segunda-feira, 20 de abril de 2015

Exemplos de vida do rei Josafá.

A bíblia sagrada nos conta a vida e história de vários homens tementes a Deus, e que foram usados pelo Senhor como exemplos para o seu povo, verdadeiros lideres Por exemplo Josafá, esse que foi o 4º rei de Judá, e reinou durante 25 anos. Este homem nos ensina muitas coisas, foi um Rei temente a Deus, foi um grande opositor da idolatria durante o seu reinado, e promotor de um grande avivamento Espiritual na nação Judaica como vemos em 2 Crônicas 17. 9.

Mas o que nos chama muito a atenção na vida deste servo do Senhor foi o seu comportamento durante a adversidade, em um momento critico do seu reinado. Ele permaneceu fiel a Deus e se fez respeitar pelo povo, de forma que uniu a sua nação em um mesmo sentimento durante a dificuldade e assim saíram vencedores.

Josafá naquele momento era o representante de Deus na terra, este papel hoje é da Igreja de Cristo, e foi dessa forma que ele despertou a ira dos inimigos a sua volta e como podemos ver em 2 Crônicas 20. 1. Algumas nações ao redor (Moabitas, Amonitas), inimigas do povo de Deus se uniram para lutar contra Josafá, é a partir deste momento que ele nos ensina como a congregação dos Santos do Senhor deve se unir e tomar atitudes para que possa alcançar a vitoria contra os opositores da verdade. Vejamos quais as atitudes de Josafá que nos servem de Exemplo:

1 – Ele buscou ao Senhor. (2 Crônicas 20. 3). Devemos buscar a Deus a todo o momento, mas há determinadas situações que essa busca se faz mais necessária, quando precisamos de um milagre de Deus (1 Samuel 1. 9 a 19), quando estamos em uma situação totalmente adversa como aconteceu com Paulo e Silas em Atos 16. 25, como estavam presos e mesmo assim cantavam e louvavam ao Senhor e Deus operou repentinamente e os livrou daquilo que os angustiavam.

2 – Ele uniu forças com o seu povo (2 Crônicas 20.4). A união é algo importantíssimo no meio do povo de Deus, podemos ver isso através de João 17, onde podemos ler a ultima oração de Cristo pelos seus discípulos quando ainda estava aqui na terra, que também é conhecida como a oração da União. Em pelo menos cinco versículos deste capitulo podemos constatar o Senhor Jesus pedindo ao Pai que, assim como Ele e o pai são um só, que a sua Igreja também possa ser uma só, não estamos falando em denominações, mais sim em um mesmo sentimento, uma verdadeira comunhão, pela qual a Igreja se une no propósito de propagar o Reino de Deus na terra.

3 – Ele começa a se lembrar do que Deus já havia feito na vida de seu povo (2 Crônicas 20.7). Lembrar-se do que o Senhor nos fez nos passado, edifica nossa fé, esse era um ensinamento de Deus para o seu povo como podemos ver em Josué 4. 21 a 23. Também nos Salmo 119. 49 a 51, notamos como que lembrar-se dos benefícios que o Senhor nos fez e de suas promessas, nos fortifica e nos alimenta para continuarmos a nossa caminhada.

4 – Ele confiou na provisão de Deus (2 Crônicas 20. 9). Este versículo trata além da confiança em Deus, como devemos nos colocar fiéis a Ele em todos os momentos, e que no momento certo o Senhor nos socorre, através dessa certeza nos colocamos na presença de Deus convictos de seu cuidado para conosco. Podemos ver essa ação de Deus na vida de Ananias, Misael e Azarias (Sadraque, Mesaque e Abdenego) quando o rei Nabucodonosor os lançou na fornalha como podemos ver em Daniel 3. 17, Deus não evitou que estes servos fossem lançados na fornalha, mais lá dentro no momento mais difícil o Senhor estava com eles para livrá-los.

5 – Ele reconhece o poder de Deus (2 Crônicas 20. 12). Como temer diante de uma situação quando em nosso coração queima a certeza de sermos servos do Deus altíssimo? Muitas vezes permitimos que a nossa incredulidade, nos apavore diante de situações adversas, mais como o Salmista do Salmo 121. 1 nos relata “Elevo os meus olhos para o monte, de onde me virá o socorro?”. Sim servimos ao Senhor que fez os céus e a terra o que se faz impossível ao seu poder? Nada, absolutamente nada, Isaias 43. 13.
6 - Ele louvou ao Senhor (2 Crônicas 20.19 a 21). Através da palavra de Deus que lhe foi dirigida, Josafá começa a se posicionar para enfrentar o inimigo, e de forma obediente eles levantaram logo pela manhã, e os levitas começaram a louvar ao Senhor, isso é algo maravilhoso da parte de Deus para nossas vidas, podemos notar na palavra do Senhor o poder do louvor e adoração sincera, através do louvor foram vencidas batalhas como neste caso, foram derrubada muralhas como vemos em Josué 6, foram quebranta correntes Atos 16, e como lemos no Salmo 51. 17 “Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás”.

Aprendemos assim com um grande homem de Deus a ser fiel e perseverar mesmo em meio às dificuldades que se apresentam em nossas vidas.

Na fé e em Cristo.

Autor: Daniel Dourado é diácono da Assembleia de Deus em São José do Rio Preto e engenheiro agrônomo.
e-mail: agronomo_dourado@hotmail.com

Um comentário:

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...