sábado, 3 de setembro de 2011

Meu corpo é muito mais que vestes e alimentos!

No mundo atual nós vemos um padrão estético imposto pela sociedade, onde vemos que a beleza é primordial na sociedade, mas será que realmente o sentido da vida é esse? Em Lucas 12.23 diz: Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes.

Qual o valor que tem uma vida? Hoje nós sabemos que a humanidade em si, vive uma tendência onde o físico é muito valorizado, vemos uma forte freqüência de pessoas na academia para valorizar o corpo, onde a maioria das pessoas se esforçam o máximo possível para adquirir roupas para impressionar o próximo, mas será que a vida se resume basicamente nisso? Qual o valor da vida? Nossa vida ao analisarmos tem algo em especial, onde Deus fez o homem a sua imagem e semelhança, a primeira coisa que ele fez foi da a vida através do sopro do Espírito Santo, Deus quando fez o homem, conversava com ele diariamente, ou seja, entre o homem e Deus existia uma amizade extrema, existe outro ponto após a queda, Cristo veio para que? Ele veio para que todos tivessem vida e vida em abundância, Cristo também veio para nos proporcionar também a vida eterna, a nossa vida tem um importantíssimo valor para com o Criador, por isso a vida não se resume basicamente em alimento e veste.

Na atualidade muitos cristãos dão a santificação de outro pelo seu modo de se vestir, com seus vestidos longos bem decalcados, no entanto Deus olha o coração do homem, sendo assim a vida é muito mais do que vestes e alimento. O homem valoriza muito a alimentação, vemos isso em um dito popular que as pessoas dizem só me lucro do que eu como, eis que Jesus disse: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus. (Lucas 4.4), Será que a vida é basicamente isso? Nós fomos criados com um propósito de sermos adoradores, como adoradores, quando passamos a conhecer a verdade, devemos também proporcionar a outras pessoas essa verdade maravilhosa, a busca pela vida eterna, através de Cristo Jesus 

SALMOS 139. 14 Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.

Qual foi a forma que Deus criou o homem? Todos nós sabemos que foi através do pó da terra, foi ou não foi uma forma maravilhosa? Hoje a ciência se vangloria de fazer clones de animais, não fazem de homem, pois a ética não permite, mas volto a frisar a forma que Deus fez o homem, do pó da terra, isso cientista nenhum conseguira fazer, por isso devemos dar glórias diariamente pela forma estrondosa que fomos criados e a importância que temos para Deus. Se formos analisar somos o que? Somos imagem e semelhança do Criador, não é isso? Somos ou não somos uma criação de certa forma especial? Somos especial pelo fato de sermos imagem e semelhança de Deus, nisso sabemos que Deus é muito mais do que um corpo, ai vocês me perguntam, mas como Deus tem forma? Nós temos certeza que Deus tem forma, pois Ele diz, eu te tomo pela minha destra, que diz que ele tem mão direita. Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa, porventura ele falando não o cumpriria (Nu 23,19), sendo assim ele tem boca, nós não podemos afirmar o corpo do Senhor como realmente é, nenhum homem jamais viu a Deus, Moisés viu apenas a sua glória e caiu, a bíblia nos deixa a parte que diz também, que Deus tem corpo pois se somos imagem e semelhança do Criador. Além do corpo, vem os sentimentos, Deus é amor, tem misericórdia, com isso vemos que somos mais do que corpo e alimento, por isso têm outros fundamentos para viver, junto com isso temos os sentimentos que alguns são iguais ao do Criador, como o amor, a compaixão, a misericórdia, entre outros. Os alimentos sólidos nutrem sementes às celulares, mas iremos falar também dos alimentos espirituais, veremos os tipos de alimentos que devemos ter quando nos convertemos, qual o principal fundamento do nosso corpo? Será que só é para colocar uma roupa em cima, hoje vemos a estética bem valorizada, vemos uma grande tendência de cirúrgias plásticas, pessoas gastam milhares implantando silicone para mudar seu corpo, será que seu corpo por dentro está bonito? Como fazer para mudá-lo? Assim são muitas pessoas, na igreja tentam mostrar sua santificação através de suas vestes, julgando os outros por seu modo de se vestir, desde quando a roupa salva alguém. Eu pergunto como Adão e Eva andavam quando foram criados? Andavam nus, isso nos mostra que a roupa não tem importância nenhuma, o que tem importância é o caráter das pessoas, pois Deus não olha a roupa, muitas vezes as pessoas estão bonitas e dentro dos padrões de sua igreja, no entanto seu coração está cheio de mágoa, orgulho, inveja, entre muitos outros sentimentos não provenientes de Deus, Adão e Eva só começaram a se vestirem quando passaram a conhecer o bem e o mau, ou seja a partir do momento que comeram a fruta proibida, hoje a roupa pode ser considerada pecado por causa da lascívia que ela pode provocar, o desejo que ela venha a despertar, levando o próximo ao pecado, mas para Deus não importa o jeito em que você esteja vestido, mas sim o seu coração, já na questão do alimento, Deus disse de toda árvore que produz frutos essa será para vosso mantimentos, em questão a alimentação que a bíblia deixa claro que se torna pecado é alimentar-se de sangue, pois o mesmo é responsável pela vida, o nosso sangue é que nos dá vida, podemos nos alimentar de carne de animais pois temos domínio sobre todos eles, menos do seu sangue. Mas como já falei que o corpo é muito mais do que vestes e alimentos vejamos:

