Pular para o conteúdo principal

Quem é o 12º apóstolo? Matias ou Paulo.


Quem é o 12º apóstolo que toma o lugar de Judas? Matias ou Paulo? Apocalipse 21.14 cita os doze apóstolos, cujos nomes são os fundamentos da eterna cidade de Deus, a Nova Jerusalém. Também, Mateus 19:28 diz que são os apóstolos que se assentarão em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. Dezesseis vezes Paulo afirmou que era um apóstolo. Ele foi pessoalmente vocacionado [chamado] por Deus para isso. (2 Coríntios. 1:1; Gálatas. 1:1).
O argumento de que Paulo tomou o lugar de Judas como o 12o apóstolo é feito, conforme a seguir, pelo Bispo George Sayles:

“Quem toma o lugar vago de Judas é Paulo, não Matias. Matias foi sugerido por Pedro e Pedro cometeu erros. Ele cometeu um erro, quando disse: “Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei” (Mateus 26:33-b. Ele cometeu um erro, quando negou o seu Mestre. Ele [também] cometeu um erro em Antioquia, quando reverteu o Evangelho e ensinou a circuncisão.: ‘Reconstruindo as coisas que ele havia destruído.’ ‘lhe resisti na cara, porque era repreensível” (Gálatas 2:11),’ diz Paulo. O impetuoso Pedro adianta-se para [tomar a dianteira de Deus e] fazer um apóstolo. Ele dá ao Senhor, por assim dizer, a escolha entre dois: Matias e Justo. A sorte recai em Matias, o qual é nomeado com os doze, sendo esta a última vez em que se ouve falar dele. O Senhor fica em silêncio. Depois, Ele mesmo [o Cristo] desce do Céu e acrescenta aos onze originais outro apóstolo (o décimo segundo), ‘um nascido fora do tempo’. O décimo segundo nome dos fundamentos da Nova Jerusalém não será o de Matias mas, [sim,] o de Paulo: ‘não apenas um apóstolo, mas o maior apóstolo’, embora nada sendo em si mesmo” (The Doctrines of Grace, New York: Gospel Publishing House, 1910, p. 373).

Discordamos disto pelas seguintes razões:

Primeira: a Bíblia diz, especificamente, que: “Matias foi contado com os onze apóstolos” (Atos 1:26). Doze versos são devotados a esta cena. Conquanto seja verdade que Pedro cometeu erros, a Bíblia claramente identifica os erros. A situação em Atos 1 é diferente. Não se trata de Pedro agindo isoladamente por conta própria, mas de todos os onze apóstolos agindo de comum acordo e juntamente com todos os irmãos reunidos. Doze versos da Escritura são devotados a esta cena e não existe um simples lampejo de que estejam agindo contra a vontade de Deus. De fato, eles estão agindo conforme a profecia (Atos 1:20); Salmo 10-9:8). E estavam agindo imersos em oração. (Atos 1:24-25).

Segunda: conquanto seja verdade que Matias não é posteriormente mencionado pelo seu nome, na Escritura, também é verdade que a maioria dos apóstolos também não é mais mencionada pelo nome. Depois disso, quando os apóstolos são mencionados [são mencionados como um grupo completo, mencionados conjuntamente, sem discriminar seus nomes] em Atos 2:37, 42, 43; 4:33, 35, 36, 37; 5:12, 18; 11:1; 15:2, etc., Matias era, sem dúvida, um deles, porque havia sido eleito para aquela posição [e nunca foi destituído dela].

Terceira: Paulo não obedeceu aos modelos especificados Atos 1:21-22.

“É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.”

Quarta: Paulo se distinguia dos outros apóstolos na própria Escritura. Ele foi o apóstolo aos gentios (Romanos 11:13; Gálatas 1:16; 2:7-8; Efésios 3:8; 1 Timóteo 2:7). Conquanto Paulo [também] tenha pregado aos judeus, sua vocação especial foi estabelecer igrejas gentias, através do Império Romano.

Acreditamos, portanto, que o lugar de Paulo como autoridade no reino terreno de Cristo estará associado particularmente aos santos gentios.

Autor: David Cloud

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sexo cristão: O cristão pode fazer sexo anal, oral, várias posições?

Quando a questão é Casamento ou Relacionamento Cristão, nada é fácil, por que estamos falando de duas pessoas que espiritualmente são 2, com pensamentos e atitudes diferentes. Estive lendo muito sobre o assunto e pensei em escrever, mas encontrei as respostas, que estariam na ponta da minha língua e deixo-vos abaixo, com prazer. SEXO ANAL E SEXO ORAL É PECADO? O QUE DIZ A BIBLIA?… AS DÚVIDAS QUE TODOS TÊM. As perguntas que geralmente eu recebo de 99% dos cristãos que atendo on-line e off-line são: “Pastor SEXO ANAL no casamento é pecado?”; “E SEXO ORAL podemos praticar?”; “Posso prática qualquer posição sexual?”. ANTES DE PROSEGUIR: Quero deixar bem claro aos amados irmãos em Cristo que, como pastor pentecostal, jamais serei a favor de liberalismos e libertinagens que existem no meio dos que se dizem evangélicos, mas que vivem fazendo o que querem. Estes não têm compromisso com a Seara, e com suas rebeldias desenfreadas, vivem em trevas, sem o conhe...

Ménage á trois, pode?

Somos casados, evangélicos e temos uma questão em que queremos sua opinião. Gostaríamos de saber a respeito da relação sexual a três consentida e entre quatro paredes. Tudo o que for de consentimento entre as duas partes é permitido? Partindo do principio de que tanto o homem quanto a mulher no relacionamento estejam dispostos a fazer e se sentem bem com isso, não há problema algum?

Site revela lista com o cachê cobrado por cantores gospel.

Circula pela internet uma lista com os valores de cachê cobrados para os cantores Gospel se apresentarem. Segundo o site O Fuxico Gospel o valor mais alto é pelo show do Diante do Trono, que chega a R$ 250 mil. Em seguida aparecem Aline Barros, André Valadão e Thalles Roberto, com R$ 60 mil. A publicação causou polêmica já que valores como este não são nada atrativos.