Autor: C. H. Spurgeon
nº26 Sermão pregado na
manhã de Domingo, 17 de Maio de 1855 por Charles Haddon Spurgeon No Exeter Hall, Strand
"Porque para
Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos
que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte;
mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas
quem é idôneo?” 2 Coríntios 2:15-16
Estas são
palavras de Paulo expressas em próprio nome e em nome dos
apóstolos. São verdadeiras no que concerne a todos aqueles que são eleitos
pelo Espírito, preparados e enviados a vinha para pregar o Evangelho de
Deus. Sempre admirei o versículo 14 deste capítulo, especialmente quando
recordo os lábios que as pronunciarão: .E graças a Deus, que
sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo
o lugar a fragrância do seu conhecimento..
Imaginemos a
Paulo, já um ancião, nos dizendo: "Cinco vezes recebi dos judeus
quarenta açoites menos um., que depois foi arrastado como morto, o
homem dos grandes sofrimentos, que havia passado através de mares
de perseguições; pensemos quando disse, no fim de sua carreira
ministerial: “Mas graças a Deus, que faz que sempre nos triunfemos em
Cristo!. Triunfar quando se naufragou, triunfar apesar de ter sido
flagelado, triunfar havendo sido torturado, triunfar ao ser apedrejado,
triunfar em meio ao escárnio do mundo! Triunfar ao ser expulso de uma
cidade e ter que sacudir o pó dos seus pés! Triunfar em todo momento em
Cristo Jesus!
Agora, se alguns
dos ministros de nossa época falassem desse modo, não
daríamos muita importância as suas palavras, pois gozam do aplauso do
mundo. Sempre podem ir em paz para suas casas. Alguns crentes os
admiram, e não possuem inimigos declarados; contra eles nem sequer
um cão moveria sua língua, tudo é seguro e agradável. Se dizem, .Mas
graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo., não
nos comovem; mas se alguém como Paulo fala, tão pisoteado, tão
torturado e tão afligido, podemos considerá-lo um herói. Aqui está um
homem que tinha verdadeira fé em Deus e no caráter divino de sua
missão.
E quão doce é,
meus irmãos, o consolo que Paulo aplicava a seu próprio coração
no meio de todas as suas calamidades. Dizia que, apesar de tudo,
Deus .por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu
conhecimento.. Ah! Com este pensamento um ministro pode dormir tranquilo
em seu leito: .Deus manifesta em todo lugar a fragrância de seu
conhecimento.. Com isso, pode fechar seus olhos quando acabar sua
carreira e abri-los no céu: .Deus, através de mim, manifestou em
todo lugar a fragrância de seu conhecimento..
Sigam, pois, as
palavras do meu texto, que vou expor dividindo-o em três partes.
Nossa primeira observação será que, ainda que o Evangelho seja
uma .boa fragrância” em todo lugar, produz, contudo, efeitos
diferentes em pessoas diferentes: .Para estes somos cheiros de morte, para
aqueles fragrância de vida.. Nossa segunda observação será que os ministros
do Evangelho não são responsáveis pelo seu sucesso, porque está
escrito: .Para Deus somos fragrância do seu conhecimento entre os que estão
sendo salvos e os que estão perecendo.. E em terceiro lugar, a carga do
ministro do Evangelho não é leve, o seu dever é muito pesado. O
Apóstolo mesmo disse, .e para estas coisas quem é idôneo?..
I. Nossa primeira
observação é que O EVANGELHO PRODUZ EFEITOS
DIFERENTES. Pode parecer incrível, mas é estranhamente certo que há
poucas coisas boas no mundo das que não se desprendam algum mal.
Observemos como brilha o sol, seus raios amolecem a cera e endurecem a
argila; no trópico fazem com que a vegetação seja extremamente
exuberante, e que amadureçam os mais ricos e escolhidos frutos
e se deem as flores mais belas, mas quem não sabe que naqueles
lugares prosperam os piores repteis e as mais venenosas serpentes da
terra?
Assim acontece
com o Evangelho. Embora seja o sol da justiça ara o mundo,
ainda que seja o melhor presente de Deus e nada pode ser comparado a
imensidão dos benefícios que concede a raça humana, apesar de tudo,
devemos confessar que, às vezes, é .cheiro de morte para morte.. Mas
não devemos culpar disso o Evangelho; a culpa não é da verdade de
Deus, mas daqueles que não aceitam recebê-la. É .cheiro de vida para
vida. para todo aquele que a ouve com um coração aberto para recebê-la. E
é somente .morte para morte”, para o homem que odeia a verdade,
que a difama, que zomba dela, e tenta opor-se ao seu avanço. Em
primeiro lugar, pois, vamos falar desse caráter.
