mentiras e muito dinheiro é a religião, principalmente a evangélica, hoje só se fala em dinheiro, líderes de igrejas grandes disputando território como fosse comércio, falando com demonios como se o povo acreditasse, dizendo que quem é certo são aqueles que são evangélicos ou quem vai a igreja sendo que o nosso Salvador o Messias, ensinou "ide e levai o evangélho" e não vinde e ouvir o evangélho, sobre o ateismo, quando uma pessoa ve essas besteiras de pastores que não sabe nada da escritura e só pensa no bem material, como, "ore pra comprar um carro ou uma casa", eles vão xingar mesmo, o seu Deus não é o meu Criador, o meu Criador não adora dízimo, não gosta de louvores em altares e o Meu Salvador jamais pediu pra ser adorado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Douglas por comentar em meu blog, mas gostaria de lhe dizer uma coisa, você expressou sua opinião sobre os evangeliários no seu comentário. Lembre que não se pode julgar o todo conhecendo somente uma parte, gostaria de dizer em primeiro lugar,isto que está acontecendo nada mais é do que o comprimento das profecias bíblicas como em Mateus 24, em segundo lugar, ainda tem muita igreja compromissada com a palavra de Deus, como por exemplo conheço um pastor que pastoreia uma região de 8 igrejas sem cobra nada, ou seja cumprindo o ide de cristo, mas a bíblia diz que digno é o obreiro de seu salário, até porque tem uma família para manter, mas tenho uma pergunta que é o seu Criador? o meu é Jesus, mas você disse que não é o seu, então que é? Fica com Deus.

      Excluir
  4. opa, o meu Salvador se chama Yaohushua Hamashia, creio que nem todos que fazem parte da religião evangélica são safados, esse termo eu uso porque ja to cheio de ver só safados na tv e na minha cidade tambem, mas quem está la dentro está sendo enganado marcelo, vejo que você é um cara inteligente e íntegro, não podemos ler somente alguns versículos da bíblia ou escritura, temos que ler todo o conteúdo, um livro não é feito só de começos ou meios, então quando leio um versículo, eu posso propor muitas idéias, mas o verdadeiro sentido do versículo está em ler todo o capítulo, ou seja, quando falam que o diabo é o devorador, ou o ladrão:

    "(Evangelho de João cap. 10 vers. 2-18)

    Em verdade , em verdade vos digo , o que entra pela porta no aprisco das ovelhas , mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador.
    2- Aquele , porém . que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas . 3- Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz , ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. 4- Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem , vai adiante delas , e elas o seguem , porque lhe reconhecem a voz : 5-mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz de estranhos . 6- Jesus lhes propôs esta parábola , mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava . 7- Jesus, pois, lhes afirmou de novo : Em verdade , em verdade vos digo : eu sou a porta das ovelhas . 8- Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores ; mas as ovelhas não lhes deram ouvido . 9- Eu sou a porta . Se alguém entrar por mim , será salvo, entrará , e sairá, e achará pastagem. 10- O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir ; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. 11- Eu sou o bom pastor . O bom pastor dá a vida pelas ovelhas . 12- O mercenário , que não é pastor , a quem não pertencem as ovelhas , vê vir o lobo , abandona as ovelhas e foge ; então, o lobo as arrebata e dispersa . 13- O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas . 14- Eu sou o bom pastor ; conheço as minhas ovelhas , e elas me conhecem a mim . 15- assim como o Pai , eu dou a minha vida pelas ovelhas , 16- Ainda tenho outras ovelhas , não deste aprisco ; a mim me convém conduzi-las ; e elas ouvirão a minha voz ; então , haverá um rebanho e um pastor. 17- Por isso , o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para reassumir . 18- Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou . Tenho autoridade para entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai .

    vc sabe quem é o mercenário? o que é comércio, ou mercearia?
    quem gosta de dinheiro? quem é o verdadeiro pastor?
    reveja os seus conceitos, eu ja fui enganado...
    muita gente gosta de por a culpa no diabo, mas o povo não percebe que o verdadeiro diabo está em carne e osso falando na sua frente...
    até mais
    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por comentar novamente, mas gostaria de dizer que eu acredito no que esta escritor na bíblia, pois tenho ela como regra de fé, fico feliz, porque vejo que você é bem esclarecido, hoje em dia falta isto em muita gente, porque muitos não leem a bíblia, no livro de Oseias Deus disse que seu povo foi destruído por falta de conhecimento. Fica com Deus e abraço.

