"Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado," (I Pe. 1 .18-19).
Introdução:
A palavra que me foi dada, diz respeito ao poder do sangue de Jesus, um conhecimento mais amplo e detalhado sobre o seu significado e representação. Tornou-se muito comum entre nós e acabou virando uma frase evangélica muito corriqueira, dizer que o SANGUE DE JESUS TEM PODER, mas afinal, qual o real significado do sangue de Jesus para nós cristãos. Na mensagem de hoje, nos iremos aprender juntos, eu e você, passo a passo, com base nas sagradas escrituras, o real significado do poder do sangue de Jesus.Ao mergulhar nesse oceano profundo que é a palavra de Deus, separei 10 (dez) verdades a serem analisadas sobre o valor, poder e representação do sangue de Jesus para nas nossas vidas.
10 (dez) verdades acerca do sangue de Jesus:
- Foi o valor do preço pago pelos nossos pecados;
O sangue de Cristo foi o valor pago a Deus em sacrifício pelos nossos pecados, o sangue de Deus em forma de homem, de valor incalculável, capaz de comprar a salvação de todos. O valor do sangue de Cristo não tem preço, é inestimável, pois foi com ele que a minha vida foi comprada. Você já parou pra pensar quanto vale a sua vida?"Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho, sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue." (At. 20.28)
- Representa a nova aliança entre Deus e o homem;
O Sangue de Cristo vertido na cruz do calvário é agora o sangue da nova aliança entre Deus e o homem, já que a velha aliança foi desfeita pela incapacidade do homem em cumprir a Lei Divina, os sacrifícios de animais já não eram mais agradáveis ao Senhor, Deus já não tinha mais prazer nesses sacrifícios, à purificação pelos pecados havia se tornado mais um cerimonial religioso, um ritual mecânico, o homem pecava e não se arrependia verdadeiramente em seu coração, seu sacrifício era vão, e pela lei do Senhor só pode haver remissão de pecados com derramamento de sangue, e o único sangue capaz de atender completamente a essa exigência foi o sangue de Cristo,"Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados." (Mt. 26.28)
- O sangue de Jesus justifica;
O sangue de Cristo tem o poder de justificar os nossos pecados, porque foi com ele que nos fomos comprados, pois só com derramamento de sangue é que pode haver a remissão da culpa, eu aprendo que o sangue de Cristo justifica, porque foi o sangue de Jesus, o Cordeiro de Deus oferecido em sacrifício pela humanidade me comprou, a minha culpa foi transferida pra Ele, eu fui justificado, inocentado, livre da minha dívida."Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira." (Rm. 5.9)
- O sangue de Jesus Purifica;
Eu aprendo que o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado, porque Jesus foi o sacrifício perfeito, puro, santo, justo, por isso seu sangue tem poder para purificar a minha vida e transformar meu pecado em perdão, porém existe uma condição necessária, temos que estar na luz, ou seja em comunhão com Deus para que o poder purificador do sangue de Cristo tenha efeito sobre as nossas vidas."Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado' (I Jo. 1.7)
- O sangue de Jesus santifica (separa);
O sangue de Jesus santifica, ou seja, ele nos separa, nos guarda, a palavra santificar que dizer separar, nos somos separados por Deus, o sangue de Cristo nos separa do pecado, nos separa da condenação, nos separa do mal e da morte. O exemplo mais rico sobre este assunto, nos vamos encontrar em Êxodo 12.23, quando Moises anunciou a 10ª praga a faraó, a dos primogênitos, o anjo destruidor enviado da parte de Deus veio por todo Egito para exterminar os primogênitos dos homens e animais, e só não tinha autoridade pra tocar nas casa que tivesse por sobre os umbrais das portas a marca do sangue, o qual Deus mandou que assim fizessem. O sangue e sinal de segurança, o inimigo não tem poder sobre a tua vida, porque ele olha pra você e vê a marca do sangue de Jesus, você é coberto pelo sangue, EU APRENDO AQUI, QUE O SANGUE DE JESUS ME PROTEGE E ME LIVRA DO MAL., e que sou PROPRIEDADE ESCLUSIVA DE DEUS."E por isso, também, Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta." (Hb. 13.12).
- O sangue de Jesus traz reconciliação e paz;
Eu aprendo que o sangue de Jesus trousse a reconciliação entre Deus e o homem, restabelecendo a comunhão perdida, e por sua vez trazendo a paz ao coração dos homens, o que já havia sido anunciado pelos anjos quando Jesus nasceu. Esta paz só foi possível com a morte de Cristo na cruz."E que, havendo por ele feito a paz, pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus." (Col. 1 .20)
- O sangue de Jesus Lava e Branqueia nossas vestes;
O Sangue de Jesus é melhor do que qualquer sabão em pó ou detergente, para limpar, porque ele lava e branqueia nossas vestes celestiais, que serão usadas no dia do arrebatamento, o nosso corpo será transformado e semelhante ao do Cristo ressuscitado, e usaremos essas vestes para grande festa a ser celebrada no céu, a lavagem e o branqueamento representam a limpeza, a purificação, e a santificação da nossa alma."E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram de grande tribulação, e lavaram os seus vestidos e os branquearam no sangue do Cordeiro." (Ap. 7.14)
- O sangue de Cristo nos aproximou de Deus, e deu acesso ao Santo dos Santos.
"Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto." (Ef. 2.13)
Aqui eu consigo entender que o sangue de Jesus me aproxima de Deus em duas etapas progressivas, eu estava longe do caminho da salvação e pelo sangue de Cristo fui levado até a presença de Deus, pelo seu sacrifício de sangue fez com que o véu do templo se rasgasse, quebrando a barreira entre homem e Deus, agora temos total liberdade e comunhão através do sangue de Cristo, não existem mais barreiras, o sangue de Cristo rompeu todas. EU APRENDO AQUI IRMÃO, QUE NÃO BASTA ESTAR PERTO DE JESUS, EU TENHO QUE IR MAIS ALEM, TER PLENA COMUNHÃO, O SANTO DOS SANTOS REPRESENTA ISSO, TOTAL COMUNHÃO COM DEUS."Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus" (Hb. 10.19)
- O sangue de Jesus é alimento para alma (Jo. 6. 54-55)
"Quem come a minha carne, e bebe o meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia; Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida." (Jo. 6. 54-55)
- O Sangue de Jesus dá a vitória (Ap. 12.11)
"E eles o venceram, pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte." (Ap. 12.11)
Conclusão: Após analisar cada verdade acerca do sangue de Jesus eu aprendo que o sangue de Cristo não é apenas um símbolo de sofrimento e morte, ou de salvação, nem tão pouco uma mera frase de efeito, ele representa a proteção divina sobre a minha vida, nos temos a marca do seu sangue impressa na nossa alma, e a certeza da vitória final, então nos aprendemos que o sangue de Cristo:
- É o Preço da Minha Vida;
- Representa a Nova Aliança;
- Justifica;
- Purifica;
- Santifica;
- Reconcilia e Traz Paz;
- Lava e Branqueia Vestes;
- Aproxima e dá Acesso;
- É Alimento Pra Alma;
- Garante a Vitória Final.
Autor: Francisco Campos
Comentários
Postar um comentário