1. O Evangelho é
para alguns homens, "cheiro de morte para morte.. Agora,
isto depende em grande parte do que é o Evangelho; porque há algumas
coisas chamadas "Evangelho", que são "cheiro de morte para
morte" para todos aqueles que as ouvem. O pregador John Berridge dizia
que pregou a moralidade até que não houvesse um só homem moral;
porque o modo mais seguro de prejudicar a moralidade é a pregação
legalista. A pregação das boas obras e a exortação aos homens à
santidade como meio de salvação são muito admiradas na teoria, mas na
prática se demonstram, não somente que são ineficazes, mas, e isso é o
pior, que às vezes se convertem em .cheiro de morte para morte..
Assim tem sido
comprovado; e creio que mesmo o grande Chalmers
confessou que durante anos e anos antes de conhecer ao Senhor, não
pregou outra coisa a não ser moralidade e preceitos, mas nunca viu a
nenhum beberrão convertido pelo mero feito de lhe mostrar os males da
embriaguez. Nem viu a nenhum blasfemo que deixasse de blasfemar porque
lhe dissera quão odioso era seu pecado. Quando começou a pregar
o amor de Jesus, quando pregou o Evangelho como é em Cristo, em
toda sua claridade, plenitude e poder, e a doutrina que .pela graça somos
salvos por meio da fé; e isto não vem de nós, pois é dom de Deus. foi
quando conheceu o sucesso. Quando pregou a salvação pela fé,
multidões de beberrões jogaram fora seus copos e os blasfemos
freiaram suas línguas, os ladrões se fizeram honrados, e os injustos e ímpios
se inclinaram para o cetro de Jesus.
Mas devem
reconhecer como lhes disse antes, que ainda que o Evangelho produza
geralmente o melhor dos efeitos em quase todos aqueles que o
ouvem, seja afastando-os do pecado ou fazendo-lhes abraçar a Cristo,
e isto é, contudo, um feito grande e solene, e sobre o qual dificilmente
sei como falar nesta manhã que, para muitos homens, a pregação do
Evangelho de Cristo é .morte para morte., e ao invés de produzir bem
produz mal. E o primeiro
sentido é o seguinte: Muitos homens se endurecem em seus pecados ao
ouvirem o Evangelho. Oh, que verdade mais terrível e solene é que,
de todos os pecadores, alguns pecadores do santuário são os piores.
Aqueles que podem mergulhar no pecado, e tem consciência mais
tranquila e o coração mais duro, se encontram na própria casa de
Deus. Eu sei bem que um ministro fiel servirá de estímulo aos
homens, e as advertências severas de um Boanerges muitas vezes lhes
fazem estremecer. Igualmente, estou consciente que a Palavra de Deus
faz as vezes que seu sangue se coagule em suas veias; mas sei também –
porque os tenho visto – que há muitos que convertem a graça de Deus
em libertinagem, e até mesmo fazem da verdade de Deus um pretexto
para o diabo, e profanam a graça de Deus para justificar seu
pecado. A tais homens eu encontrei entre aqueles que ouvem as
doutrinas da graça em toda sua plenitude. São os que afirmam: .Sou
eleito, por isso posso blasfemar, sou um dos que foram escolhidos por
Deus antes da fundação do mundo, assim posso viver da maneira que quiser..
Tenho visto um
homem que, em cima de uma mesa de bar e segurando uma
garrafa em sua mão, dizia: .Companheiros! Eu posso fazer e dizer
mais que qualquer de vocês, eu sou um desses que estão redimidos pelo
precioso sangue de Jesus.; e em seguida bebeu sua garrafa de
cerveja e começou a cantar diante dos demais, enquanto cantava canções
vis e blasfemas. Aqui está um homem para quem o Evangelho é
.cheiro de morte para morte.. Ouve a verdade, mas a perverte; toma
aquilo que está posto por Deus para o seu bem e o utiliza para
suicidar-se. A faca que foi lhe dada para abrir os segredos do Evangelho,
volta-se contra seu próprio coração. A mais pura de todas as verdades
e a mais elevada de todas as moralidades é convertida para
encobrir seus vícios, e faz dela um andaime que o ajuda
a construir o
edifício de suas maldades e pecados.
Há alguém aqui
como esse homem, que gosta de ouvir o Evangelho, como
vocês o chamam, e não obstante viva impuramente? Que podem dizer
que são filhos de Deus, e apesar disso se comportam como vassalos que
servem a Satanás? Saibam bem que vocês são mentirosos e
hipócritas, porque a verdade não está de maneira alguma em vocês.
