Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2011

A fidelidade de Deus.

Andando pelas estradas de nosso querido nordeste, terra que adotei e amo, gosto de ler os adesivos colocados nos automóveis e as frases escritas nos pára-choques dos caminhões. E uma das frases prediletas dos motoristas é: “DEUS É FIEL”. Enquanto viajo, sou lembrado, de vez em quando, que Deus é Fiel. Mas me preocupa a forma, ou intenção que esta expressão é usada em nossos dias, pois a maioria das pessoas a usa no sentido de que Deus me dá tudo o que eu peço e desejo. “Eu tenho este carro porque Deus é fiel” ou “Vocês estão vendo! Deus é fiel para mim”. A expressão DEUS É FIEL, significa que Deus é fiel a Si mesmo, aos Seus propósitos e não aos nossos caprichos e desejos; Deus é fiel ao Seu caráter, à Sua santidade e à Sua misericórdia.

O Natal é Cristão?

Devem os cristãos celebrar o Natal? Um bom número de seitas e novas igrejas que professam seguir a Cristo, insistem que o Natal é uma festa pagã o qual todos os verdadeiros cristãos devem afastar-se. Provavelmente a mais notável destas religiões são as Testemunhas de Jeová, que publicam ferroados ataques sobre a celebração do Natal ano após ano. No entanto, estes grupos não estão sós na sua condenação destes feriados religiosos mais populares. Muitos cristãos evangélicos também acreditam que o Natal é uma celebração pagã, vestindo“roupas cristãs”. Enquanto muitos cristãos marcam o Natal como um dia especial para adorar a Cristo e dar graças pela Sua entrada no mundo, eles rejeitam qualquer coisa que tenha a ver com Papai Noel, árvores de Natal, troca de presentes e tal. Existem bases bíblicas para rejeitar tudo ou parte do Natal? Qual deve ser a atitude dos cristãos neste assunto? Essa pergunta que está diante de nós.

Existe um Anjo Acompanhando o Crente o Tempo Todo?

 Há dois tipos de interpretação no Cristianismo:        Os que acreditam haver um anjo da guarda permanentemente ao lado de cada crente para dar proteção. Estes, levam em conta as seguintes passagens: “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra” (Salmos 34.7)  “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra (Salmos 91.11-12)

O Dilúvio historicamente comprovado.

Falar de um Dilúvio global é a meu ver uma responsabilidade muito grande. Pois este acontecimento é um dos mais atacados dentro da narrativa bíblica. Tenho procurado não expressar minhas opiniões noque se refere aos artigos do Pesquisador Cristão, no entanto, para mim simplesmente não é possível escrever sobre o Dilúvio sem refletir minhas próprias visões sobre este assunto. É comum vermos artigos na internet que atacam de forma grosseira e com fúria incomum a História de Noé, a Arca e o Dilúvio. Ao ler estes artigos percebo que são escritos por pessoas totalmente desinteressadas de conhecer a verdade, pois com certeza devem levar mais tempo procurando bases para fortalecer suas opiniões distorcidas, a fim de provarem por meio de força sua visão, do que mesmo tentando entender a Santa Palavra de Deus. Quando se estuda sobre um determinado assunto histórico, deve-se tentar determinar suas origens, sua abrangência no que diz respeito a indivíduos, e seu impacto sobre a realidade

Os sofrimentos na vida... Como encarálos?

Talvez o maior questionamento da raça humana envolve a questão dosofrimento e suas causas. Parece que o sofrimento é paradoxal ao caráter de nosso Deus. Ao tocarmos nesse assunto, somos remetidos ao personagem que mais abordou esta causa e que cremos ter preciosas lições a nos ensinar. Vemos a história de um homem bem sucedido que tinha tudo e que vivia de maneira íntegra e reta diante de Deus. Oferecia diariamente sacrifícios a Deus e sua integridade era tanta que se tornou assunto de discussão entre o Senhor e Satanás. O grande dilema de Jó foi a questão do sofrimento. Como Deus poderia ser soberanamente bom, diante do sofrimento de uma pessoa aparentemente inocente? Fatidicamente creio que Deus nos permite sofrer para provar nosso coração. Como pano de fundo à nossa comunicação temos que relatar que foi Deus que entregou Jó para ser provado e não o Diabo que atingiu a Jó.