      Excluir
  5. NÃO ACREDITO QUE AINDA EXISTAM PESSOAS QUE QUEREM PROVAR ALGUMA COISA A RESPEITO DE "DEUS" USANDO COMO REFERÊNCIA A BÍBLIA! KKK! COMO SE O QUE ESTÁ ESCRITO NELA TIVESSE SIDO ESCRITO POR ELE!SEM CONTAR QUE ESSE TIPO DE GENTE APARENTEMENTE NÃO SABE COMO FOI CRIADA ESSA COMPILAÇÃO DE LIVROS QUE, AO LONGO DOS SÉCULOS, CERTAMENTE SOFREU ALTERAÇÕES PARA SE ADAPTAR ÀS CONVENIÊNCIAS DA IGREJA E SEUS LÍDERES. ACHO QUE ELAS PENSAM QUE A BIBLIA CAIU DO CÉU PRONTINHA. SANTA IGNORÂNCIA! ELA FOI CRIADA POR HOMENS DE UMA ÉPOCA EM QUE AS PESSOAS COMIAM NO MESMO LUGAR EM QUE DEFECAVAM. UMA CIVILIZAÇÃO ARCAICA E PRESA A CONCEITOS RACISTAS E MACHISTAS.
    DE OUTRA VISÃO, PODEMOS AINDA VERIFICAR QUE ELA PROVA A PRÓPRIA INEXISTÊNCIA DESSE DEUS CONVENCIONAL. BASTA OLHAR PARA NOSSA REALIDADE. TODOS OS DIAS MILHARES DE PESSOAS INOCENTES MORREM BRUTALMENTE EM GUERRAS, ASSASSINATOS, BRIGAS, ACIDENTES, TRAGÉDIAS, CRIANÇAS SEQUESTRADAS E ESTUPRADAS, MORTAS ETC, E DEUS NÃO AS AMPARA EM SUA ONIPOTENCIA E BENEVOLENCIA INFINITA. PREFERE VE-LAS DEFINHAREM EM SEU PRÓPRIO INFORTÚNIO! ESTÁ ESCRITO NOS SALMOS "DEUS LIVRA O INOCENTE DA MORTE E SOCORRE O INDEFESO" "INCLINA SEU OUVIDO PARA O GRITO DA VIÚVA E DO ÓRFÃO"! NÃO É ISSO QUE SE OBSERVA NO MUNDO REAL! AS PESSOAS VALEM O FRUTO DE SEU TRABALHO, CARÁTER OU BERÇO, MAS NEM POR ISSO ESTÃO LIVRES DOS PERIGOS E DA MORTE! A VIDA É UM MISTÉRIO, MAS NÃO SERÁ POR ISSO QUE IREMOS ATRIBUIR À QUALQUER ENTIDADE SOBRENATURAL OS MÉRITOS DA VIDA NO UNIVERSO E SUA BELEZA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara anônimo em primeiro lugar obrigado por ler meu blog, o que tenho a dizer vou resumir em poucas palavras, se as pessoas desde séculos passado e atual vivem de acordo com a bíblia o mundo não estaria na situação em que está hoje. Um dos maiores psicólogos Augusto cure em um dos seus livros da coleção analise da vida de Cristo Provou que ateu de verdade não existe, sendo que ele o autor era uma dos mais fervorosos ateus do mundo, chegou a esta conclusão após estudar a bíblia para entender e explicar a personalidade de Jesus. Diante diste ele se deparou com a seguinte idéia de que se juntassem todas mente brilhante as quais pisaram na terra nunca conseguiria cria um personagem chamado Jesus Cristo, diante dista nem preciso explicar a inspiração divina da bíblia sendo que só um personagem é impossível de ter sido criado Cristo Jesus, ainda se você não acreditar na divindade de Cristo você não pode dizer que ele não existiu, porque além do Mesmo ter dividido a história a uma carta de sua sentença de morte no museu da Espanha onde consta a assinatura de Pilatos, Potifar, Caifás entre outras autoridades da época, juntamente com seu veredito, onde Pilatos teve de lavra a acusação, justificou a crucificação de Cristo como agitador. Sócrates o maior filósofo grego foi morto porque não acreditava em vários deuses, ele acreditava que a vida tinha um propósitos muito maior e defendia que havia um só Deus, por essas ideias, os gregos chamaram Sócrates para negar suas ideias, o mesmo não negou e foi morto por envenenamento.e deixou uma lição de liberdade aos seus discípulos, e entregou sua vida ao deus desconhecido, o qual foi apresentado por Paulo séculos depois. Para explicar a parte de violências e incidentes a um parte chamado livre arbitre e Deus sendo educado não interfere nas decisões humanas, se o homem mata é porque sua natureza e ruim e pecador, ficaríamos dias e não faltariam argumentos bíblicos e históricos da existência de Deus, espero que em poucas palavras possa ter de ajudado a entender, Fica com Deus, e ter fé é acreditar no que não se ver, não vejo Deus, mas acredito Nele, não vejo o amor, mas acredito nele, e a bíblia diz que Deus é amor, então fica com Deus e obrigado por comentar em meu blog.