.Qualquer que é nascido de Deus, não peca.. Aos eleitos de Deus não lhes
permitirá cair permanentemente em pecado; eles nunca. converterão a
graça de Deus em libertinagem., mas em tudo o que depende deles, se
esforçarão para permanecerem perto de Jesus. Tenham isto por
seguro: .Pelos seus frutos os conhecereis.. .Assim também, toda
árvore boa dá bons frutos, mas a árvore podre dá maus frutos. A árvore
boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons..
No entanto, essas pessoas estão continuamente pervertendo o
Evangelho em maldade. Pecam com arrogância pelo mero feito de ouvirem
o que eles consideram serem desculpas para seus vícios. Não encontro
outra coisa debaixo do céu, que possa extraviar tanto os homens,
como um Evangelho distorcido. Uma verdade distorcidada é,
geralmente, pior que uma doutrina que todos sabem ser falsa. Igual que
o fogo, um dos elementos mais úteis pode causar o mais intenso
incêndio, assim é o Evangelho, que é o melhor que possuímos, pode
converter-se na mais vil das causas. Este é um sentido na qual o
Evangelho é .cheiro de morte para morte..
ii. Mas há algo
mais. É um feito que o Evangelho de Jesus Cristo aumentará a
condenaçãode alguns homens no dia do juízo final. De novo me espanto ao
dizer, porque é um pensamento extremamente horrível para aventurar-se
a falar dele; que o Evangelho de Cristo vai fazer do Inferno para
alguns homens um lugar ainda mais terrível do que poderia ter sido.
Todos os homens seriam lançados no inferno se não fosse o Evangelho.
A graça de Deus irá redimir .uma grande multidão, da qual não se
pode contar.; guardará um exército incontável que será salvo pelo Senhor
com salvação eterna; mas, ao mesmo tempo, aqueles que a rejeitam
lhes fará mais terrível a condenação. E aqui está o porquê: Primeiramente,
porque os homens pecam contra uma luz superior, e a luz que
possuímos é uma excelente medida para nossa culpa. O que um nômade pode
fazer sem que para ele seja delito, para mim pode ser o maior dos
pecados, pois estou melhor instruído; e o que alguém pode fazer em Londres
com impunidade – me refiro a um pecado contra Deus que não seja
excessivamente grande – poderia me parecer a maior das transgressões,
porque desde minha juventude fui instruído na piedade. O Evangelho vem
sobre os homems como a luz do céu. Que errante deve andar o que
se extravia na luz! Se o cego cai em uma vala, podemos nos
compadecer, mas se um homem com a luz em seus olhos se joga do
precipício e perde sua alma, não é impossível a compaixão?
"Como
merecem o inferno mais profundo Aqueles que
menosprezam os gozos do céu! Que cadeias de
vingança deverão sentir Os que burlam do
amor soberano!"
Repito-lhes que a
condenação de todos vocês aumentará, a menos que encontrem a
Jesucristo o Salvador; porque ter a luz e não haver andado por meio dela
será a essência mesma da condenação. Este será o vírus da culpa: .que a
luz vem ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz,
porque suas obras eram más.” A condenação de
vocês será também maior se vocês se opõem ao Evangelho. Se
Deus tem um plano de misericórdia e o homem se levanta contra
Ele, não será grande o seu pecado? Não foi imensa a culpa que caiu
sobre homens como Pilatos, Herodes e os judeus? Oh! Quem pode
imaginar a condenação daqueles que gritaram: .Crucifica-o! Crucifica-o!. E
que lugar do fogo do inferno arderá com força suficiente para o homem que
difama o ministro de Deus, para o que fala mal do seu povo, que
odeia a verdade, e que, se pudesse, apagaria da terra todo rastro de
piedade? Queira Deus ajudar o blasfemo e ao infiel! Deus salve suas almas,
se me dessem a escolher entre todos os homens, jamais escolheria
ser como um desses. Vocês pensam,
senhores, que Deus não levará em conta o que os homens dizem: Um
maldisse a Cristo, chamando-o de charlatão. Outro declarou –
sabendo que mentia – que o Evangelho é falso. Um terceiro tem proclamado
suas máximas licenciosas, e depois apontou à palavra de Deus dizendo:
.Há coisas piores nela!. E outro tem insultado os ministros de Deus
ridicularizando suas imperfeições. Creem que Deus esquecerá de tudo
isso no último dia? Quando seus inimigos se apresentem diante
Dele, Ele os tomará pela mão e dirá: .Outro dia
chamaste meu
servo de cão, e guspiste sobre ele, e por isso pensa que te darei o céu?.