O que é unção?

Introdução "E vós tendes a unção do Santo" (1Jo 2.20) O que é unção? Essa foi uma pergunta feita a várias pessoas que saiam de um culto por um programa de tv evangélica. Em meio às respostas, houve as mais variadas definições; porém muitos, após bastante reflexão, diziam que não sabiam responder. Afinal, o que é unção?A unção é o próprio Espírito Santo que habita no regenerado. Dessa forma, todo verdadeiro cristão é ungido por Cristo, com o Espírito de Deus.

O homem.

Gen. 1:26, 27 e Sal. 8:3-5 A ciência afirma: “Todo ser vivo nasce de um ser vivo”. Deste modo, a teoria da geração espontânea que pretendia provar o contrário foi definitivamente desmentida pela própria ciência natural. E que diremos do homem? Diremos que o homem é uma criatura excepcional, obra das mãos de Deus; feito à imagem e semelhança de Deus. Consideremo-lo sob três aspectos: I – O HOMEM COMO COROA DA CRIAÇÃO DE DEUS. “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” É coroa da criação porque é de origem divina – todas as coisas Deus criou pelo poder de sua palavra – Haja luz… e ouve luz; haja uma expansão no meio das águas e apareceu a terra; haja luminares e ouve a lua e o sol. Tudo foi criado pelo poder de sua palavra. O homem, porém, foi formado pelas próprias mãos de Deus e depois de formado o homem do pó da terra, Deus com o seu sopro divino transmitiu-lhe a vida,

Crentes com Síndrome de Peter Pan?

Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. (Efésios 4:14) Essas palavras de Paulo são reveladoras. Ele diz que não devemos ser “como meninos, agitados de um lado para o outro” (Efésios 4.14). Não podemos permanecer crianças pelo resto das nossas vidas. O não crescimento e não desenvolvimento de um bebê é sinal de algum tipo de enfermidade ou anormalidade. Uma criança saudável e normal cresce e se desenvolve. É isso o que Paulo está dizendo aos cristãos. O novo-nascimento não é o bastante. Precisamos crescer, nos tornar maduros e cada vez mais parecidos com Jesus (Efésios 4.13). Deus não nos salvou e arrancou das garras do diabo a fim de que fôssemos crianças para sempre. Deus não planejou e nem deseja que sejamos bebês ou meninos espirituais por toda a nossa peregrinação nessa terra.

Você pode mudar.

II Cor. 5:17 Nosso maior desafio é viver de acordo com o padrão de Deus. E toda nossa luta terrena, como cristãos, deve estar em querer agradar a Deus. Ele sabe quais são as intenções de nossos corações, conhece nossos desejos mais íntimos, e vê se realmente há interesse de nossa parte. Deus nos capacita para dar o primeiro passo em direção a esta mudança permanente, baseada em princípios bíblicos: responder ao amor que Ele demonstrou por nós em Cristo Jesus. “Mas a todos quantos o receberam; deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus. Tudo o que eles precisavam fazer era confiar nEle como salvador” Jo. 1:12. ou “Deus, no entanto, mostrou seu grande amor por nós, enviando Cristo para morrer por nós enquanto ainda éramos pecadores” Rm. 5:8.

Carta de um apóstolo moderno ao seu discípulo.

O apóstolo Paulo escreveu duas epístolas ao seu discípulo Timóteo com o objetivo de auxiliá-lo em sua difícil responsabilidade de pastorear a igreja de Éfeso. Como bom mentor, em suas cartas Paulo dá vários conselhos muito úteis na doutrinação da igreja e preservação das doutrinas do evangelho de Jesus Cristo. Olhando então para a realidade da teologia da prosperidade, imaginei como seria uma carta enviada de um apóstolo da prosperidade a um de seus discípulos. O que segue é apenas fruto da observação dessa teologia que tem feito muito mal ao evangelho de Cristo e enganando a muitas pessoas com promessas de vitória e riquezas.

Vencendo o negativismo e a incredulidade.