I CORÍNTIOS 3.2 Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis.

Com esse versículo observarmos que, quando nós nos convertemos! Cristo quando veio ao mundo Ele não utilizava a explicação da palavra de Deus de forma direta, argumentava-se muito com parábolas, onde ficava mais fácil o entendimento, o povo daquela época não entenderia se fosse explicado de forma direta, assim são os novos convertidos. Os novos convertidos são comparados aos recém nascidos, vemos que seu principal alimento é o leite materno, o bebê ao nascer passa a se alimentar de leite durante os primeiros meses de vida, essa criança crescerá sadia, forte, com imunidade, obterá crescimento rápido, uma criança com boa saúde. A alimentação se for à base de alimentos sólidos, a criança irá passar mal e ficará doente, assim são os novos convertidos, não devemos começar na palavra sólida, porque se alimentarmos dessa forma crescerão desnutridos na palavra de Deus, na primeira prova irão desistir, pois não têm a devida imunidade, não aprenderam para que foram criados, qual a nossa importância diante do Criador, hoje as igrejas vivem pregando somente o alimento sólido, saúde, prosperidade, milagres, deixando de lado o leite espiritual, e ai, qual a minha importância? Como devo me comportar? O que é pecado? o que pode o que não pode? Ficando assim cheio de dúvida, não sabemos como ter uma vida em comunhão com o Criador, sendo assim uma presa fácil nas mãos de satanás, pois a mesma semente não foi plantada em solo fértil, regada e cuidada como um bom jardineiro faria, o próprio Cristo nos disse Eu não vos dei alimento sólido, eu vos dei leite! E hoje com o que os seguidores de Cristo tem alimentado suas ovelhas recém nascidas com leite ou capim? Devemos alimentar os novos convertidos com leite para que ele se firme na palavra de Deus, explicar sua criação, importância, seus deveres, comportamento em relação ao mundo, a importância de Jesus Cristo para sua vida, o poder que há em seu nome, assim as ovelhas reconhecerão a voz de seu pastor e dificilmente se desviará de seu caminho.

HEBREUS 5. 12 Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.

Muitos líderes acham que sabem muito da palavra de Deus, e que estão prontos a utilizarem somente alimentos sólidos para lindos sermões de uma vida estruturada, mas assim como os ossos que no início tem bastante cálcio, mas com o tempo vai se desestruturando e precisando novamente do mesmo nutriente que é encontrado em grande quantidade no leite, ou seja a palavra de Deus deve se utilizada e aprendida por completo em nossas vidas, jamais dispensando o leite, ou seja os primeiros ensinamentos, pois os mesmo servem para o resto de nossas vidas, como humildade, amor pelas almas, saber buscar a Deus e não somente suas riquezas, princípios esses que vão se perdendo no tempo, onde quando os lideres vão adquirindo destaque, começam a ficar orgulhosos, presunçosos, não dão oportunidade aos que estão aprendendo, deixando de ser humildes, por isso o versículo acima nos alerta que sempre devemos nos lembrar que precisamos do leite para nos fortalecer na palavra, mantendo sempre os ensinamentos iniciais, onde ninguém deve se achar mestre, pois tudo depende do primeiro alimento: o leite.