Não; se o pecado não foi lavado pelo sangue de Cristo, dirás: .Vá
embora, maldito, ao inferno de que zombava!; abandona o céu que você desprezava,
e aprenda que, mesmo que você disse que não havia Deus, esta
destra te ensinará enternamente a lição que há sim um Deus, porque
aquele que não me descobriu por minhas obras de benevolência,
saberá de mim por meus feitos de vingança; assim pois te digo: Aparta-te!.
Aqueles que tem se oposto a verdade de Deus, o castigo lhes será
aumentado. Agora, não é esta uma visão solene de que
o Evangelho é
para muitos .cheiro de morte para morte.?
iii.
Consideraremos ainda outro sentido. Creio que o Evangelho faz alguns seres
deste mundo mais desgraçados do que pudessem ter sido. O bêbado poderia
beber e se alegrar em sua embriaguez com maior alegria, se não
ouvisse: “Todos os bêbados têm a sua parte será no lago que arde com fogo
e enxofre." Quão jovialmente o transgressor do Domingo excitaria
durante todo o dia se a Bíblia não dissesse: .Lembrate do dia de sábado
para o santificar!. E quão felizmente poderia lançarse em sua carreira
louca o libertino e o licencioso se não estivesse dito: .E aos homens
está ordenando morrer uma vez, e depois vem o juízo!. Mas a verdade
coloca amargura em suas copas; os avisos de Deus congela a
corrente de sua alma. O Evangelho é como o esqueleto na festa egípcia:
ainda que durante o dia riem dele, pela noite tremem como folhas de
álamo branco, e quando as sombras do entardecer caem sobre eles, se
estremecem ao menor sussurro. Diante do pensamento de sua condição
futura, sua alegria se torna em tristeza, e a imortalidade, ao invés de ser
um presente para ele, é , só de pensar nisso, o tormento de sua
existência. As doces palavras de amor da misericórdia não são para eles mais
harmoniosas que o estrondo do trovão, pois sabem que a menosprezam. Sim,
tenho conhecido alguns que foram tão desagraciados por
causa do Evangelho, recusando-se a abandonar seus pecados, estando
a ponto de se suicidarem. Oh! Que pensamento terrível! O
Evangelho é .cheiro de morte para morte” para quantos que estão aqui hoje
assim? Quem está ouvindo agora a palavra de Deus para ser
condenado por ela? Quem sairá daqui para ser endurecido pela voz da verdade?
Assim será para todo homem que não crê nela; porque para aqueles que
a recebem é .cheiro de vida para vida., mas para os incrédulos é uma
maldição, e .cheiro de morte para morte.”
2. Mas, bendito
seja Deus, o Evangelho tem um segundo poder. Além de ser
.morte para morte., é .cheiro de vida para vida” Ah meus irmãos, alguns de
nós, poderíamos falar, se isso nos foi entregue esta manhã, do
Evangelho de .cheiro de vida. para nós. Olhemos novamente
para trás,
naquela hora em que estávamos .mortos em delitos e pecados.. Em vão
todos os trovões do Sinai, em vão os avisos dos atalaias:
dormíamos num sono moral de nossas culpas, e nem um anjo poderia nos
despertar. E contemplemos também, com alegria, aquela
hora em que
entramos pela primeira vez dentro dos muros de um santuário e, para
nossa salvação, ouvimos a voz da misericórdia. Com alguns de
vocês isso ocorreu a poucas semanas. Eu sei onde estão e quem são;
faz poucas semanas ou alguns meses, tambem vocês estavam longe de
Deus, mas tem sido levados a amá-lo. Lembre meu irmão cristão,
aquele momento em que o Evangelho foi para você .cheiro de vida., quando
o separou dos seus pecados, renunciou a suas concupisciências,
e se voltando para Palavra de Deus, a recebeu de todo o coração. Ah,
aquela hora, a mais doce de todas! Nada pode se comparar a ela.
