Verdades sobre a mentira.

Perguntaram ao caboclo: Me disseram que vóis micê só fala a verdade! Por quê?
Rapidamente ele respondeu: Só falo a verdade de preguiça. Mentir dá um trabalhão!

Pena que essa não é uma história verdadeira.



Desde pequenos somos ensinados a desenvolver mentiras diplomáticas. Aprendemos a dizer que gostamos de um presente indesejado e sem graça recebido do tio, a sorrir diante daquele beijo lambuzado da tia, a dissimular alegria diante daquele aperto de bochecha dolorido da amiga da mãe, a fingir não saber onde estão os doces escondidos, a colocar um vaso na frente do vidro quebrado e a nos calar diante dos incontáveis inconvenientes familiares. Essa escola intensiva ensinou como enganar os outros para benefício próprio, quer seja para fugir de castigos, ou para alcançar recompensas.


Estatísticas apontam que uma pessoa mente a cada 8 minutos, desde o silêncio enganador, ou o barulho maquinado, a bajulação falsa, ou o desprezo calunioso, o sorriso dissimulado para manter uma boa atmosfera, ou choro simulado para provocar piedade, uma conta trapaceira, uma desculpa esfarrapada, a súbita mudança de assunto na tentativa de chamar atenção para outro ponto, a omissão intencional, até a mais articulada e escancarada ação de engano. A falta de vontade de se ouvir a verdade intensifica o hábito de mentir.

Também nem sempre a nossa verdade corresponde à verdade. A psicologia explica a mentira como mecanismo de defesa, a sociologia como busca do poder, a filosofia como imperfeição humana, a antropologia como um talento de convivência social, mas Cristo deixa claro que a mentira é do Diabo, quando disse: “Vocês são filhos do Diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer. Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras” (João 8.44 – NTLH. Leia também 1 Timóteo 4.1-2).

A Bíblia revela que a pessoa que diz mentiras produz injustiça (Provérbios 12.17):O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a falsa testemunha diz engano; é indecente e vergonhosa (Provérbios 13.5): O justo odeia a palavra de mentira, mas o ímpio faz vergonha e se confunde; é traidora (Provérbios 14.25):  A testemunha verdadeira livra as almas, mas o que se desboca em mentiras é enganador; é tão perigosa quanto uma espada, um porrete ou uma flecha afiada (Provérbios 25.18): Martelo, espada e flecha aguda é o homem que profere falso testemunho contra o seu próximo; com suas palavras bajuladoras causa desgraças (Provérbios 26.28): A língua falsa odeia aos que ela fere, e a boca lisonjeira provoca a ruína; perverte todos os seus liderados (Provérbios 29.12): O governador que dá atenção às palavras mentirosas, achará que todos os seus servos são ímpios. prejudica os pequenos (Isaías 32.7):Também todas as armas do avarento são más; ele maquina invenções malignas, para destruir os mansos com palavras falsas, mesmo quando o pobre chega a falar retamente. conduz as pessoas ao erro (Jeremias 23.32): Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR.  e fala do que está cheio o coração (Mateus 15.19): Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. Embora o pão da mentira pareça suave a essa pessoa, depois sua boca se encherá de pedrinhas de areia (Provérbios 20.17):Suave é ao homem o pão da mentira, mas depois a sua boca se encherá de cascalho. pois será expulsa da presença de Deus (Jeremias 27.15):Porque não os enviei, diz o SENHOR, e profetizam falsamente em meu nome; para que eu vos lance fora, e pereçais, vós e os profetas que vos profetizam. destruída (Oseias 7.13):Ai deles, porque fugiram de mim; destruição sobre eles, porque se rebelaram contra mim; eu os remi, mas disseram mentiras contra mim. ficando fora dos céus para todo o sempre (Apocalipse 21.27;E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.  e (Apocalipse 22.15):Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.



Muito embora vivamos num mundo que insiste em tirar o estigma negativo da mentira, querendo fazê-la parecer bonita, necessária à sobrevivência, ou até demonstração de inteligência social, mentir é evidência d
e uma vida sem Deus.



Pelo fato de a mentira ter sido estabelecida em nossa vida como uma fortaleza profundamente enraizada, abandoná-la é tarefa árdua e muito desafiadora. Mas “as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas” (2 Coríntios 10.4). Somente em Cristo podemos ter vitória completa nessa área (Colossenses 3.9): Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,e (1 Pedro 2.1):DEIXANDO, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações. Ele venceu, pois nunca disse uma mentira (1 Pedro 2.22):22  O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano. Somos chamados para andar na luz e verdade (Efésios 5.8-9): Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz,(Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade), e não em trevas e mentiras. Afinal, “quem quiser gozar a vida e ter dias felizes não fale coisas más e não conte mentiras” (1 Pedro 3.10 – NTLH).



Fonte: IPILON / Gospel Prime Via: Hospital da Alma

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contatos

Nome

E-mail *

Mensagem *

TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
DEMAIS IDIOMAS

LOCALIZAÇÃO E PAÍSES DOS VISITANTES

Copyright © Macelo Carvalho | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes