domingo, 22 de março de 2015

Tentação.


Definição de Tentação: é um estímulo ou indução a um ato que pareça atraente, ainda que seja inapropriado ou contradiga alguma norma ou convenção social sendo, consequentemente, proibido. A definição de tentação pode ser aplicada a uma ampla gama de ações (por exemplo, o desrespeito a uma restrição alimentar, a trapaça, a ostentação de artigos de luxo, a procrastinação.
A tentação pode estar presente no próprio objeto de desejo ou no modo como este é apresentado (vide publicidade), ou ainda na indução por parte de outrem através de métodos tão diversos como o elogio, o pedido, a bajulação, o apelo à cumplicidade, o atiçar da curiosidade, o uso indevido da autoridade, a geração de medo, angústia ou expectativa, a ameaça de perda, a sedação ou a manipulação. 

A tentação é uma das armas mais poderosas de Satanás, através dela muitas vezes ele consegue fazer com que nós cristãos pequemos, conseqüentemente nos afastamos de Deus, só que essas armas utilizadas pelo inimigo não são 100% eficaz. Ao longo da bíblia vemos varias passagens onde ocorreram tentações por parte de Satanás, como por exemplo ele foi o responsável pela queda do homem no jardim do Éden, utilizando a tentação. Gêneses: 3:1-24. Nosso inimigo é muito audacioso a ponto de tentar o filho de Deus Mateus 4:1-11. SE tentou a Cristo o que dizer em relação a nós seres humanos, ou seja ele vai nos tentar o tempo todo, para ver se consegue proporcionar nossa queda diante do Criador, mas esse texto não é para mostrar a eficácia da tentação e sim como vencê-la, abaixo segue todas as promessas de Deus sobre tentação:

MATEUS 26:41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

LUCAS 22:40-46 E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação. E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia. E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão. E, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza. E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação.

I CORÍNTIOS 10:13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

FILIPENSES 3:7,8 Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,

TITO 2:11-13 Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;

HEBREUS 2:18 Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.

TIAGO 1:13,14 Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.

TIAGO 4:7,8 Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.

II PEDRO 1:10,11 Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

II PEDRO 2:9 Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;

JUDAS 1:24,25 Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.

APOCALIPSE 3:10,11 Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

Para vencermos a tentação um dos primeiros passos é nos manter-mos sempre em oração, para nos fortalecermos, assim ficará difícil cairmos em pecados, quando digo difícil, é porque é impossível o homem não pecar, outro ponto que devemos observar, é sobre a importância de vigiar, porque sempre somos tentados em nossas fraquezas, a importância de vigiarmos é que ficamos atentos ao nossos passos em relação ao que fazemos, pois isso possibilita percebermos quando estamos caminhando para o erro. O último e principal ponto para vencermos a tentação é um Nome sobre todos os nomes, o qual fomos remidos e purificados dos nosso pecados, o nome e a pessoa de Cristo Jesus, E qual a sobre excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;Eféisos 1:19-21. Eis que Ele foi o único que conseguiu resistir e vencer a satanás e a própria morte, ai está o segredo da nossa força para vencermos o inimigo, sem Jesus nada poderemos fazer em relação a tentação e ao pecado, pois somos simples mortais, mais devemos sempre lembrar que Ele nos disse: Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum (LUCAS 10,19). Se andarmos na presença de Jesus Cristo, reconhecendo as nossas fraquezas e pecados, sempre humildes e sinceros ao pedir perdão, Lúcifer nada poderá fazer contra nós, até se viermos cair em tentação ainda seremos salvos, Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. EFÉSIOS 2:8, Aceitando o Filho de Deus como nosso salvador teremos força suficiente para vencermos todos os nossos adversários. A fonte de poder foi revelada, agora cabe a você decidir se vai ou não querer essa força pra vencer as tentações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESIGREJADOS, COMO SE EU SOU A IGREJA?

Autor: Marcelo Carvalho Nascimento RESUMO Há um crescente número de desigrejados e buscaremos entender os motivos que levam as pesso...