Conheci uma pessoa que durante quarenta ou cinquenta anos
havia permanecido completamente surda; uma manhã,sentada na porta
de sua casa, enquanto passavam alguns veículos diante dela, creu
ter ouvido uma música melodiosa. Não era música, era somente o
ruído das carruagens. Seu ouvido se abriu repentinamente, e
aquele som comum lhe pareceu como música celestial, porque
era a primeira vez que ouvia em tantos anos. De forma semelhante, a
primeira vez que nossos ouvidos se abriram para ouvir as palavras de amor,
a segurança de nosso perdão, ouvimos a palavra como nunca
havíamos ouvido antes até então; nunca nos pareceu tão doce, e talvez,
ainda sobre estes momentos, olhamos para trás e dizemos:
"Que horas de paz eu desfrutei, então! Quão doce é sua memória, todavia!" Quando pela primeira vez foi .cheiro de vida. para nossas almas. Assim, pois, meus amados, se alguma vez foi .cheiro de vida., sempre o será; porque não está escrito que seja cheiro de vida para morte, mas .cheiro de vida para vida.. Ao chegar a este ponto, devo dirigir outro golpe aos
meus antagonistas
os arminianos; não posso remediá-lo. Eles argumentam que,
às vezes, o Evangelho é cheiro de vida para morte. Dizem-nos que um
homem pode receber vida espiritual, e não obstante, morrer eternamente;
quer dizer, pode ser perdoado e, depois, castigado; pode ser
justificado de todo pecado, e, no entanto, suas transgressões podem ser
carregadas de novo sobre suas costas. Dizem que um homem pode ter
nascido de Deus, e não obstante morrer, pode ser amado por Deus, e
apesar disso, Deus pode odiá-lo amanhã. Oh! Não posso
suportar o falar de tais doutrinas cheias de mentiras; que
creiam nelas os que querem. Pois a meu respeito, creio tão profundamente
no amor imutável de Jesus, que suponho se um crente estivesse
no inferno, o mesmo Cristo não estaria muito tempo no céu sem gritar:
.Ao resgate! Ao resgate!. Oh, se Jesus Cristo estivesse na glória e de
sua coroa faltasse uma de suas pedras preciosas, qual Satánas a
possuisse no inferno, este diria: .Olhe, Príncipe da luz e da glória, tenho em
meu poder uma de suas joias!. E segurando-lhe no alto, gritaria:.
Você deu a sua vida por este homem, mas não tem poder suficiente para
salvar a si mesmo; Você o amou uma vez, mas onde está seu amor? De nada
lhe serve porque depois você o odiou!. E como riria malevolamente
daquele herdeiro do céu, dizendo: .Este homem foi redimido; Jesus
Cristo o comprou com seu sangue.. E o jogando nas profundezas do
inferno com grandes gargalhadas diria: .Toma redimido.! Olhe
como posso roubar o Filho de Deus!.. E com alegria maligna
continuaria repetindo: .Este homem foi perdoado, contemplem a justiça de
Deus! É castigado depois de haver recebido perdão. Cristo sofreu por seus
pecados e, não obstante, eu o possuo; porque Deus o tem castigado
duas vezes!. Vocês creem que se poderá dizer isso alguma vez? Ah! Não. É
.cheiro de vida para vida. e, não cheiro de morte para morte.
Sigam com esse
evangelho indigino; preguem onde queiram; mas meu Senhor disse:
.Eu dou as minhas ovelhas a vida eterna.. Vocês dão as suas ovelhas
vida temporal, e elas a perdem, mas Jesus disse: .Eu lhes dou a VIDA
ETERNA, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha
mão.. Quando falo deste tema, geralmente fico cheio de fervor, porque
creio que há poucas doutrinas tão importantes como da perseverança
dos santos; porque se um dos filhos de Deus vier a perecer, ou se
soubesse que isso pudesse acontecesser , chegaria a conclusão
imediata que eu poderia ser um deles, e suponho que a cada um de vocês
passaria o mesmo, e neste caso, onde estão a alegria e a felicidade do
Evangelho? De novo repito
que o evangelho arminiano é uma concha sem conteúdo; uma árvore
sem fruto; que permaneçam com ele aqueles que lhe agrada. Não
discutiremos com eles. Deixem que continue pregando. Deixem que sigam
dizendo aos pobres pecadores que, se creem em Jesus, serão
condenados depois de tudo; que Jesus Cristo os perdoará e que, apesar
disso, o Pai os enviará para o inferno. Sigam pregando o Evangelho de
vocês, porque quem o escutará? E se alguém der ouvidos, lhe serve de algo
ouvi-lo? Digo-lhes que não, porque se depois de me converter, estou
no mesmo lugar onde me converti, de nada me serve ter sido
convertido. Mas aqueles a quem Ele ama, os ama até o fim.
"Uma vez em
Cristo, nEle para sempre; Nada poderá me
separar de Seu amor."
É "cheiro de
vida para vida." Não somente "vida para vida" nesse mundo, mas
"vida para vida" eternamente. Todo o que possua a vida, receberá a
vindoura: .graça e glória de Jeová. Não deixará de fazer o bem aqueles que
andam em integridade.. Me vejo obrigado a deixar esse ponto, mas se meu
Senhor o toma em suas mãos e fizer destas palavras .cheiro de vida
para vida. nessa manhã, me alegrarei de tê-las pronunciado.
