Pular para o conteúdo principal

Deus falando de Sua soberania.

Soberania é autoridade suprema, domínio. É a qualidade daquele que governa com poder absoluto. O soberano é aquele que está acima de qualquer controle, é absoluto, incontestável. 
O que o próprio Deus diz de Sua soberania nas Escrituras Sagradas?

Na Sua auto-revelação a Abrão, Deus se denomina Todo-Poderoso. Aquele que daria um filho a Abrão e a Sarai mesmo sendo eles velhos. “Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.” (Gn 17. 1)

Deus revela-se como dono dos fatos e autor atuante da história, pois a Sua vontade prevaleceria sobre a vontade dos egípcios e o povo de Israel seria libertado à força por Ele. “Saberão os egípcios que eu sou o SENHOR, quando estender eu a mão sobre o Egito e tirar do meio deles os filhos de Israel.” (Ex 7. 5)

Deus demonstra que age diretamente na história e requer para Si a autoria dos fatos. “Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.” (Ex 20. 2). E: “…Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu é que vos fiz subir do Egito e vos tirei da casa da servidão” (Jz 6. 08)

Deus se apresenta como o Soberano Deus. Aquele que toma as decisões a respeito da vida, aquele que determina e faz cumprir a Sua vontade. “Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão.” (Dt 32. 39)

Deus chama para Si o título de Criador supremo de todas as coisas. “Assim diz o SENHOR, que te redime, o mesmo que te formou desde o ventre materno: Eu sou o SENHOR, que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a terra” (Is 44. 24)

Deus chama para si o controle soberano dos elementos de Sua criação. “Pois eu sou o SENHOR, teu Deus, que agito o mar, de modo que bramem as suas ondas—o SENHOR dos Exércitos é o meu nome.” (Is 51. 15)

Deus testifica que Ele não tem limitações e nem dificuldades. “Eis que eu sou o SENHOR, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?” (Jr 32. 27)

Deus chama para si o direito irrevogável de fazer a Sua justiça. Um julgamento pleno e eficaz. assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu estendo a mão contra os filisteus, e eliminarei os queretitas, e farei perecer o resto da costa do mar. Tomarei deles grandes vinganças, com furiosas repreensões; e saberão que eu sou o SENHOR, quando eu tiver exercido a minha vingança contra eles.” (Ez 25. 16-17)

Deus determina o que para nós é futuro. O futuro para Ele é presente, pois Ele determina. Ele faz acontecer de acordo com Seus planos soberanos. “As cidades habitadas cairão em ruínas, e a terra se tornará em desolação; e sabereis que eu sou o SENHOR.” (Ez 12. 20)

Deus mostra que permite aquilo que é conforme Seus planos. Até o mal está debaixo de Sua mão soberana. “e permiti que eles se contaminassem com seus dons sacrificiais, como quando queimavam tudo o que abre a madre, para horrorizá-los, a fim de que soubessem que eu sou o SENHOR.” (Ez 20. 26)

Deus demonstra que está acima das autoridades da terra. Ele as governa, sejam boas ou sejam más. Ele as levanta e as destituí. “Levantarei os braços do rei da Babilônia, mas os braços de Faraó cairão; e saberão que eu sou o SENHOR, quando eu puser a minha espada na mão do rei da Babilônia e ele a estender contra a terra do Egito.” (Ez 30. 25)

Deus revela que nenhuma rebeldia prevalecerá perante Ele. “Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus.” (Rm 14. 11)

Deus fala muito mais de Sua soberania na Bíblia. Mais pararei por aqui. Quero finalizar mostrando qual deve ser a nossa atitude diante desse Deus soberano, que mesmo sendo tão poderoso, mantém a porta aberta entre nós e Ele:

“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre.” (Sl 111. 10)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sexo cristão: O cristão pode fazer sexo anal, oral, várias posições?

Quando a questão é Casamento ou Relacionamento Cristão, nada é fácil, por que estamos falando de duas pessoas que espiritualmente são 2, com pensamentos e atitudes diferentes. Estive lendo muito sobre o assunto e pensei em escrever, mas encontrei as respostas, que estariam na ponta da minha língua e deixo-vos abaixo, com prazer. SEXO ANAL E SEXO ORAL É PECADO? O QUE DIZ A BIBLIA?… AS DÚVIDAS QUE TODOS TÊM. As perguntas que geralmente eu recebo de 99% dos cristãos que atendo on-line e off-line são: “Pastor SEXO ANAL no casamento é pecado?”; “E SEXO ORAL podemos praticar?”; “Posso prática qualquer posição sexual?”. ANTES DE PROSEGUIR: Quero deixar bem claro aos amados irmãos em Cristo que, como pastor pentecostal, jamais serei a favor de liberalismos e libertinagens que existem no meio dos que se dizem evangélicos, mas que vivem fazendo o que querem. Estes não têm compromisso com a Seara, e com suas rebeldias desenfreadas, vivem em trevas, sem o conhe...

Ménage á trois, pode?

Somos casados, evangélicos e temos uma questão em que queremos sua opinião. Gostaríamos de saber a respeito da relação sexual a três consentida e entre quatro paredes. Tudo o que for de consentimento entre as duas partes é permitido? Partindo do principio de que tanto o homem quanto a mulher no relacionamento estejam dispostos a fazer e se sentem bem com isso, não há problema algum?

Site revela lista com o cachê cobrado por cantores gospel.

Circula pela internet uma lista com os valores de cachê cobrados para os cantores Gospel se apresentarem. Segundo o site O Fuxico Gospel o valor mais alto é pelo show do Diante do Trono, que chega a R$ 250 mil. Em seguida aparecem Aline Barros, André Valadão e Thalles Roberto, com R$ 60 mil. A publicação causou polêmica já que valores como este não são nada atrativos.