Josué 14: 6-15 No livro de números 13 e 14 encontramos Moisés escolhendo e enviando 12 espias à terra de Canaã. Dentre os quais estavam Oséias filho de Num da tribo de Efraim e Calebe, filho de Jefoné da tribo de Judá. Até este ponto ninguém conhecia Josué. Josué foi o nome que Moisés deu a Oséias, Nm. 13:16.  Trata-se de um grupo de 12 homens, provenientes das 12 tribos de Israel. Moisés queria que estes homens fizessem um levantamento da situação da terra; uma pesquisa minuciosa, para que pudessem entrar com os pés no chão, sabendo onde iam pisar e o que encontrariam pelo caminho. Andaram em todos os lugares possíveis e fizeram um relatório para Moisés e o povo que aguardava às margens do Rio Jordão. No relatório não houve unanimidade, 10 acharam impossível a conquista de Canaã e voltaram com um relatório negativo e incrédulo. Se quer levaram em consideração a promessa que deus havia feito a eles. Josué e Calebe ainda tentaram convencer o povo a lutar pe

Tatuagem na Alma.

“ …e o anunciaram na cidade e nos campos; e saíram muitos a ver o que era aquilo que tinha acontecido. E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram ”. Mc. 5:14-15 Acho curioso quando afirmarmos com bastante convicção as palavras de Paulo de que “ se alguém está em Cristo é uma nova criatura; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo ”. É que esta é uma frase impactante, chamativa, serve como “marketing” cristão, mas, em nosso meio, ela é falsa, caricaturada e, porque não dizer, preconceituosa. A Igreja “vende” para as pessoas a idéia de que Cristo as aceitará como são, mas, na realidade, elas sempre serão vistas com as “marcas” que trouxeram “estampadas” em si mesmas, “marcas” produzidas pela existência, tatuagens na alma, marcas que não desaparecem facilmente. “Crente” adora testemunho; alguém falando que fez isso, aquilo, pintou e bordou é algo que faz um auditório vir abaixo.

Qual é o seu tipo de pregador preferido?

Há quase 20 anos, fui convidado pela primeira vez para participar de uma agência nacional de pregadores. Um companheiro de púlpito me ofereceu um cartão e disse: “Seria um prazer tê-lo em nossa agência”. Então, lhe perguntei: “Como funciona essa agência?” E a sua resposta me deixou estarrecido: “As igrejas ligam para nós, especificam que tipo de pregador desejam ter em seu evento, e nós cuidamos de tudo. Negociamos um bom cachê”. É impressionante como o pregador, nos últimos anos, se transformou em um produto. Há alguns meses, depois de eu ter pregado em uma igreja (não me pergunte onde), certo pastor me disse: “Gostei da sua pregação, mas o irmão conhece algum pregador de vigília?” Achei curiosa essa pergunta, pois eu gosto de oração, já preguei várias vezes em vigílias, porém, segundo aquele irmão sugeriu, eu não serviria para pregar em uma vigília!

A carne é fraca, mas o pecado não é vitamina!

Projetos, espinhas, cabelo, sociedade, andar na moda, pressões em casa, pressão na escola, vestibular, pré-vestibular, namoro, noivado, casamento, pressão no casamento, filhos, preocupações com os filhos, igreja, violência, vida. Vida, você está nela e tem que vivê-la. Uma vez Jesus disse assim: "Basta a cada dia o seu próprio mal". Muito tempo depois, um grupo de apoio exclamou: "Devemos viver um dia de cada vez". Após, um pensador disse: "Tenho que matar o leão de hoje, pois, se não o fizer, amanhã serão dois leões". A vida é difícil de ser vivida, e não o é assim sem propósito, isso é pra nos fazer lembrar que somos peregrinos aqui. Mas existem dias de "cão" de "densas trevas" e quando você acha que não tem como piorar, PIORA!

O maior pecado.

João 16:8, 9 É natural quando pensamos em pecado maior, achar que o maior de todos os pecados é tirar a vida de alguém. Aprendemos isso através da religião de nossos pais; e muitas vezes ouvimos as pessoas dizendo que matar é um pecado mortal – que não tem perdão, pecado imperdoável. Será assim mesmo que a Bíblia ensina? O que dizer então do ladrão da cruz? Era homicida, mas mediante o arrependimento fora perdoado por Jesus. Qual é então o pecado maior, que não tem perdão? Seria a blasfêmia contra o Espírito Santo? Pois a bíblia diz que todos os pecados são perdoados mediante o arrependimento, menos a blasfêmia contra o Espírito Santo. “Até a blasfêmia contra mim, ou qualquer outro pecado, podem ser perdoados – todos, menos um: blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado” Mat.12:31. Mas o que seria a blasfêmia contra o Espírito Santo? Creio ser bem interessante nosso assunto hoje à noite, e nos levará a uma profunda reflexão espiritual. Quem sabe há

Abordagem Bíblica sobre o casamento e o Divórcio.