II. Nossa segunda
afirmação é que O MINISTRO NÃO É RESPONSÁVEL POR
SEUS ÉXITOS. É responsável do que prega e de su vida e ações, mas
não é responsável das demais coisas. Se eu prego a Palavra de Deus,
mas nenhuma alma se salve, o Rei me dirá apesar de tudo: “Bem está,
servo bom e fiel!. Se não deixo de pregar, e ninguém quer escutar, Ele
dirá: .Você lutou o bom combate, recebe tua coroa”. Ouçam as palavras
do texto: .Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que
se salvam e nos que se perdem.. Isto será visto
claramento se lhes digo como o ministro do Evangelho é
nomeado na Bíblia. Às vezes é chamado embaixador. Agora, qual é a
responsabilidade do embaixador? É enviado a um país como um agente
diplomático, leva os termos de paz em conferências, usa todo seu talento para
servir ao seu senhor, intenta demonstrar que a guerra vai contra os
interesses de difirentes países, se esforça para promover a paz, mas os
outros reis a rejeitam com arrogância. Quando retorna para seu país, seu
senhor lhe pergunta: .Por que não promovestes a paz?. .Porque.,
contesta o embaixador, .lhes expus as condições e não quiseram
ouvi-las.. .Bem., dirá aquele, .cumpristes o teu dever, não vou lhe culpar se
a guerra continua..
Em outras partes,
o ministro do Evangelho é um pescador. Como é natural, um
pescador não é responsável pela quantidade de peixes que pesca, mas
sim pela maneira como pesca. Isto é uma benção para alguns ministros,
porque nunca pescaram nada, e nem sequer atrairam algum peixe
próximo de suas redes. Passam todas suas vidas pescando com ganchos
elegantes e anzóis de ouro e prata, sempre utilizaram frases elaboradas
e belas, mas apesar de tudo o peixe não mordeu a isca, mas nós,
que somos de uma classe mais rude temos colocado o anzol na boca de
muitas centenas. Não obstante, se armamos a rede do Evangelho no local
apropriado, ainda que não pesquemos nada, o Senhor não achará
em nós falta alguma. Nos perguntará: .Pescador, cumpriste teu
trabalho? Lançastes a rede ao mar em tempos de tormenta?. .Sim,
meu Senhor, assim o fiz.. .E o que tens pescado?. Somente um ou
dois peixes.. .Bem, poderia ter-lhe mandado multidões se assim fosse a
minha vontade, a culpa não é sua. Em minha soberania, dou ou
nego segundo minha boa vontade, mas no que diz respeito a você,
tem feito um bom trabalho, por isso aqui está sua recompensa..
Algumas vezes o
ministro é chamado de semeador. E nenhum agricultor faz o
semeador ser responsável pela colheita, toda sua responsabilidade
consiste em semear e em semar a semente adequada. Se a planta em
boa terra então é bem-aventurado, mas se cai no meio do caminho e as
aves do céu a comem, quem culpará o semeador? Poderia
prevenir-se? Não, ele cumpriu com seu dever, espalhou as sementes
amplamente e ali as deixou. De quem é a culpa? Do semeador, é claro
que não. Desta forma, meus amados, se um ministro for para o céu
somente com um punhado sobre seus ombros, seu Senhor lhe dirá:
.Segador, uma vez fostes semeador.! Onde recolhestes teu fruto?
.Senhor, eu semeei sobre a rocha, e não cresceu, somente um grão numa
manhã de domingo foi levado pelo o vento de um lado para o outro, até
que caiu em um coração preparado. E este é meu único fruto.
.Aleluia!., ressoaram os seres angelicais, .um fruto entre as rochas é para
Deus mais valiosa do que milhares em uma boa terra, e este semador
sentará tão perto do trono quanto aquele que vem inclinado com
seus muitos frutos, provenientes de uma terra fértil.. Creio que, se há
graus na glória, não será proporcional ao nosso sucesso, mas a
qualidade de nossos esforços. Se procedemos
corretamente, e se com todo nosso coração nos esforçamos para
cumprir com nossos deveres de ministros, ainda que não vejamos
jamais nenhum resultado, receberemos a coroa. Mas quanto mais feliz
é o homem de quem se dirá no céu: .Brilha eternamente,
porque foi sábio e ganhastes muitas almas para a justiça.. Sempre tem sido
para mim a maior alegria crer que quando entrar no céu,contemplarei
em dias futuros suas portas abertas, e por elas verei entrar um
querubim voando que, olhando para minha face, passará sorridente diante
do trono de Deus, e depois de haver se inclinado diante Dele, e
uma vez prestada a homenagem e adoração, virá apertar minha mão, ainda
que não nos conheçamos, e se haverão lágrimas no céu, então,
chorarei ao ouvi-lo dizer: .Irmão, dos teus lábios ouvi a palavra, tua voz
me admoestou pela primeira vez do meu pecado, e eisme aqui contigo, o
instrumento da minha salvação.. E enquanto as portas
permanecerem abertas, uma após outras almas redimidas chegarão, e por
cada uma dessas, uma estrela, uma joia preciosa na coroa da glória,
por cada uma delas outra honra e outra nota no hino de louvor. .Bem
aventurados os que morrem no Senhor, sim, disse o Espírito, pois
suas obras os seguem”.
