terça-feira, 27 de setembro de 2011

Temor.

Significado de Temor:s.m. Ato ou efeito de temer; receio, susto, medo, pavor, terror: viver no temor da miséria, da velhice, da morte.

Sentimento de respeito ou reverência: viver no temor de Deus.

O temor e a sensação que nenhum ser humano gostaria de ter, pois o mesmo vem a atrapalhar e muito as nossas vidas, só que as pessoas que vivem a palavra de Deus tem uma visão diferente sobre o assunto, O temor para os servos de Deus tem um sentido diferente, para nós ele é um escudo e escola divina.
Nosso Deus é justo e fiel, quando seus filhos estão em apuros nos momentos mais difíceis da vida, estando ao extremo do temor vem aquela voz suave que nos conforta e diz:  "é na tuas fraquezas que te farei forte", por mais difícil que seja nossa situação, tornando-se impossível ao nossos olhos, lembre-se que temos um Deus do impossível, que diz: não temas, porque eu sou contigo GÊNESIS 26.24, Então não olhe para o seu medo, olhe para o seu Deus.
O temor para os cristão é principio de sabedoria, porque a partir dai passamos a respeitar e servir nosso Deus com  sinceridade, mas lembre-se temer o Senhor, tem o sentido de respeitarmos e reverenciar-mos, até porque Deus não quer que estejamos servindo a ele porque ele pode tudo e sim por amor, tanto é que Ele procura verdadeiros adorados que o adorem em espírito e verdade, devemos servir a Deus por prazer e vontade não por medo, de nada adianta buscá-lo somente por interesse próprio ou por riquezas, ao venerarmos Deus tem que ser por amor, porque foi por amor que ele deu seu único filho, então não temas porque Deus é conosco, abaixo segue todas as promessas sobre temor:

GÊNESIS 26.24  E apareceu-lhe o SENHOR naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo.

GÊNESIS 46.2,3  E falou Deus a Israel em visões de noite, e disse: Jacó, Jacó! E ele disse: Eis-me aqui.
3  E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação.

ÊXODO 14.13Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver.

DEUTERONÔMIO 1.29-31  Então eu vos disse: Não vos espanteis, nem os temais.
30  O SENHOR vosso Deus que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, conforme a tudo o que fez convosco, diante de vossos olhos, no Egito;
31  Como também no deserto, onde vistes que o SENHOR vosso Deus nele vos levou, como um homem leva seu filho, por todo o caminho que andastes, até chegardes a este lugar.

II REIS 6.16  E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.

II CRÔNICAS 20.17  Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco.

SALMOS 25.14  O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança.

SALMOS 27.3  Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria.

SALMO  34.4  Busquei ao SENHOR, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.

SALMOS 46.10  Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.

PROVÉRBIOS 1.33  Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal.

PROVÉRBIOS 22.4  O galardão da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, honra e vida.

PROVÉRBIOS 29.25  O temor do homem armará laços, mas o que confia no SENHOR será posto em alto retiro.

ECLESIASTES 12.13,14 13  De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
14  Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.

ISAÍAS 14.3,4  E acontecerá que no dia em que o SENHOR vier a dar-te descanso do teu sofrimento, e do teu pavor, e da dura servidão com que te fizeram servir,
4  Então proferirás este provérbio contra o rei de Babilônia, e dirás: Como já cessou o opressor, como já cessou a cidade dourada!

ISAÍAS 33.6  E haverá estabilidade nos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria e conhecimento; e o temor do SENHOR será o seu tesouro.

ISAÍAS 35.4  Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará.

ISAÍAS 41.10,13 10  Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
13  Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.

MATEUS 1028  E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.

MATEUS 8.26.27   E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.
27  E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?

LUCAS 8.50  Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva.

LUCAS 12.32  Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino.

MARCOS 4.40.41 E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?
41  E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?

HEBREUS 2.14,15 E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;
15  E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.

I JOÃO 4.18  No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.

APOCALIPSE 1.17-19 17  E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
18  E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.
19  Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer;

APOCALIPSE 2.10  Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Diante disso entendemos que não devemos ter temor independentemente da situação, porque temos a nosso favor um Deus do impossível, capaz de fazer de  tudo por um filho seu, como já fez abrindo o Mar Vermelho, salvou seus servos da fornalha, parou e retrocedeu até o sol, tudo isso em pró dos seus verdadeiros servos. Para desfrutar da mesma segurança basta temer a Deus e amá-lo de todo coração Ele esta só esperando você reconhecer seu lugar de adorador. Não temas o que mata o corpo, mas o que condena o espírito.  

Autor: Macelo Carvalho Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...