  Introdução Através dos séculos, a imoralidade sexual tem sido a causa de muitas e amargas tristezas: lares desfeitos, vidas arruinadas. Hoje, a morte é tão certa como nunca o foi antes; os que deixam o convívio familiar, encontram-se com AIDS e outros problemas relacionados "Porque a muitos feridos derribou, e são muitíssimos os que por ela foram mortos. Caminhos de sepultura é a sua casa, os quais descem as câmaras da morte." Provérbios 7:26,27 . O divórcio é conseqüência de descaminhos, da falta de moralidade, e o desagregar da família e tem como causa a imoralidade sexual. O debate sobre o divórcio é muito forte. É um assunto confuso, difícil, incompreensível para a grande maioria. Pôr isso escolhemos Mateus 19:3-12 como nosso texto. Para entendermos o assunto vamos alinhar quatro pontos que serão o objeto de nosso estudo.

Pornografia na Internet: A Maldição e a Cura.

A Internet é tão persistente quanto potente, uma presença indelével e incontida na cultura. De fato, a Internet nem está separada em absoluto da cultura; é a cultura. Todo o lixo, refugo e dejetos de nossa sociedade ali encontra o seu espaço, e a menor das obsessões encontra ali o seu nicho, juntamente com Bach, obras caritativas e pôres-do-sol. A Internet permite que um milhão de flores desabrochem, bem como um milhão de ervas daninhas.--Javier, Herron, & Primavera, 1998. O dia havia sido longo e agitado, mas finalmente Jerry estava sozinho no seu escritório em casa. Estava bastante cansado após oito horas de infindáveis reuniões na Igreja. Ao mesmo tempo estava contente pelo que vinha conseguindo realizar. Seu grupo de jovens estava aumentando, e a congregação lhe dera muitos tapinhas nas costas. O sentimento geral era de que Jerry--o líder de jovens em sua igreja--estava fazendo uma diferença positiva com os jovens. Ele se sentia bem com isso.

Vivendo com as nossas limitações.

Texto: II Coríntios 12:1-10 Introdução Uma da grandes desculpas para vivermos uma vida de vitória e utilidade são as nossas limitações. Gostaríamos de apresentar hoje possibilidade de vivermos normalmente com as nossas limitações. Júlio César, Alexandre Máximo, Sócrates, Moliére e muitos outros nomes da história eram epilépticos; Catarina a grande, era deformada e usou um suporte de aço durante 26 anos; Lord Byron tinha um pé torto; Milton e Homero, grandes escritores, eram cegos (Milton escreveu uma obra conhecida mundialmente – o paraíso perdido. E mesmo que não tenhamos empecilhos físicos, há possibilidade de que sejamos prejudicados emocionalmente ou de alguma outra forma. Devemos lembrar que a vida pode ser vivida gloriosamente mesmo que intervenham trágicos empecilhos. A vida pode ser rica, mesmo em condições limitadas. William Carey, o grande missionário foi um sapateiro; David Livingstone foi um ajudante em uma fábrica de tecidos de algodão; John Bunyan, jamais teria es

Nenhum crente é crente de fato porque não faz o que Jesus fez.

Crente é, por definição, aquele que possui a Verdade. A Verdade que supostamente é divina, segundo dizem, escrevem, os autores humanos, incapazes, portanto, de adotar um critério único para o conceito. O texto bíblico diz: todo homem é mentiroso, mas Deus é verdadeiro. Então nada mais lógico, como supostamente está escrito, dito por Jesus, “Eu sou a Verdade”. Que a verdade não é algo que alguém sabe, ou diz, não é um critério de veridicção. A Verdade é o ato. O ser. Então, pelo critério do próprio Jesus, Ele é a Verdade, logo, quem crê nele deve necessariamente ser igual a ele. Fazer o que ele fez. Jesus transportava montes para o meio dos mares. Crentes não fazem.