O que será de
alguns bons cristãos, dos que estão aqui no Exeter Hall nesse
momento, se o valor das coroas no céu se mede pelo número de almas que
tenham salvado? Alguns de vocês possuirão uma coroa no céu sem nenhuma
estrela. Há pouco tempo li algo a respeito: Um homem no céu com
uma coroa sem nenhuma estrela. Não salvou nem um sequer!
Desfrutava no céu de felicidade completa porque havia sido salvo pela
Misericórdia divina, mas, oh! Estar no céu sem nenhuma estrela! Mãe, o
que você diria se estivesse no céu sem alguns de teus filhos para
decorar seus templos com uma estrela? Ministro! Que diria, sendo um orador
refinado, que não possui uma estrela sequer? Escritor!
Pareceria-te bem ter escrito tão gloriasamente como Milton, e então se
encontrar no céu sem nenhuma estrela? Temo que prestamos muito pouca
atenção a isso. Os homens escrevem enormes livros e tomos, para
vê-los um dia em bibliotecas, e para que seus nomes sejam famosos para
sempre. Mas quão poucos se preocupam de ganhar estrelas no céu!
Esforça-te, filho de Deus, esforça-te, porque se desejas servir a Deus, o
pão que se lança sobre as águas não se perderá para sempre. Se
jogares a semente entre as patas do boi ou asno, obterá uma colheita
gloriosa no dia em que Ele venha reunir seus escolhidos. O ministro não é
responsável por seu êxito.
III. E em último
lugar, PREGAR O EVANGELHO É UMA TAREFA ELEVADA E SOLENE.
O ministério tem sido frequentemente rebaixado a uma profissão.
Nestes dias se faz ministros de homens que foram bons capitães do
mar, ou serviram muito bem para estar atrás de um mostrador, mas
que nunca estiveram preparados para o púlpito. São escolhidos pelos
homens, sobrecarregados de literatura, educados até certo nível,
vestidos adequadamente, e o mundo lhes chama ministros. Desejo que Deus
lhes faça triunfar, porque como dizia Joseph Irons: Deus esteja com
muitos deles, ainda que seja somente para reprimirlhes a língua.. Os
ministros feitos por homens não possuem utilidade nesse mundo, e
quanto antes nos livrarmos deles, melhor. Aqui está sua maneira de
proceder: preparam seus manuscritos detalhadamente, os leem no
domingo com a maior doçura, em voz baixa e desta forma o povo fica
satisfeito. Mas esse não é modo de pregar de Deus. Se assim fosse, me sinto
capaz de pregar para sempre. Posso comprar sermões manuscritos por
alguns centavos, quer dizer, que já foram pregados cerca de
cinquenta vezes, e se os utilizo pela primeira vez valem um pouco mais. Mas
essa não é a maneira. Pregar a Palavra de Deus não é como alguns
creem, um simples jogo de crianças, um negócio ou profissão que
qualquer um pode exercer. Um homem deve sentir, em primeiro lugar,
que têm um chamado solene; depois, deve saber que realmente possuí
o Espírito de Deus e que quando fala existe uma influência sobre
ele que o capacita para pregar como Deus quer que ele pregue. De outra
forma deve abandonar o púlpito imediatamente, porque não tem
nenhum direito de estar nele ainda que a igreja seja sua propriedade.
Não foi chamado para anunciar a verdade de Deus, e Deus lhe disse:
.O que você tem para falar das minhas leis.? Mas vocês dizem:
.Que dificuldade existe na pregação do Evangelho de
Deus?. Bem, deve ser algo duro, porque Paulo disse: .E para estas
coisas, quem é suficiente?. Primeiro, antes de tudo, deixe-me dizer que é
difícil, porque assim é feito para que não distorçam por preconceitos
próprios a pregação da Palavra. Quando se tem de falar com severidade, o
coração nos diz: .Não o faças. Se falar desta maneira julgarás a ti
mesmo”; e então existe a tentação de não fazê-lo. Outra prova é que
tememos desagradar o membro rico de nossa congregação. Desta forma,
pensamos: .Se digo isto e outro, fulano e ciclano se ofenderão; aquele
outro não aprova esta doutrina, será melhor eu abandoná-la..
