Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2014

A Bíblia é um livro confiável? Por quê?

Há muitos cristãos sinceros se deixando enganar por webenganadores que propagam “verdades ocultas” e teorias da conspiração. Eles têm afirmado que a Bíblia foi adulterada, ao longo dos séculos, e não é a Palavra de Deus. Dizem que ela apenas contém as Escrituras, visto que — segundo eles — o seu conteúdo foi modificado pelo romanismo e também pela “religião evangélica”.

Estratégias Para Lutar contra a Lascívia.

Estou pensando em homens e mulheres. Para os homens, isto é óbvio. É urgente a necessidade de lutar contra o bombardeamento de tentações visuais que nos levam a fixar-nos em imagens sexuais. Para as mulheres, isto é menos óbvio, porém tal necessidade se torna maior, se ampliamos o escopo da tentação de alimentar imagens ou fantasias de relacionamentos.

Zaqueu o Publicano.

Os publicanos eram impedidos de participar do templo e expulsos das sinagogas. Apontados por onde passavam, isolados dos seus compatriotas, eram contados como vis pecadores. A Vida de Zaqueu

O incômodo da tentação.

Tentação é o convite quase diário feito pela pecaminosidade latente, pelas circunstâncias e circunstantes, pela cultura secular e mundana e pelas potestades do ar.  A tentação é uma experiência muito desagradável que dura a vida inteira, com possíveis intervalos de curta duração. O Evangelho de Lucas registra que o diabo, depois de “tentar Jesus de todas as maneiras, foi embora por algum tempo”, esperando outra oportunidade (Lc 4.13).

A preservação dos eleitos em 1 Pedro.

A GARANTIA DA SALVAÇÃO (1.5) 1.5 ... que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. Em virtude da falta de conhecimento e “do conhecimento correto” da soteriologia (doutrina da salvação), muitos cristãos podem perguntar: Como podemos ter certeza que a salvação não pode ser perdida? Podemos perder a salvação se não perseverarmos em Deus? Outros, por sua vez, podem “refutar” de modo enfático, dizendo: A salvação pode ser perdida sim! “Várias passagens na Bíblia” afirmam “essa verdade”! Não obstante, senão vejamos a resposta para estas perguntas e argumentos em três pontos:

Coisas que a ciência veio a descobri no nosso século em que a Bíblia já mencionava.

A Bíblia e a posição da Terra no espaço Em um tempo que se acreditava que a Terra estava situada em cima de um grande animal ou gigante (1.500 A.C.), a Bíblia falou da posição da Terra no espaço: “O norte estende sobre o vazio; e suspende a terra sobre o nada.” (Jó 26:7). A ciência não descobriu que a Terra não era sustentada por nada até 1650.

Pode se perder a salvação?

Pode um cristão verdadeiramente nascido de novo perder a salvação? Uns especulam que sim, outros por vez asseguram que não, e assim as polêmicas vão se perpetuando por meio das infindáveis conjecturas humanas. No entanto, para conhecermos realmente a verdade precisamos antes de tudo entender a revelação divina nas escrituras sagradas a despeito da segurança da salvação.

O cristão pode se divorciar?

Vivenciar o divórcio pode ser uma das experiências mais estressantes e dilacerantes da vida das pessoas. Vivênciá-lo dentro da igreja, no entanto, pode ser ainda pior.  Isso porque muitos cristãos sinceros, infelizmente ainda não obtiveram o conhecimento bíblico correto sobre o assunto e, por causa disso, são reticentes na sua relação com irmãos divorciados.

A trajetória dos evangélicos no Brasil.

Neste mês, a Revista de História aborda, em profundidade, a trajetória dos evangélicos no país.Abaixo, a pesquisadora Nasha Dahás, organizadora do dossiê "Evangélicos, a fé que seduz o Brasil" , apresenta um pouco da história dos fiéis nestas terras e dá pistas do que o leitor vai encontrar na edição.