      Excluir
    2. ola,...sou tiago,de fato se tem algo que concordo nesta estoria e que ,se jesus existiu ,ele era um agitador....e so isso,pois nao me convence nem um pouco,sitacoes de milagres,uma virgem que engravida do espirito santo(desculpas para nao ser apedrejada)um ser supremo que ve suas criaturas(exemplo...crianças da etiopia)passando fome,sede e sendo açoitadas por diversas doenças e ainda assim continua de braços cruzados,por fim ...sou ateu explicito,e se caso esse deus existice,ainda assim seria totalmente contra ele,pois e cruel,sistematico e intolerante.
      caso queiram comentar algo...meu e-mail e tiagodiggermota@hotmail.com
      teem a minha palavra que nao faltarei com respeito,pois tenho uma mente aberta,e sedenta por curiosidades.....

      Excluir
  6. Então você quer um local especial ao lado do bondoso velhinho criador de tudo e amoroso? O que ganha com isso afinal?
    Quando os crentes irão aprender que a biblia não é prova de nada, para de dizer mat 343234, sei la 100000, isso não é evidência de nada.
    E quando mencionar que deus é amor, se lembre do antigo testamento e sua grandiosa demonstração. Logo então tem a cara-de-pau de falar que o antigo não conta. =)

    E creio que não ti ofendi, certo? Só dei minha opinião sobre o tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querido anônimo por comentar em meu blog. Em primeiro lugar eu não quero um lugar já tenho um lugar no céu não por merecimento, mas poque Cristo Jesus pagou o preço por todos meus pecados, e como falou o profeta Isaías um justo justificara a muitos. Outra coisa a bíblia pode não ser prova de nada para você mas para mim ele tem e muita, inclusive algumas profecias e acontecimentos bíblicos já foram provado pela ciência. outro ponto é que o antigo testamento não foi abolido, mas se o senhor observa a bíblia muitos dos ensinamentos do antigo esta contido no novo, inclusive os mandamento exceto o de guardar o sábado, lembrando que não somos cara de pau, ao contrario temos fé e acreditamos em Deus, em quanto muitos ateus e estudiosos não escolheram as diversas teorias da criação eu já tenho a minha que tudo foi criado por Deus. a braço e fica com Deus.

      Excluir
  7. Realmente não acho que a bíblia possa prova se Deus existe ou não, deixei de acreditar na bíblia a muito tempo, na verdade não tem como eu acreditar em um livro, ta vem sendo passado por gerações, e por isso mesmo é difícil acreditar que não tenham mudado nada nele. Meu namorado é Ateu, e sabe como ele virou ateu? Lendo a bíblia, ele leu ela todinha e ta fazendo eu ler isso também. Eu acredito em Deus, acredito mesmo, e por isso digo que pra crer Nele você não precisa seguir regras de um livro antigo ou frequentar igrejas( o que eu acho uma perda de tempo, já nem todas a pessoas que frequentam igrejas são pessoas de bem). E aproveitando a época de eleição: DIGA NÃO A RELIGIÃO NAS ELEIÇÕES, NÃO DEIXEM ELES USAREM DEUS PRA ISSO.

    ResponderExcluir
  8. Crer para ver ou ver para crer ? Eis a questão...De um lado temos os ateus que não podem provar que deus não existe. De outro temos os cristãos ( incluo neste grupo mulçumanos e judeus embora ambos rejeitem a divindade de Jesus mais isso não vem ao caso ) que não podem provar que deus de fato existe...Nesta discussão não existem "certos" ou "errados" pois tudo isso aí é uma questão de ponto de vista...Simples assim !
    Agora pessoal eu sinceramente rejeito a idéia de que Jesus é o ÚNICO caminho, a ÚNICA verdade e o pior...a própria VIDA. É muita presunção, convenhamos. Acredito que existem várias formas de se chegar à felicidade disto não tenho dúvidas ! Ou será que hindus, mulçumanos, judeus, jainistas, animistas, budistas, xintoístas, taoístas, confucionistas e ateus estão todos errados ?




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendi, você pensa que todos esses outros caminhos levam pro mesmo lugar.
      Você acredita que virar pra esquerda ou direita não importa, o que importa é a intenção (ou algo assim).
      Você tem todo o direito de pensar como quiser, isso não vai chegar nem perto de abalar a minha fé e acredito que a do Macelo também, mas POR VOCÊ, pense um pouco nos seus conceitos, procure saber mais sobre Jesus e a Bíblia que é a Palavra de Deus (mesmo que você não acredite ainda).
      Você fez bem em ler este blog, e procurar a verdade, só te peço que não deixe seu coração duro para as pessoas que estão desejando seu bem. Fica com Deus.

      Excluir
  9. Você tem medo é de virar churrasco.

    ResponderExcluir
  10. Pessoas que nao acredita em Deus nao acredita em nada nem mesmo que propria existe por isso que sao anonimo tenho pena dessas pessoas a ciencia esta no saber da mente nao apenas na soma de numeros de aparelhos tecnologicos.

    ResponderExcluir

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...