Talvez suceda que recebamos o aplauso das multidões e não queremos
dizer nada desagrável, porque se hoje gritam: .Hosana., amanhã gritarão:
.Crucifica-o! Crucifica-o!.. Todas estas coisas se passam no coração
de um ministro. Ele é um homem como vocês, e possui
sentimentos. Também, está apontada nele a faca aguda da
critíca e as
setas daqueles que odeiam o ministro e seu Senhor, e, às vezes, não pode
evitar sentir a ferida. Possivelmente colocará sua armadura e
gritará: .Não me importam as critícas de vocês., mas houve épocas em que os
arqueiros afligiram penosamente até mesmo José. Então se encontra
outro perigo, o de querer defender-se, porque quem procede assim
comete uma grande loucura. O que deixe seus críticos sozinhos e, como
à águia, que não faz caso do cantarolar do pardal ou o leão que não se
molesta em sufocar o gemido do chacal, é um homem e será honrado. Mas
o perigo está em que queiramos deixar estabelecida nossa reputação
de justos. E, oh! Quem é suficiente para digir o navio livrando-se
destas rochas perigosas? “Para estas coisas., meus irmãos, .quem é
suficiente?. Para levantar-se e anunciar, domingo após domingo e dia
após dia, “as insondáveis riquezas de Cristo..
Ao chegar a este
ponto, e para terminar, farei a seguinte conclusão, se o
Evangelho é .cheiro de vida para vida., e a labuta do ministro é um
trabalho solene, quanto bem fará para todos os amantes da verdade orar
por todos aqueles que a pregam, para que sejam .suficientes para
estas coisas.. Perder minha devocional, como tenho lhes dito muitas
vezes, é a pior coisa que pode me acontecer. Não ter ninguém que ore
por mim me colocaria numa situação terrível. .Talvez., disse um bom
poeta, .o dia em que o mundo perecer será aquele em que não está
embelezado com uma oração.; e talvez, o dia em que o ministro se
apartou da verdade foi aquele que sua congregação deixou de orar por ele,
e quando não se elevou uma só voz suplicando graça a seu favor. Estou
seguro de que assim deve suceder comigo. Dê-me o numeroso exército
de homens que tive o orgulho e a glória de ver em minha casa antes
de vir para este local; dê-me aquela gente dedicada à oração, que nas
tardes da segunda-feira se reúnem em grandes multidões para
pedir a Deus que derrame sua benção sobre eles, e venceremos até o
mesmo inferno apesar de toda a oposição. Nossos perigos não são
nada, se temos orações. Porque ainda que aumente minha
congregação; ainda que se formem gente nobre e educada; e ainda que eu
possua influencia e entendimento, se não tenho uma igreja que ore
tudo me sairá mal. Meus irmãos! Perderei alguma vez suas orações?
Cessarão alguma vez suas súplicas? Nosso trabalho nesse grande
lugar está quase terminado, e felizmente voltaremos ao nosso mui amado
santuário. Cessarão então, por acaso, vossas orações? Temo que
esta manhã não pronuninciaram tantas petições como deveriam;
temo que não houve uma devoção tão ardente como seria necessária.
Eu não senti o poder maravilhoso que experimento algumas vezes.
Não os culpo por isso, mas não quero nunca que se diga: .Aquele
povo que foi tão fervoroso, se tornou frio.. Não deixem que a frieza penetre
em Sothwark, se há de estar em alguma parte, que seja bem longe daqui,
no Fim do Leste; não a levemos com nós. Contendamos
eficazemente pela fé que uma vez foi dada aos santos.; e sabendo dos
perigos em que se encontra o portador do estandarte, suplico que se
reúnam ao seu redor, porque fará males no exército.
"Se o
porta-bandeira cai, como bem pode cair. Porque tudo é de
se esperar, nessa luta mortal". Levantem-se
amigos! Empunhem o estandarte e mantenham-o no alto até que chegue o
dia que nos encontraremos no último baluarte conquistado dos
dominios do infeerno, e todos cantem: "Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia!
Porque reina o Senhor nosso Deus Todo-poderoso!" Até lá, continuemos
lutando.
FONTE: Traduzido de
http://www.spurgeon.com.mx/sermon26.html
Todo direito de
tradução protegido por lei internacional de domínio público e com autorização
de Allan Roman.
Sermão nº 26 — Volume 1 do The New Park Street Pulpit,
Tradução: César
Augusto Vargas Américo
Revisão: Armando
Marcos
Projeto Spurgeon
- Proclamando a Cristo crucificado.
Projeto de
tradução de sermões, devocionais e livros do pregador batista reformado Charles Haddon Spurgeon (1834-1892) para glória de Deus em Cristo Jesus,
pelo poder do Espírito Santo, para edificação da Igreja e salvação e conversão de
incrédulos de seus pecados.
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