As 5 expressões evangélicas mais sem sentido usadas nas Igrejas.

Segue a lista de expressões que perderam (ou nunca tiveram) o sentido ao longo das experiências “cristãs” ensinadas pelas Igrejas. 1 – ATO PROFÉTICO

Pulseirinhas do Sexo.

Recentemente fui informado acerca das chamadas PULSERINHAS DO SEXO, uma moda entre os adolescentes. Para alguns é simplesmente mais um incremento do visual, uma simples e inocente colorida pulseira de plástico. Mas, na realidade, é um código para experiências sexuais, onde cada cor significa um grau de intimidade, desde um abraço até o sexo propriamente dito. Algumas informações sobre os estratagemas do mundo anti-Deus que me surpreendem, por tamanha criatividade e sutileza que adentram em nossas igrejas. Vários canais de televisão e internet noticiaram que as pulseirinhas de silicone, agora promovidas a pulseiras do sexo, geraram o maior burburinho desde que começaram a aparecer. Alguns nem imaginam do que se trata. A moda, iniciada na Inglaterra, se disseminou pelo mundo, principalmente via internet, e é febre também dentro das escolas. Você já ouviu falar do SNAP?

A sabedoria.

A sabedoria é a qualidade ideal ou excelente, na esfera do intelecto, com suas faculdades de conhecimento e julgamento. A sabedoria é a virtude preeminentemente do intelecto, do lado intelectual de nossa natureza. É o hábito da mente sã ou inteligência bem treinada, para por claramente diante da alma o verdadeiro ideal moral para ser atingido e os meios justos de alcançá-lo. A sabedoria é o único tesouro que não precisamos esconder dos ladrões. Por isso a Bíblia nos exorta a buscar com todo afinco a sabedoria, pois ninguém a tomará de nós. E Napoleão Banaparte, um dos maiores conquistadores do mundo, pois com apenas 23 anos de idade havia dominado o mundo conhecido de sua época, disse: “A verdadeira sabedoria das nações é a experiência”. Falar da importância da sabedoria é falar do que a Bíblia fala. Este livro é cheio de sabedoria e de orientações de como adquiri-la. Podemos citar inúmeros textos que falam da importância dessa virtude……….

Nossos três inimigos.

A igreja enfrenta desafios de proporções desastrosas! O ataque do inimigo hoje é tão sutil que quando percebemos já é tarde! O mundo infiltra-se na igreja, tornando difícil percebermos a diferença entre os valores defendidos pela igreja e pelo mundo. Em todos os lugares o que vemos é carnalidade; as bancas de jornais mostram pornografia descaradamente, TVs e filmes mostram a sensualidade como uma coisa banal do dia a dia. Isso tudo gera o que denominamos de mente aberta: e essa mente aberta acaba aceitando muita coisa sem questionar, inclusive na esfera religiosa. Então começamos ver uma mistura do cristianismo com espiritismo e hoje até com rituais de magia negra com sessão do descarrego e tudo mais. Por outro lado, encontramos dentro da igreja guerreiros despreparados para lutar contra essas coisas. Desconhecem o seu inimigo e as armas que usam para vencer essa luta não são espirituais e se tornam armas carnais. Paulo nos advertiu que não teríamos que lutar c

Altamente Tóxico: O Envenenangelho.

  Cansei de ser “evangélico”! Sei que está em moda dizer isto, mas não digo por causa da moda, como quem vai sendo manobrado como massa, mas sim por causa do nó na garganta mesmo, do aperto no peito e da triste constatação do imenso engano que cegou a igreja evangélica espalhada por todos os lados. Graças a Deus nunca fui “gospel”, mas ser “evangélico” não diz mais o que deveria dizer e não representa tudo o que Deus me chamou para ser Nele em amor e Graça e que está para muito além das portas das igrejas [com “i” minúsculo]. Meu lugar, e o convite que recebi, é para ser do Reino e deste privilégio não abro mão. O que digo certamente será combatido pelos “santos”, pelos “homens de ‘deus’”, por “pastores” e “gente da visão”. Serei chamado de “perturbador da fé”, “insubordinado”, “sem fé”, “sem aliança”, “sem cobertura”, dirão que estou causando escândalo ou coisas semelhantes a estas, mas assumo o que estou dizendo com a convicção de quem não vai pular do barco naufr