quarta-feira, 13 de julho de 2011

Um Deus que deixa marcas.

Provavelmente, durante sua caminhada cristã, você passou por momentos que considera marcante. Seja antes, durante ou após conhecer a Cristo, certamente sua vida hoje tem marcas ou cicatrizes, que, volta e meia, o fazem lembrar-se do que ocorrera anteriormente. Mas é claro que isso não aconteceu só comigo ou com você. Homens e mulheres na história da Bíblia tiveram que lidar com grandes marcas.

Paulo deixa isso bem claro quando escreve aos Gálatas, em 6:17 –

“Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus”.

Estudiosos e pesquisadores afirmam pautados em algumas supostas evidencias bíblicas que o apóstolo Paulo, ao voltar a enxergar, não obteve 100% de recuperação.

Eles dizem que O apóstolo Paulo viveu o resto de seus dias com algumas sequelas do mal e isso é perceptível ao analista cuidadoso por alguns sinais, um dos quais seria sua própria informação quanto à sua letra, provavelmente maior ou diferente do que a costumeira.
“Vejam com que letra eu lhes escrevi com minhas mãos”, diz ele aos Gálatas. “Minha saudação da mão de Paulo: que é minha marca em toda carta. Assim escrevo”, afirma ele aos Tessalonicenses. Na verdade, Paulo tinha algumas dificuldades para ler, escrever e mesmo para reconhecer as pessoas.

Mas isso não chega ser tão relevante apesar de interessante. O fato é que, mesmo com ou sem a visão integral, seu corpo realmente trazia marcas por amor a Cristo.

Junto com ele podemos citar Jacó, que segundo relato bíblico lutou com o anjo, e a partir daí teve sua vida e corpo marcados.

Davi também foi um homem que teve suas marcas, ainda que não fossem físicas, estavam em seu bojo familiar.

O fato é que, as marcas que trazemos, são permitidas por Deus para que nunca nos esqueçamos o que fomos e o que hoje somos. Cicatrizes, ainda que não nos produzam mais dor física, sempre nos remetem a o contexto onde a mesma foi gerada.

Acredito pautado na Bíblia, que Deus nos deixa marcas. Marcas por amor. Para que nunca nos esqueçamos a quem servimos e de quem somos. Para que, ao olharmos as cicatrizes, possamos perceber a sua misericórdia que é manifesta sobre nós diariamente.

Marcas – sejam feitas por Deus ou por consequência do pecado – servem para avivar nossa memória. Certamente Pedro trazia uma marca em seu coração por ter negado ao Mestre. Sansão trazia profundas marcas físicas e emocionais pelas escolhas erradas que fez. E assim como eles, eu e você trazemos em nossos corpos, mentes e corações as marcas que nos servem hoje de recordação.

Que as marcas que Deus permitiu ou que Ele mesmo te fez sejam o suficiente para que você continue vivendo uma vida nova. Nova vida em Cristo.

Os personagens que citamos: Sansão, Davi, Paulo, Pedro e Jacó nunca mais foram os mesmos depois das marcas. Que você também seja diferente. Seja um novo homem em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...