Pular para o conteúdo principal

A trajetória descendente de Paulo.

Paulo refere-se a ele mesmo inúmeras vezes como um exemplo a ser “imitado” quando se trata de crescimento espiritual e maturidade (1 Co 4.16, 11.1; Fp 3.17, 4.19; 1 Ts 1.16; e 2 Ts 3.7, 9). O que vemos quando olhamos para Paulo como um exemplo? Ele faz três significantes declarações sobre ele mesmo durante seus anos no ministério que são elementos úteis da visão dele de crescimento espiritual.
O menor dos Apóstolos 

No início do ministério de Paulo, durante três viagens missionárias, ele escreveu seis importantes epístolas: Gálatas, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Coríntios, e Romanos. Em uma delas, Paulo faz uma declaração muito humilde sobre si mesmo – “Pois sou o menor dos apóstolos e nem sequer mereço ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus” (1 Co. 15.9). Paulo não se coloca em pé de igualdade com os outros apóstolos, como se fosse igual a eles. Em vez disso ele se denomina como “o menor dos apóstolos.” Vale a pena perceber essa dose significativa de humildade.

O Menor de Todos os Santos 

Caminhando para o meio de seu ministério, durante a sua primeira prisão em Roma, Paulo escreveu Filipenses, Colossenses, Filemom, e Efésios. Em Efésios 3.8, sua humildade se aprofunda – “Embora eu seja o menor dos menores de todos os santos”. Paulo passa de “menor dos apóstolos” a “menor de todos os santos”. O que está acontecendo aqui? 

O Pior dos Pecadores 

No final de seu ministério e durante a sua segunda prisão em Roma, Paulo escreveu Tito e 1 e 2 Timóteo. No início de sua primeira carta a Timóteo, Paulo escreve: “Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.” (1 Tm 1.15). Em algumas traduções diz “o principal dos pecadores”. Paulo soa como um fracasso espiritual, como se estivesse regredindo, e não progredindo, espiritualmente. 

A trajetória de Paulo 

Você vê a trajetória conforme Paulo amadurece na fé? Isso é o que acontece quando você se gloria apenas em Cristo. Sua fraqueza se torna mais evidente. Você não consegue deixar de engrandecer a Cristo e diminuir a si mesmo. Isso é maturidade de acordo com Paulo – se gloriar apenas na graça de Cristo e na nossa própria fraqueza. 

O verdadeiro crescimento espiritual 

Paulo não está usando essa hipérbole de auto depreciação apenas como um dispositivo de ensino. Cada uma das três afirmações sobre si mesmo é cercada de referências à cruz (1 Co 15.3-4; Ef 3.7-8; e 1 Tm 1.15) e graça ou misericórdia ( 1 Co 15.10; Ef. 3.2,7; e 1 Tm 1.13-14, 16). Para ele, crescimento espiritual é perceber o tanto que ele é dependente da cruz de Cristo e da misericórdia; não é chegar a um ponto em que ele precisa menos da cruz e da misericórdia. Paulo vê a si mesmo diminuindo e a sua dependência na cruz de Cristo e em sua misericórdia aumentando. Como você trata de maturidade espiritual? Imitando o exemplo de Paulo, haverá mais para falar sobre a profundidade e o alcance da misericórdia de Deus, e menos de sua autoconfiança, e sobre a fixação permanente à cruz de Cristo que garantiu a graça de Deus para você. 

Fonte: Juliano Fabricio via | Original aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sexo cristão: O cristão pode fazer sexo anal, oral, várias posições?

Quando a questão é Casamento ou Relacionamento Cristão, nada é fácil, por que estamos falando de duas pessoas que espiritualmente são 2, com pensamentos e atitudes diferentes. Estive lendo muito sobre o assunto e pensei em escrever, mas encontrei as respostas, que estariam na ponta da minha língua e deixo-vos abaixo, com prazer. SEXO ANAL E SEXO ORAL É PECADO? O QUE DIZ A BIBLIA?… AS DÚVIDAS QUE TODOS TÊM. As perguntas que geralmente eu recebo de 99% dos cristãos que atendo on-line e off-line são: “Pastor SEXO ANAL no casamento é pecado?”; “E SEXO ORAL podemos praticar?”; “Posso prática qualquer posição sexual?”. ANTES DE PROSEGUIR: Quero deixar bem claro aos amados irmãos em Cristo que, como pastor pentecostal, jamais serei a favor de liberalismos e libertinagens que existem no meio dos que se dizem evangélicos, mas que vivem fazendo o que querem. Estes não têm compromisso com a Seara, e com suas rebeldias desenfreadas, vivem em trevas, sem o conhe...

Ménage á trois, pode?

Somos casados, evangélicos e temos uma questão em que queremos sua opinião. Gostaríamos de saber a respeito da relação sexual a três consentida e entre quatro paredes. Tudo o que for de consentimento entre as duas partes é permitido? Partindo do principio de que tanto o homem quanto a mulher no relacionamento estejam dispostos a fazer e se sentem bem com isso, não há problema algum?

Site revela lista com o cachê cobrado por cantores gospel.

Circula pela internet uma lista com os valores de cachê cobrados para os cantores Gospel se apresentarem. Segundo o site O Fuxico Gospel o valor mais alto é pelo show do Diante do Trono, que chega a R$ 250 mil. Em seguida aparecem Aline Barros, André Valadão e Thalles Roberto, com R$ 60 mil. A publicação causou polêmica já que valores como este não são nada atrativos.