Vivemos em um tempo onde as pessoas têm relativizado a verdade, ou seja, a verdade está com cada um. Eu tenho a minha verdade, você tem a sua. A mídia também apresenta uma verdade, grupos dos mais diversos também detêm a verdade deles. Pensadores aos montes apresentam verdades filosóficas ao mundo através de sua arte. No fim, olhando para essa situação, vemos que tudo é considerado verdade, ou melhor, tudo é defendido como se fosse a verdade.
Parece até que nosso mundo vive isento de mentiras, de enganos, de erros, numa perfeição quase divina. Parece que a verdade reina absoluta e soberana em todos os lugares, em todas as vidas, em todos os corações, em todos os caminhos, em todos os pensamentos. Ledo engano!
O salmista, também em seu tempo, vivia uma confusão de caminhos (semelhante a nossa) que apontavam para verdades das mais diversas. No entanto, claramente se via que nem todos esses caminhos eram a verdade. O que fazer, então? Onde achar a verdade para segui-la?
A verdade absoluta está com Deus, pois Ele é a verdade. Por isso, somente Ele é capaz de indicar o verdadeiro caminho da verdade a nós. “Guia-me na tua verdade e ensina-me...” (Sl 25. 5). O salmista busca a verdade incontestável em Deus e não nos pensadores de sua sociedade. Ele pede a Deus: “ensina-me a Tua verdade”. A verdade está com Deus e Ele a revelou a nós através de Sua palavra. Será que o ser humano é capaz de, por si só, saber o que é a verdade? É evidente que não! O ser humano está contaminado pela tendência ao caminho da mentira e do erro! Por isso, Deus foi misericordioso em nos deixar o verdadeiro caminho a seguir, a Sua palavra, a Bíblia Sagrada.
Aqui muitos irão torcer o nariz, pois não crêem que Deus preparou um manual com a verdade para a nossa bênção, antes, creem no ser humano falível como se fosse onisciente. Mas não há problemas, pois somente conseguem enxergar a verdade “verdadeira” aqueles que “...guardam a sua aliança e os seus testemunhos.” (Sl 25. 10).
Quem não crê na palavra de Deus certamente irá dar cabeçadas pelos maquiados caminhos de “verdade” que são indicados por muitos. Continuarão a seguir uma mentira travestida com uma roupinha fajuta de verdade.
Num tempo de mentiras disfarçadas de verdade, a palavra de Deus, a Bíblia, é a única ferramenta capaz de iluminar a escuridão e mostrar o caminho da verdade. “Bom e reto é o SENHOR, por isso, aponta o caminho aos pecadores.” (Sl 25. 8). Mas para isso é preciso submeter-se a Deus, o que muitos não querem fazer!
Qual “verdade” você irá escolher seguir? A apresentada pelos homens ou a apresentada por Deus em Sua palavra?
Autor: André Sanchez
Comentários
Postar um comentário