I PEDRO 2. 2 Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;

Quando nos convertemos, nós temos uma tremenda sede pela palavra de Deus, buscamos constantemente, o genuíno leite: a palavra de Deus, ela é importantíssima porque ela é que nos dá o devido crescimento espiritual, um recém nascido se amamenta várias vezes ao dia para ganhar peso e ter saúde, semelhante ao novo convertido, deve buscar sempre estudar a palavra de Deus para que o mesmo cresça em conhecimento e na graça, assim como em diversas áreas da vida, o início é o passo primordial para tudo, de uma casa o importante é o alicerce, pois se o mesmo for fraco a casa se destruirá em pouco tempo, se a alfabetização for ruim, teremos estudantes com dificuldades, se não educarmos nossos filhos quando criança, teremos péssimos cidadões, assim são os novos convertidos, se não preparados seriamente na palavra de Deus serão ovelhas perdidas, sendo presas fáceis para os lobos, pois as mesmas não saberão se defender, por isso a importância da preparação dos novos convertidos, sendo o princípio, o mais importante para o futuro.

JOÃO 16 12 Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.

Assim como os discípulos quando começaram a seguir a Cristo, ainda tinham muito a aprender, semelhante são os novos convertidos, Cristo tem muita coisa a ensinar, mas ainda não estamos preparados, ainda não podemos suportar, por isso a importância de não pularmos etapas, muitos desistiram por não estarem preparados, tendo muito ainda a aprender, por isso, assim como na vida real deve ser também a espiritual, criança, adolescente, adulto, maturidade e velhice, esse ciclo deve ser aplicado e respeitado na vida espiritual, para que possamos suportar o que Deus tem a nos revelar. É o caso de ensinarmos diretamente o livro de apocalipse ao um novo convertido, o mesmo irá se assustar e temer, pois faltou o conhecimento de todo o restante da bíblia, por isso volto a frisar da importância da bíblia se estudada por completo. Cada coisa no seu desenvolvimento espiritual.

I CORÍNTIOS 6 13 Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o SENHOR, e o SENHOR para o corpo.

Agora iremos saber para que serve o nosso corpo, os alimentos quando ingerimos bem sabemos para onde irá, ou seja nosso corpo é temporário, mas enquanto estivermos na terra, nosso corpo é templo e mora do Espírito Santo, somos a habitação do Espírito Santo, a terceira pessoa da trindade, é essa a função do nosso corpo, juntamente também para adoração ao nosso Criador, nós não fomos feitos para impurezas deste mundo, para a prostituição, no entanto o que fizermos com o nosso corpo, é o que irá nos levar para a vida eterna, seja na Jerusalém celeste ou no reino dos príncipes das trevas, pois somos templo e morado do Espírito Santo, se vivermos em comunhão com Deus, caso contrário onde não habita o Espírito de Deus, o mesmo corpo está disponível para habitação dos maus espíritos, onde o mesmo reinará para os desejos da carne, e aqueles que andam para carne, esse caminha para a morte, aquele que faz a vontade do Espírito, esse terá a vida eterna na cidade santa de Deus.

I CORÍNTIOS 6 15 Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.

A importância do nosso corpo é que somos membros do corpo de Cristo, por isso não devemos viver pecando, entregando nosso corpo a prostituições e desejos da carne, eu vos pergunto Cristo pecou? Certamente que não, mas nós somos membros do corpo de Cristo e não Cristo, por isso pecamos, mas ele já pagou o preço do nosso pecado, cabe a nós somente o arrependimento.

GÁLATAS 5 24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.

Como membros do corpo de Cristo, devemos também crucificar a nossa carne ou seja resistir ao pecado, resistir ao máximo a desejos da mesma, pois quem caminha segundo a carne caminha para morte, no entanto, fazendo a vontade do Espírito teremos vida eterna, ou seja, nosso corpo é temporário, Cristo veio ao mundo para mostrar que podemos vencer a carne, se crucificarmos juntamente com ele, Jesus após crucificado e morto ressuscitou, e nós como membros do corpo de Cristo, se morrermos para o mundo, ressuscitaremos assim como Ele ressuscitou, através do poder que há em seu nome. 

Hoje não devemos nos atentar ao estereótipo, como prega a sociedade atual, mas devemos atentar-mos à palavra de Deus, que tem muito a nos oferecer, nós temos valor e somos amados não pela embalagem e sim pelo conteúdo, então lembre-se você é interessantíssimo, pois Deus deu seu único filho para te salvar, não jogue esse sacrifício fora, alimente-se espiritualmente, e terá uma linda nutrição a qual lhe dará a vida eterna.

2 comentários:

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...